Dakar das Arábias, Brasileiros da NASA e Daytona vindo aí Print
Written by Administrator   
Monday, 13 January 2020 00:38

Olá Leitores,

 

A chamada é a mesma mais o cara feio da foto é outro, tão feio quanto, mas com mais cabelo.

 

Nosso grande colunista das segundas-feiras, o Gargamel, vulgo Alexandre Bianchini, que está aproveitando merecidas férias depois de escrever sem falta uma das colunas mais lidas do site. Aproveite bastante e deixa os Smurfs em paz... principalmente a Smurfete.

 

Eu gosto de fazer uma coluna bem humorada sempre que me pedem para escrever, mas a morte do piloto de motos português, Paulo Gonçalves na etapa do sábado do “DE LÁ” (versão do Dakar que está sendo disputado na Arábia Saudita, que era chamado de “DE CÁ”, quando era na América do Sul). A direção da prova cancelou a 8ª etapa para motocicletas e quadricíclos em homenagem ao piloto que participava da competição ela 13ª vez... e antes que alguém me pergunte, eu não sei se ele era supersticioso. Assim como toda a comunidade do esporte a motor, só podemos lamentar e desejar os pêsames à família.

 

Entre os que continuam, a disputa entre os carros está simplesmente sensacional. Dentro daquela velha máxima de que é panela velha quem faz comida boa, Carlos Sainz vem conseguindo se impor sobre o príncipe qatari Nasser Al-Attiyay – para quem tem exatos 10 minutos de vantagem até o momento – e para o “mister” Dakar, Stephané Peterhansel, o maior vencedor da competição, que está a 19 minutos e 13 segundos atrás. Com etapas de centenas de quilômetros e com metade do rally a ser disputado, esta diferença entre os três primeiros é quase como se tivéssemos em um circuito de asfalto onde corre a Fórmula 1, os carros separados por menos de 2 segundos. Essa segunda semana vai ser sensacional com a disputa entre os três. Tomara que eles cheguem assim, colados uns nos outros até o final.

 

Fazendo sua estreia no “DE LÁ”, uma vez que não consegue lugar nenhum pra correr, D. Choronso das Lamurias aprendeu logo no primeiro dia que não tem moleza nesse tipo de competição e, depois de cair em uma vala e bater em uma pedra e danificar a roda dianteira esquerda, ele e seu navegador, o também espanhol Marc Coma tiveram que descer do carro, retirar o pneu e reparar o dano na suspensão. Eles também perderam a capacidade de frear com o eixo dianteiro. Pra quem não deve meter a mão na graxa desde seus tempos de piloto de kart, ele até que se saiu bem, mas nada comparado aos brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin.

 

A dupla tricampeã mundial de UTVs não está conseguindo repetir o desempenho de outras competições, mas logo no primeiro dia deram uma prova da capacidade de engenhosidade e inventividade (será que essa palavra existe?) ao fazer um sistema de direção usando uma chave de fenda, duas chaves de boca e um rolo de fita adesiva para fixar tudo e, na falta do volante e da coluna dentro do carro, mantiveram-se na competição e não abandonaram, algo que provavelmente outros tantos pilotos fariam... é aquela coisa de que brasileiro tem que ser estudado pela NASA, né? Eles estão com 4 horas e 5 minutos de desvantagem para os líderes, mais da metade desse tempo por conta do problema na direção, logo no primeiro dia.

 

Neste final de semana, também no oriente médio, tivemos a segunda rodada tripla da Fórmula 3 asiática em Dubai com uma condição inusitada quando a gente pensa em um deserto... as duas primeiras corridas a pista estava molhada por causa da chuva! Atirando em todas as direções possíveis para conseguir os pontos que faltam para conseguir a superlicença, Pietro Fittipaldi está na disputa do campeonato, mas eu vou deixar esse assunto para o “Falcon”, dublê de boneco da Estrela que assina a coluna Radar aqui no site.

 

Bem longe das areias do deserto saudita e com um piso de asfalto extremamente famoso, mais de 200 pilotos estão em Daytona, se preparando para a edição das 24 Horas, corrida disputada todos os meses de janeiro, com a largada deste ano prevista para o sábado, dia 25.

 

A corrida terá a participação de diversos brasileiros. Nos protótipos LMP1, Helio Castroneves correrá com um Acura Pipo Derani e Felipe Nasr correm no mesmo Cadillac. Em outro carro do mesmo modelo, Matheus Leist faz sua estreia na categoria de protótipos nos EUA. Na GT Le Mans, Augusto Farfus Jr. corre na equipe BMW enquanto Daniel Serra corre na Risi, a equipe com apoio de fábrica da Ferrari. Na GT Daytona, Felipe Fraga corre na equipe Mercedes, com quem assinou contrato e redirecionou a carreira. Senti falta da equipe feminina que disputou a corrida no ano passado com a Bia Figueiredo no time.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar