Di Resta, Lorenzo e Harvick... os papais da velocidade Print
Written by Administrator   
Monday, 13 August 2018 00:47

Olá leitores!

 

Aqui no Brasil esse foi um final de semana de Dia dos Pais, então já começo mandando meu parabéns para todo... o meu foi muito bom, minha filhota conseguiu deixar o papai dela (eu) muito feliz.

 

Este final de semana os alemães do DTM invadiram a Inglaterra para correr na histórica pista de Brands Hatch, uma das mais interessantes da ilha (até por não ter sido afetada pelas frescuras da homologação pra Fórmula 1 após os anos 90) e que ainda mantém aquela entrada de boxe “roots”, curtinha e sem frescuras. A corrida do sábado teve a vitória do pole position Daniel Juncadella (Mercedes), sua primeira na categoria e que quase foi posta a perder por uma largada fraca do espanhol, mas sua equipe fez uma estratégia correta (alô, Ferrari, fica a dica de contratar esse estrategista, pois o de vocês volta e meia pisa no tomate...) para que ele pudesse ultrapassar o então líder Lucas Auer, que largou muito bem e assumiu desde os primeiros metros a ponta. Parando uma volta mais tarde para troca de pneus, Auer retornou com pneus frios à frente de um Juncadella embalado e com pneus já aquecidos... impossível segurar, seja o Daniel seja o Augusto Farfus, que fez uma ótima corrida e estava logo atrás do espanhol nesse momento, e também com pneus novos. Assim sendo, Auer teve que se contentar com o 3º lugar, logo atrás de Farfus, que conseguiu seu primeiro pódio em 2 anos. Aliás, creio piamente que, assim como aconteceu com o Dirk Müller, o estilo de pilotagem do Farfus não se adapta ao DTM, se eu fosse ele investiria minhas fichas no programa de Endurance da BMW... enfim, é a carreira dele, ele que sabe. No domingo, uma disputa de xadrez entre líder e vice-líder do campeonato, com vantagem para o vice, Paul di Resta, que apostou tudo na largada e passou Gary Paffett logo na segunda curva, a Druids, para assumir a ponta. Pena que logo na curva seguinte a dupla Auer e Frijns se enroscou e foram parar no guard-rail, e para desviar dos dois o Farfus acabou passando pela grama, o que danificou a carenagem dianteira do carro. Fosse NASCAR era só ir pro boxe e resolver a coisa no martelo, mas DTM não é assim... ele tentou continuar, mas teve que abandonar por falta de desempenho do carro. Acompanhando o vencedor di Resta e o 2º colocado no pódio estava René Rast, levando seu Audi a um ótimo 3º lugar.

 

Também tivemos mais uma etapa da MotoGP, desta vez na Áustria, correndo no Red Bull Ring... pessoalmente acho a pista de Salzburgring mais apropriada para motos, mas enfim, nada que as “razões comerciais” não justifiquem... e o que os espectadores viram foi um aperitivo do que deve ser a temporada de 2019, com uma intensa luta entre Marc Márquez e Jorge Lorenzo, este ano ainda em motos diferentes, e com vantagem para Lorenzo, que tinha a moto mais rápida para as configurações da pista e fez uma linda ultrapassagem sobre Márquez na volta final para garantir o degrau mais alto do pódio. A disputa nas voltas finais foi de encher os olhos, de verdade. Em 3º, assistindo à disputa pela liderança de camarote mas sem conseguir efetivamente atacar a dupla de espanhóis, chegou Andrea Dovisiozo, que não teve chances de acompanhar os dois ponteiros mas ficou feliz em voltar ao pódio após um período de maus resultados. Destaques devem ser feitos para a Ducati, que colocou 3 motos no Top 5 (1º, 3º e 5º), para Cal Crutchlow (que terminou em um belo 4º lugar, novamente o melhor dentre as equipes não de fábrica) e para Valentino Rossi, que fez uma péssima classificação, largou em 14º lugar e terminou em 6º, lutando como um leão. Nota negativa para Maverick Viñalez, que não passou de um fraco 12º lugar na bandeirada... sei que a Yamaha deste ano está difícil, mas não é para tanto também.

 

A NASCAR Monster Cup foi para a pista de Michigan para mais uma etapa, em que Kevin Harvick foi DOMINANTE (em caixa alta mesmo), vencendo o 1º segmento, o 2º segmento, e após liderar mais da metade das voltas (108 das 200 voltas tiveram Harvick como líder) cruzou a bandeirada final em 1º lugar... simplesmente impressionante, e acredito que, a não ser que aconteça uma hecatombe nos Playoffs, será muito difícil tirar o título de 2018 das mãos dele. Já é sua 7ª vitória esse ano, e dessa vez comemorou no Victory Lane com o pimpolho Keelan Harvick, que até atendeu a imprensa... uma graça o garotinho. Atrás do Harvick vieram Brad Keselowski em 2º lugar, Kyle Busch em 3º, Austin Dillon como o melhor dos Chevrolets em 4º lugar e Ryan Blaney fechando o Top-5. Também merece nota a corrida da Xfinity Series no sábado em Mid-Ohio, onde Justin Allgaier ganhou não apenas a corrida mas meu respeito incondicional, pois controlar aquelas barcas (OK, não são tão grandes como os da Monster Cup, mas ainda assim são grandes) numa pista bastante sinuosa e com pouca largura para o tamanho dos carros não é para qualquer um... confesso que fiquei com curiosidade de ver uma corrida da categoria principal em Mid-Ohio. Deve ser interessante...

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini 
Last Updated ( Monday, 13 August 2018 11:30 )