Automobilismo para todos: profissionais, amadores, nobres e súditos Print
Written by Administrator   
Monday, 21 May 2018 01:34

Olá leitores!

 

Realmente não deu para reclamar, esse final de semana foi bastante agitado em termos de opções para o fã de automobilismo.

 

Começando pela Fórmula Liquidificador, digo, Fórmula E, que mais uma vez esteve no histórico Aeroporto de Tempelhof para sua etapa berlinense. E para alegria da torcida alemã, Daniel Abt levou a bandeira preta, vermelha e amarela ao topo do pódio após uma corrida das melhores já feitas por ele. O jovem alemão estava em um dia inspirado, e dominou a etapa com certa facilidade, seguido pelo seu companheiro de equipe Audi Lucas di Grassi em 2º lugar. Muita festa na equipe, com certeza. O pódio foi completo pelo líder do campeonato, Jean-Eric Vergne, dando mais um firme passo para levar o troféu da temporada para casa. Pessoalmente adoro a história do aeroporto, mas questiono seriamente o traçado da pista nele construída, então... nada mais a dizer.

 

Já que começamos pela Alemanha, vamos ao DTM, que teve sua rodada dupla no traçado misto existente em Lausitzring, aquele oval em que Alessandro Zanardi não foi para o outro lado apenas e tão somente pois não era o dia dele. A corrida de sábado (que presenciou uma demonstração prática de quão forte é a gaiola de proteção do carro da categoria, graças ao René Rast, que deu PT no seu Audi, assustou todo mundo e causou a segunda bandeira vermelha da etapa) teve a vitória de Edoardo Mortara, que foi acompanhado no pódio pelo ótimo Timo Glock em 2º lugar e pelo Phillip Eng em 3º. A corrida do domingo (felizmente) foi menos acidentada e teve a vitória do competente Gary Paffett, após uma grande largada e uma bela ultrapassagem sobre  o garoto Eng. Foi acompanhado no pódio por Marco Wittmann em 2º e Pascal Wehrlein em 3º. Infelizmente mais um final de semana para esquecer para Augusto Farfus...

 

Em Santa Cruz do Sul (RS) tivemos mais uma etapa da Stock Car, marcada por duas coisas: o frio (que certamente fez aumentar ainda mais o consumo de chimarrão entre a torcida) e o encerramento do jejum de vitórias do Marcos Gomes, filho do meu grande ídolo das pistas Paulo Gomes. Desde 2016 que Marquinhos não vencia, e soube aproveitar com perfeição a pole position conquistada nesse domingo mesmo (não deu pra fazer a classificação no sábado por conta da severa condição climática) para voltar ao lugar mais alto do pódio, suportando a forte pressão feita nas últimas voltas pelo 2º colocado e atual campeão Daniel Serra. Foram acompanhados no pódio pelo ótimo Max Wilson, em mais uma bela apresentação. A segunda corrida do dia teve como vencedor Átila Abreu, outro que fazia um certo tempo que não visitava o degrau mais alto do pódio, após uma bela ultrapassagem sobre Thiago Camilo, que teve que se contentar com o 2º lugar, seguidos por Felipe Fraga em 3º lugar. Fraga, por sinal, superou a quebra do motor na classificação e veio galgando posições até ser coroado com o degrau mais baixo do pódio, muito merecido, por sinal.

 

O grande acontecimento do final de semana foi a classificação para as 500 Milhas de Indianapolis, a serem disputadas próximo final de semana, e que mostraram – ao menos em ritmo de classificação – um verdadeiro banho da Chevrolet sobre a Honda. As 3 primeiras filas (lembrando que largam de 3 em 3 por lá) têm 7 Chevys e apenas 2 Hondas (em 5º com Bourdais e em 9º com Dixon). OK, os dois pilotos com motor Honda citados são sérios candidatos à vitória, mas não deixa de ser um aviso para os japoneses. Pole de Ed Carpenter, com mais de meio segundo de vantagem para o trio de Penskes que o seguiu (Pagenaud, Power e Newgarden, respectivamente 2º, 3º e 4º). Helinho, que fará participação especial na prova e foi muito bem nos treinos livres, largará apenas em 8º, ao passo que a dupla de brasileiros da Foyt fizeram 10º e 11º lugares, respectivamente Tony Kanaan e Matheus Leist. Excelente resultado para o garoto Leist, diga-se de passagem. Vamos ver semana que vem o que virá na corrida...

 

E adivinhem quem é o novo milionário da NASCAR? Sabado à noite tivemos a prova extracampeonato da categoria, com o prêmio de 1 milhão de dólares para o vencedor, e deu a lógica: ele, Kevin Harvick, absolutamente dominante no começo da temporada, venceu de novo. A boa surpresa foi o mexicano Daniel Suárez em 2º lugar. Espero que semana que vem, onde a mesma pista de Charlotte receberá a corrida de 600 milhas, ele apresente novamente esse bom desempenho. Foram seguidos por Joey Logano em 3º (previsível, por sinal), Denny Hamlin em 4º e Chase Elliott em 5º. Elliott, por sinal, mais uma vez o melhor dos Chevrolet.

 

O Rally de Portugal não foi marcado pela demonstração de competência de Thierry Neuville (Hyundai) em obter a vitória, tampouco pela dobradinha da Ford no pódio em 2º e 3º com Elfyn Evans (nomezinho do capeta...) e Teemu Suninen, respectivamente. A grande marca foi a monumental pancada do Kris Meeke no sábado. Vendo o carro, fica difícil acreditar que ele e seu navegador sobreviveram ao acidente. Muita, mas muita sorte mesmo.

 

E para completar, também fui para a pista, no Rally de Regularidade organizado pelo Nobre do Grid Jan Balder, testar os limites do meu Astra 1.8 2000, com o amigo Milton Rubinho como “coach”. Olhei para tudo na pista, menos para o cronômetro, e o 11º lugar entre quase 30 carros na categoria Duplas ficou de excelente tamanho pelo quanto me diverti e aprendi. Descobri, por exemplo, que para ser veloz na Junção tenho que a atacar no melhor estilo BTCC em Knockhill... ainda bem que a suspensão do Astra é resistente. E fiquei satisfeito com a melhor volta em 2m33s, com pneus 185/65/14 tá louco de bom demais. Ainda vi uma aula de pilotagem propiciada por outro Nobre do Grid, Chiquinho Lameirão, com seu Fusca. Que tocada, amigos, que tocada!!!

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini