NASCAR, Superbike, F-E com VT e Coronavirus Print
Written by Administrator   
Monday, 02 March 2020 04:49

 

Olá leitores!

 

Eu confesso que nem sei direito por onde começar essa coluna... tantos assuntos disparatados entre si que fica difícil escolher um para dar início às cornetadas semanais.

 

Tivemos a corrida da Fórmula E em Marrakech, e quem quis ver a corrida ao vivo no Brasil teve que se contentar com o aplicativo da emissora... afinal, na hora da corrida ao vivo estavam passando VT (sim, isso mesmo, VT) de partida de futebol... aí ficam bravinhos quando os fãs descem o verbo neles... pô, ajudem a gente a ajudar vocês!!! Até entenderia se fosse uma partida ao vivo, mas em vídeo tape... é muito pra cabeça. Pra completar, eu pelo menos nunca consegui conectar o aplicativo em dias de corrida, só em dias de futebol. Ah, Fox Bola, difícil essa situação... Bom, quem conseguiu ver a corrida presenciou uma grande vitória de António Félix da Costa, que não contente em fazer a pole position ainda protagonizou bela disputa para recuperar a liderança quando foi ultrapassado pelo Maximilian Günther já na segunda metade da corrida. Aliás, Günther chegou a cair pra 3º lugar, ultrapassado por Vergne, mas conseguiu recuperar o 2º lugar quando Vergne teve que diminuir um pouco o ritmo para conseguir ter energia pra cruzar a bandeirada. No tocante aos brasileiros, di Grassi fez uma boa corrida, terminando em 7º lugar após largar em 13º, e Felipe Massa... teve que se contentar com o 17º lugar após largar em 20º. Relembrando uma frase muito usada por ele na época de Fórmula 1 após receber a mola na cabeça, um final de semana para esquecer.

 

Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 continuaram, e aparentemente ou os italianos mexeram feio onde não deviam ou a Ferrari resolveu acabar com aquele negócio de gerar expectativas na torcida durante os treinos e na hora do “vamos ver” do campeonato acumular uma decepção atrás de outra: a quantidade de notícias pessimistas vindas da equipe é digna de pensar que fizeram um novo F92, que foi talvez um dos piores carros da história da equipe na categoria. Pessoalmente vejo com bons olhos esse negócio de descobrirem os problemas ANTES do campeonato começar e não DEPOIS, faz mais sentido... ou então perderam a mão de vez e vão passar o ano disputando com a Williams lá no pelotão do fundo.

 

No meio da semana a McLaren anunciou que Fernando Alonso participará das 500 Milhas de Indianapolis de 2020 com um carro deles – já que as tentativas do Llorón de las Astúrias de correr com um dos carros da Andretti foram por água abaixo devido à negativa da Honda para a concretização do acordo – e agora fica a dúvida: quem irá classificar o carro para o Alonso largar? Maldade de minha parte? Talvez, mas só um pouquinho...

 

E o grande terror dos tempos modernos, o coronavírus (COVID-19), que gera um grande alarme por todo o planeta já afetou o mundo do esporte a motor: já foi anunciado que a MotoGP não participará da etapa inicial do campeonato da Motovelocidade, que ocorrerá no Catar. As provas de Moto 2 e Moto 3 devem ocorrer normalmente no próximo domingo, já que pilotos e equipes já se encontravam por lá fazendo testes, mas as equipes de MotoGP não terão o tempo necessário para cumprir a quarentena (de 14 dias) antes da corrida, pelo que foi decidido pelo cancelamento da prova. Ainda restam dúvidas se haverá possibilidade de fazer a etapa da Tailândia em 22/03. A Fórmula 1 também está preocupada com o início da temporada, pois os 3 países em que devem acontecer as primeiras provas (Austrália, Bahrein e Vietnã) estão com severas barreiras sanitárias para retardar o avanço do vírus – que nem é assim tão letal (o H1N1 era bem mais mortal) mas tem um potencial de causar desconforto físico muito grande. Boa parte da prevenção passa por adotar bons hábitos de higiene, mas... sabemos que a coisa não funciona bem assim. Estou cansado de ir em banheiros públicos e ver as pessoas saírem sem lavar as mãos ou apenas passando a mão pela água sem ensaboar – o que não adianta rigorosamente nada em termos sanitários. Enfim, hora de sentar e esperar as decisões que serão tomadas.

 

Por falar em decisão, desde que foi anunciado que no Brasil o SporTV deixaria de transmitir o Mundial de Motovelocidade os fãs da categoria ficaram se sentindo parte órfãos e parte esperançosos, afinal, para onde iria a transmissão? Pois bem, saiu nesse domingo a informação que nesta segunda, no máximo terça-feira. Deve ser anunciado que a transmissão irá para o Fox Sports... pessoalmente, duvido que dê certo. As etapas no continente americano possuem grande potencial de interferir nos horários de algumas corridas da NASCAR e... sinceramente, para um canal que já preferiu passar a corrida da Fórmula E em VT, pois na hora da prova ao vivo eles tinham marcado VT de jogo de futebol, será que irão assinar contrato para passar um evento com 3 categorias que leva, ao total, cerca de 5 horas? Duvido. De verdade.

 

Esse final de semana tivemos a abertura da temporada 2020 do Mundial de Superbike lá em Phillip Island, com um formato de corridas meio no estilo WTCR: uma corrida no sábado, duas no domingo. Enfim, vamos lá: na primeira corrida no sábado, surpresa logo na primeira volta, com a queda do campeão Jonathan Rea, o que deu margem para novos nomes no pódio... e por uma margem muito apertada a vitória ficou com o turco Toprak Razgatlioglu (Yamaha), seguido por Alex Lowes (Kawasaki) em 2º e por Scott Redding (Ducati). Domingo, na corrida da Superpole, a vitória (previsivelmente, afinal ele não caiu) foi para as mãos de Jonathan Rea (Kawasaki), seguido de Toprak Razgatlioglu em 2º e Scott Redding em 3º. Já na segunda corrida do domingo deu dobradinha Kawasaki, mas dessa vez com Alex Lowes em 1º e Jonathan Rea em 2º lugar. O pódio ficou completo com a Ducati de Scott Redding.

 

A Stock Car apresentou seus novos carros, que utilizam a conhecida estrutura tubular já comprovada na categoria, mas ao invés de ser coberta com uma “bolha” de fibra de vidro a nova carroceria se utiliza de partes do monobloco do carro de rua, tudo tendo em vista uma maior identidade visual com os carros “da vida real”. Após anos a Chevrolet voltou a ter concorrência, no caso da Toyota, que fez seu Stock baseado no modelo Corolla para enfrentar o velho conhecido Cruze da Chevrolet. Torcendo – de verdade – por uma grande temporada em 2020.

 

E a prova de 400 milhas da NASCAR em Fontana começou com uma das imagens mais lindas do esporte: em homenagem ao heptacampeão Jimmie Johnson, que está em sua temporada de despedida da categoria, antes da largada ele assumiu a primeira posição logo atrás do pace car com os outros pilotos fazendo uma formação de 5 carros lado a lado o saudando... e tem quem diga que isso não é esporte... pessoas pobres de espírito, no mínimo. Além disso, a bandeirada de largada da corrida foi dada pela esposa dele, com as duas filhas ao lado da mãe Haja coração... Ao final da corrida a vitória ficou nas mãos de Alex Bowman, que fez o carro #88 que já foi de Dale Jr. voltar ao círculo dos vencedores após liderar 110 das 200 voltas da corrida, uma atuação realmente de respeito. Foi seguido pelos Busch Brothers, com Kyle em 2º e Kurt em 3º, com Chase Elliot em 4º lugar e Brad Keselowski fechando o Top 5. O grande homenageado do dia, Jimmie Johnson, terminou em 7º após ter largado em 2º lugar e liderado 10 das 200 voltas.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini


 

Last Updated ( Monday, 02 March 2020 07:15 )