Final de semana de Motos e Turismo Print
Written by Administrator   
Monday, 11 September 2017 03:08

Olá leitores!

 

Um final de semana bastante interessante, principalmente para os fãs de NASCAR, apenas fiquei com pena da torcida italiana que estava muito esperançosa ao final da última corrida e levou 2 banhos de água gelada: a fratura do Valentino Rossi e o resultado dessa corrida, mas enfim... coisas da vida.

 

Comecemos com a NASCAR, que na noite de sábado definiu os 16 pilotos que participarão dos playoffs em uma corrida tensa na simpática pista de Richmond. São eles: Martin Truex Jr., Kyle Larson, Jimmie Johnson, Kyle Busch, Denny Hamlin, Brad Keselowski, Rickie Stenhouse Jr. (o garoto fez renascer a equipe Roush), Kevin Harvick, Kurt Busch, Ryan Blaney (sim, a Wood Brothers novamente com chances matemáticas de disputar um título). Ryan Newman, Austin Dillon, Kasey Kahne, Chase Elliott, Jamie McMurray e Matt Kenseth. Para minha alegria, o Joey “Dick Vigarista” Logano ficou de fora, a chance de ele aprontar que nem aprontou há um tempo atrás em Martinsville é menor... no tocante à corrida, já começou emocionante antes mesmo da largada: os pilotos desfilando em filas de 4 carros, e os mecânicos com faixas agradecendo o apoio dos fãs. É isso que diferencia o automobilismo estadunidense do automobilismo europeu em geral: eles sabem que não estão lá para agradar apenas a si mesmos, eles sabem que existe um público que vai assistir as corridas, e que esse público é o que dá o retorno para os patrocinadores que sustentam a equipe. Esse tipo de respeito eu acho imprescindível, e que era praticamente ignorado na Europa até não muito tempo. Na pista, o primeiro segmento ficou com Kyle Busch, e parecia que ele tinha aprendido com a corrida da Xfinity, onde ele esteve próximo de vencer os 3 segmentos mas sempre perdia velocidade no final deles por desgaste excessivo dos pneus. Não aprendeu: o segundo segmento teve Martin Truex Jr. como vencedor (de novo...), e o terceiro foi bastante disputado. Talvez uma das melhores corridas desse ano em oval curto, e ao final o troféu de vencedor ficou com o garoto Kyle Larson, que esteve boa parte da corrida entre os primeiros colocados, acertando seu carro para as condições da pista, e quando teve a última relargada, já na prorrogação, ele não deu chances para ninguém. Nem o enrosco entre Hamlin e Truex após a bandeira branca acionada tirou o brilho da vitória dele – aliás, o Hamlin bateu de graça, já estava garantido nos playoffs e não tinha a menor necessidade de disputar a posição daquele jeito... vitória mais do que merecida pro garoto, a aposta do Chip Ganassi para o ano em que ele resolveu investir mais dinheiro na NASCAR e não apenas na Indy. Com um bom carro na mão, ele mostrou o que sabe. Atrás do Larson chegaram Logano em 2º, Ryan Newman em 3º, Kurt Busch em 4º e um envergonhado Denny Hamlin fechando o Top-5... aliás, na entrevista pós corrida Mr. Denny disse que ele “foi um palhaço”... acho que os palhaços, vendo o que ele fez, não ficaram felizes com a comparação.

 

O campeonato DTM foi correr em Nürburgring, e comprovou a minha tese de que o Augusto Farfus precisa desesperadamente aproveitar as férias entre o final de uma temporada e o começo de outra para visitar uma benzedeira que tire o nome dele da boca do sapo: na corrida do sábado, pela primeira vez em muito tempo ele estava na frente, após uma largada fantástica que o levou de 4º para 1º lugar, tinha condições reais de vencer a corrida, e naquele momento na segunda metade da prova em que o consenso geral era que a pista iria secar, e Farfus tinha acabado de colocar seu jogo de slicks, logo em seguida voltou a chover e ele teve que retornar aos boxes para trocar os pneus de novo... acabou em 8º, absolutamente imerecido – embora na condição de melhor carro BMW do dia. O pódio foi inteiramente Mercedes, com Lucas Auer em 1º lugar, Paul di Resta em 2º e Robert Wickens em 3º. O melhor Audi chegou em 5º, pelas mãos de René Rast. Já no domingo o Auer teria a possibilidade de marcar mais alguns pontos muito importantes, mas... rodou, e acabou em um melancólico (e não pontuante) 13º lugar. Desta vez a vitória ficou nas mãos de Robert Wickens, com di Resta novamente em 2º (grudado nele na bandeirada, é verdade) e um esforçado Marco Wittmann em 3º com seu BMW, a distantes 7 segundos e meio dos dois primeiros. Farfus pontuou novamente, terminando em 9º.

 

O GP de San Marino da MotoGP aconteceu debaixo de uma chuva digna de paragens mais tropicais... e foi um banho de água fria na torcida italiana, que estava empolgadíssima com o desempenho do Andrea Dovizioso, mas não deu para ele. Logo na largada quem se destacou foi a Ducati do Lorenzo (que caiu sozinho, um castigo para quem fazia talvez sua melhor apresentação do ano), depois a Ducati privada de Danilo Petrucci assumiu a ponta (com a torcida feliz na arquibancada), mas na abertura da última volta o pequeno espanhol Marc Márquez mergulhou na primeira curva do circuito, passou Petrucci e abriu vantagem. A Dovizioso, restou o consolo de um 3º lugar, que fez com que ele e Márquez empatassem na tabela de pontuação (199 pontos para cada um). Na hora do hino espanhol, a torcida começou a berrar o nome de Valentino Rossi, não exatamente a atitude mais bem educada da face da terra, mas enfim... deixa pra lá. Consta que “il Dottore”, no estaleiro desde que quebrou tíbia e fíbula treinando motocross, deverá estar na pista na 5ª feira antes da próxima prova para tentar passar pelo exame médico. Aos 38 anos, acho isso uma loucura, deveria ficar em casa procurando calcificar o melhor possível as fraturas, mas em tese ele deve saber o que faz.

 

E tivemos também etapa da Stock Car no autódromo de Londrina, debaixo de muito, muito calor. A primeira etapa do dia foi vencida por Thiago Camilo (A. Mattheis), que não tomou conhecimento dos rivais e dominou com maestria a prova, conquistando uma excelente vitória. Em 2º lugar chegou Daniel Serra (RC) e em 3º Rubens Barrichello (Full Time), que também fez uma bela prova. A segunda bateria também foi vencida pelo pole position da corrida, nesse caso Ricardo Zonta (TMG), que espertamente terminou a primeira corrida em 10º lugar, o que lhe garantiu a pole para a segunda corrida e a vitória – já que convenhamos, com um carro do tamanho do Stock não é fácil ultrapassar em Londrina... em 2º lugar terminou Marcos Gomes (Cimed), seguido por Rubens Barrichello. Para a alegria do campeonato, os dois líderes da pontuação (Daniel Serra e Thiago Camilo) acabaram se colidindo na primeira volta, tendo de abandonar a prova e as chances de pontuar novamente nesse domingo.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini


Last Updated ( Monday, 11 September 2017 11:26 )