12 horas de emoção e semanas de expectativa Print
Written by Administrator   
Monday, 04 February 2019 00:26

Olá leitores!

 

Enquanto as grandes temporadas não começam, vamos de olho na longa duração e no que está vindo por aí para a temporada de 2019.

 

A grande atração do final de semana foram as 12 Horas de Bathurst, na desafiadora pista de Mount Panorama, 6.213 metros de muita emoção num autódromo que pode ser considerado o “Spa-Francorchamps Down Under”. Essa pista talvez seja o lugar em que melhor se adaptam os GT3 da Bentley, já que o grande Continental GT3 costuma apresentar resultados melhores lá do que nos autódromos europeus. Foi curioso acompanhar os Bentley demonstrando mais velocidade máxima que os favoritos Mercedes, Porsche e BMW. Eu como piloto de outro carro não sei se me sentiria confortável de dividir uma freada contra um carro com aquela massa toda… foi uma pena o problema na saída do derradeiro pit-stop do #108, o carro tinha desempenho suficiente para terminar no pódio, quiçá vencer a prova, e terminou apenas em 6º.

 

Por sinal a prova foi vencida pelo Porsche #912 do trio Matt Campbell/Dennis Olsen/Dirk Werner, que conquistou a liderança no final com uma pilotagem arrojada de Campbell com pneus novos enquanto os adversários preferiram apostar em uma última parada mais rápida, apenas com reabastecimento, sem trocar os pneus. A aposta se pagou, com o carro andando muito rápido no final da prova. Para felicidade do Matt, os comissários da prova eram australianos, não os europeus que volta e meia veem punições em tudo, já que a ponta foi conquistada com um leve toquinho no carro do adversário, algo normal em provas de turismo. Atrás dele chegaram o Aston Martin Vantage GT3 (carro lindo, por sinal) #62 de Jake Dennis/Marvin Kirchhöfer/Matthieu Vaxivierre em 2º, seguidos em 3º e 4º pelos Mercedes-AMG de Maximilian Buhk/Maximilian Götz/Raffaelle Marciello (#999) e Jamie Whincup/Craig Lowndes/Shane van Gisbergen (#888), e em 5º terminou o BMW M6 GT3 #42 com o brasileiro Augusto Farfus acompanhado de Chaz Mostert e Martin Tomczyk.

 

No mundo da Fórmula 1, enquanto os primeiros testes coletivos não começam (carro na pista só em 18/02), ficamos aguardando as datas de apresentação dos carros de 2019. Até o fechamento dessa coluna, apenas Red Bull e Williams ainda não tinham anunciado a data de apresentação dos seus carros. Vou ignorar a “pressa” da Haas em ser a primeira, pois o que devem mostrar em 07/02 deve ser apenas o layout do carro, não o próprio, então… por enquanto, a Toro Rosso deve apresentar seu carro dia 11, a Renault dia 12, Mercedes e Racing Daddy, digo, Racing Point, mostram seus carros dia 13, a McLaren prometeu apresentar dia 14, Ferrari mostrará seu carro dia 15, e a Alfa Romeo (novo nome oficial da Sauber, que deixa de existir como nome de equipe, mas, ao que tudo indica, a sede continuará na Suíça) e a Haas mostram seus carros já no autódromo de Barcelona dia 18. Creio que a Red Bull esteja preparando algo mais “bombástico” e a Williams está tentando reunir alguns trocados com os patrocinadores para compensar a saída do dinheiro do Stroll para definir como será o visual do carro desse ano.

 

Uma temporada que estou aguardando ansiosamente é a da MotoGP. Os pilotos em geral estão dando uma série de declarações polêmicas, e a chance de isso tudo transparecer na pista é razoável. Vamos ver como começarão o ano os pilotos do HRC, ambos se recuperando de cirurgias para corrigir danos de tombos, se a Yamaha (que teve mudanças em seu corpo técnico) vai fazer uma moto competitiva, se a Ducati continuará sendo uma moto de ponta, Suzuki e KTM prometem melhoras no seu desempenho… confesso uma certa impaciência.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini