Festa Paulista com Caminhões de Brinde Print
Written by Administrator   
Sunday, 17 December 2017 23:42

Olá leitores!

 

Esse final de semana tivemos a última atividade do ano em Interlagos (espero que na mesma época do ano que vem eu não precise me referir à prova final do campeonato 2018 como “a última atividade em Interlagos”, mas com a limitada capacidade cognitiva da comunidade que DIZ que apoia o automobilismo e que votou no atual alcaide eu não tenho muitas esperanças), onde pudemos presenciar o milagre da multiplicação do espaço. Sim, caros leitores, não foi apenas a última prova da Copa Truck, foi também a última etapa do Paulista de Velocidade (futuro ex campeonato, pela vontade soberana das urnas e do Boobus paulistanus – se não entenderam a referência, recomendo a leitura das obras do jornalista estadunidense Henry Louis Mencken e sua descrição do Boobus americanus), e TODOS os carros e caminhões couberam nos boxes do futuro condomínio residencial. Realmente impressionante.

 

Devido a ser o último final de semana antes dos festejos natalinos, o público se dirigiu aos centros comerciais e não à pista, que estava com arquibancadas repletas de espaços vazios. Ainda assim, chegar e sair do autódromo foi uma tarefa bastante complexa, com filas no trânsito que o sistema de (des)organização da Federação Paulista e da CET (a autarquia “responsável” pelo trânsito na metrópole) não conseguiram resolver de maneira 5% satisfatória. Depois que o condomínio for construído no lugar do autódromo não quero nem imaginar como ficará o trânsito na região... uma pena, pois o espetáculo como um todo foi muito bonito, com diversas categorias na pista e inclusive com estreia de categoria, a Opala 250, para modelos mais recentes que os admitidos na Old Stock Race, que foca na configuração da primeira temporada da Stock Car, de 1979, e inclusive permitindo outras carrocerias que não a de 2 portas; tinha uma perua Opala Caravan preparada para pista que eu adoraria ter visto na pista (#savethewagons), infelizmente precisei sair do autódromo pouco após a prova da Copa Truck.

 

Ao normalmente recheado grid do Paulista de Marcas, vieram mais alguns que fazem parte do Brasileiro de Turismo 1600, pelo que além dos tradicionais Gol, Celta, Corsa, Uno, Fiesta e Ka que competem aqui apareceram também 3 HB20 vindos de Minas Gerais para conhecer o autódromo antes que ele seja destruído. Ao todo, uma largada com 52 carros, coisa absolutamente linda de se ver.

 

 

Mas vamos ao que realmente interessa: caminhão na pista. A primeira corrida foi relativamente morna, em contraste com o calor amazônico que fez no autódromo, já que é uma pista que maltrata os freios normalmente, e com aquele calor eles iriam sofrer ainda mais. 3 caminhões abandonaram por problemas mecânicos, mesmo com todas as precauções tomadas pelos pilotos, e a vitória ficou com Felipe Giaffone (VW), seguido por Paulo Salustiano (VW) em 2º e Roberval Andrade (Iveco) em 3º. De ressaltar a excelente corrida feita por Beto Monteiro, que largou lá atrás e veio galgando posições para terminar em 4º lugar. Para a segunda corrida, o calor inclemente continuava, mas não havia mais tanta preocupação em poupar o equipamento, e a prova foi consideravelmente melhor no quesito “atração para o público”, pois o pessoal resolveu partir para os finalmente – afinal, havia título em jogo. E Beto Monteiro fez uma largada excepcional, pulando de 5º (por conta do grid invertido para os 8 primeiros) para 2º lugar logo na primeira volta, e assumiu a liderança com uma bela ultrapassagem sobre Witold Ramasauskas (MAN), que largou na pole. No entanto, no finalzinho da 3ª volta o sonho do título de Beto Monteiro ficou pelo caminho. Literalmente: o motor abriu o bico em frente aos boxes, propiciando ao público aquele belo espetáculo de fumaça, e ele ficou pelo caminho. Ao final da prova, a vitória ficou nas mãos de Roberval Andrade (Iveco), que com isso assegurou o vice campeonato da Copa Sul-Sudeste e da somatória das Copas que tivemos durante o ano. Em 2º lugar chegou Renato Martins (MAN) e em 3º o campeão da Copa Sul-Sudeste e das Copas, Felipe Giaffone (VW). Completando o Top-5 tivemos Paulo Salustiano VW em 4º e Débora Rodrigues (VW) em 5º. Agora é torcer por uma temporada 2018 muito mais forte, já que esse ano, por conta da dissidência com a Fórmula Truck, o campeonato foi feito a toque de caixa. 2018 tem tudo para trazer a categoria de volta ao topo do calendário nacional.

 

Esse final de semana também teve aquela prova comemorativa de final de ano entre os pilotos que cada vez mais fica coisa séria para valer: as 500 Milhas de Kart, no Kartódromo da Granja Vianna. Tanto que os pilotos fazem macacões específicos com os patrocinadores com quem vão correr na prova de kart, ou seja, é festa de final de ano até o momento da largada. E o que aconteceu na pista, o resultado da bandeirada, no fundo perdeu toda e qualquer importância diante da lamentável cena de UFC que o público que acompanhava a transmissão assistiu entre Tuka Rocha e Rodrigo Dantas. Não vou discutir de quem é a culpa ou de quem é a razão (para mim os dois são culpados e nenhum tem razão), mas vamos pensar por outro lado. Esses dois pilotos (que espero sejam severamente punidos pela Justiça Desportiva) certamente dependem de patrocinadores para suas carreiras. Você, leitor, como empresário, depositaria o sacrificado dinheiro do seu patrocínio em qualquer um desses dois pilotos? Acho que se não for uma empresa de equipamentos esportivos para luta ou de suplementos alimentares para lutadores vai ser meio difícil algum empresário se interessar em bancar essa dupla. Até pelo motivo que esses empresários que citei normalmente patrocinam lutadores, não pilotos. Não prevejo um futuro muito promissor para essa dupla...

 

E é isso, caros leitores. Próxima coluna, que os pegará em plenos festejos natalinos, será com a retrospectiva de 2017, e a seguinte (que provavelmente será lida de ressaca após a comemoração e bebemoração de Ano Novo) terá as Previsões de Pai Alex. Aliás, está difícil arrumar um horário na agenda dele, deve ficar pronta meio em cima da hora...

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini


Last Updated ( Monday, 18 December 2017 09:40 )