Decisões de título, sustos, comemorações e despedidas. Print
Written by Administrator   
Monday, 19 November 2018 01:54

Olá leitores!

 

Esse final de semana teve de tudo: decisões de título, sustos, comemorações e despedidas.

 

Comecemos com a última etapa da MotoGP, em uma Valência entre molhada e encharcada, que inclusive teve a corrida interrompida por volta da metade da prova para aguardar a chuva diminuir e as condições da pista melhorarem. Por sinal, antes da interrupção 10 pilotos já tinham caído, inclusive o campeão por antecipação Marc Márquez... após a chuva diminuir e o excesso de água ser retirado da pista, a prova continuou, com destaque para a participação de Valentino Rossi, que disputava as primeiras posições após largar apenas em 16º lugar... mas a 5 voltas do final “il Dottore” também caiu, retornando a pista para cruzar a bandeirada em 13º lugar, permitindo uma bandeirada final com um pódio pouco esperado: Andrea Dovizioso em 1º lugar (o normal seria um dos espanhóis vencendo, mas tudo bem, vice campeão), Alex Rins em 2º com sua Suzuki (excelente resultado para a marca e excelente pilotagem do Rins) e Pol Espargaró em 3º com KTM. Sim, vocês não leram errado, primeiro pódio dos austríacos na MotoGP, em um domingo no qual eles venceram na Moto3 e na Moto2 também... Dani Pedrosa, em sua despedida do Mundial, terminou em 5º lugar.

 

Este final de semana também teve a série de corridas de diversas categorias em Macau, no tradicional – m as perigoso – Circuito da Guia, que não perdoa erros, como descobriu da pior maneira a jovem (apenas 17 anos) alemã Sophia Floersch, que segundo relato do piloto que vinha atrás atingiu a traseira do carro de Jehan Daruvala quando esse freou por ter achado que viu uma bandeira amarela em um ponto onde os carros estão em aceleração plena, começou a rodar e virou passageira do carro... ao chegar na alta e longa zebra da curva do Hotel Lisboa o carro decolou, já de costas, acertando o santantônio do carro de Sho Tsuboi e subindo ainda mais, indo parar em posição vertical em uma plataforma coberta onde estavam alguns fotógrafos e fiscais. Foi hospitalizada com fratura na coluna, mas felizmente consciente e com movimentos nos braços e pernas, devendo ser submetida a cirurgia nesta segunda feira. Pelo acidente, foi um milagre ninguém ter falecido...

 

Por falar em Macau, também foi disputada a Copa do Mundo de GT da FIA, e o campeão foi ninguém menos que o brasileiro Augusto Farfus, que levantou o caneco com seu BMW M6 da equipe oficial da fábrica, aproveitando o fato de ter conseguido a pole position para manter os adversários atrás de si em uma pista onde a chance de problemas é enorme e ficar na frente é extremamente valioso. Parabéns para ele!

 

Continuando no assunto Farfus, ele anunciou que deixará de competir no DTM para concentrar seus esforços na equipe oficial de Endurance da BMW. Pessoalmente achei a decisão extremamente acertada, já que apesar do vice campeonato conquistado em 2013 o estilo de pilotagem dele não se adaptou aos carros da categoria nos anos posteriores, e frequentemente acabava sendo o último dos carros bávaros, atrás de pilotos menos talentosos que ele mas mais adaptados ao carro. Desejo a melhor das sortes e todo o sucesso para ele nesse novo desafio.

 

Por falar em piloto brasileiro, Sérgio Sette Câmara foi anunciado como 3º piloto da McLaren para 2019, ou seja, além de fazer a temporada inteira de Fórmula 2 ele vai passar algum tempo no simulador da equipe participando do desenvolvimento do carro e deve estar em alguns dos treinos de sexta feira de manhã da Fórmula 1. Apesar da fase ruim da McLaren, que eu acho que deve melhorar com a saída do desagregador Fernando Alonso, não deixa de ser uma boa notícia.

 

O WEC continuou sua temporada  com as encharcadas 6 Horas de Xangai, com a esperada dobradinha da Toyota em 1º e 2º lugares em uma prova marcada pela força da chuva e pela quantidade de acidentes por ela provocados. Uma verdadeira prova de sobrevivência, vencida pelo Toyota #7 de “Pechito” López, Mike Conway e Kamui Kobayashi sobre o Toyota #8 de Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi. Completando o pódio, chegaram Jenson Button, Mikail Aleshin e Vitaly Petrov, logo à frente do carro em que estava o brasileiro Bruno Senna em parceria com Neel Jani e Andre Lotterer.

 

E a NASCAR possui um novo campeão: em um ano em que os carros Ford foram os mais fortes em boa parte da temporada, a disputa final foi entre 2 Toyota (o campeão de 2017 Martin Truex Jr. e Kyle Busch) e 2 Ford (Kevin Harvick e Joey Logano), e após o primeiro segmento ser vencido por Kevin Harvick e o segundo por Kyle Larson (que não disputava o título mas tinha um carro muito veloz), tudo indicava que seria um triunfo do “The Closer”... mas no final da prova Joey Logano, que apesar de ter apenas 28 anos já está em sua 11ª temporada na categoria principal da NASCAR, estava muito veloz e não deu chance para os adversários na luta pelo título. Venceu a corrida e conquistou seu primeiro troféu de campeão. Foi seguido por Martin Truex Jr. (2º), que procurou seu segundo título consecutivo com a garra de um leão, mas não foi páreo para a maior velocidade do carro do Logano, por Kevin Harvick em 3º, um decepcionado Kyle Busch em 4º lugar e por Brad Keselowski fechando o Top-5. NASCAR, agora, só ano que vem, com as 500 Milhas de Daytona abrindo a temporada em grande estilo, como sempre.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini