Os iluminados e o 'blackout' da FIA Print
Written by Administrator   
Monday, 03 July 2017 00:14

Olá leitores!

 

Mais um final de semana com bastante ação no mundo do esporte a motor, até mesmo de maneira negativa (Dona FIA resolveu que “vai investigar” a briga de trânsito entre Vettel e Hamilton, ao invés de deixar os dois resolverem entre si como dois adultos barbudos que são), mas o que importa é o pessoal acelerando tudo nas pistas, então vamos ao que realmente interessa...

 

O DTM foi até Nuremberg para a tradicional corrida no circuito em torno da arquibancada, a.k.a. Norisring. Na corrida de sábado uma largada espetacular garantiu a vitória de Bruno Spengler, que achou uma tração que Maxime Martin e Mattias Ekström não encontraram, pulou na frente e consolidou uma vitória confortável. Muito boa a disputa pelo segundo lugar entre Ekström e Martin, dura mas leal, com Martin prevalecendo ao final sobre Ekström. Farfus, mais uma vez, abandonou por problemas no carro. No domingo o azar do ocupante da primeira posição continuou, apesar do tempo mais seco, e Tom Blomqvist não conseguiu aproveitar sua vantagem. Com o tempo seco, os pilotos abusaram um pouco mais: o safety-car entrou por causa do acidente entre Wickens e Rast, depois duas voltas após a relargada o Gary Paffett tentou ultrapassar Jamie Green, este fechou a porta, tocou no Paffett e este perdeu o controle, bateu forte de frente no guard-rail e o carro saiu rodando completamente sem controle em direção ao hairpin, onde acabou colhendo a meia nau o carro do Rockenfeller, que não tinha nada com a história. Saldo: dois carros destruídos, Rockenfeller saiu demonstrando dores na perna e Paffett com dores no braço esquerdo. Bandeira vermelha acionada para consertar o guard-rail, e no recomeço da prova tivemos uma bela disputa entre Martin e Auer, com a posição sendo definida apenas a 3 voltas do final, com Martin fazendo uma decisiva ultrapassagem sobre Auer. Fechando o pódio tivemos Mortara, que veio crescendo de desempenho nas últimas voltas e superou os rápidos Ekström e Wittmann para chegar ao pódio. Dessa vez, felizmente, Farfus conseguiu superar seu tsunami de azar e terminou em 7º lugar.

 

Pelo WRC tivemos a etapa da Polônia, e a torcida era grande para Ott Tänak repetir a vitória da etapa anterior, mas não foi dessa vez: o estoniano teve a chance de assumir a liderança e se consolidar nela no sábado, mas na última especial do dia quebrou a asa traseira dele, e assim o carro teve importante perda aerodinâmica, consequentemente de velocidade, e os quase 15 segundos que ele tinha de vantagem se transformaram e 3 segundos de desvantagem. Para completar, na segunda especial do domingo (já de volta à liderança, após uma espetacular pilotagem na chuva) ele rodou após sair da pista e acabou por abandonar a corrida. Dessa forma, o caminho ficou livre para mais uma vitória de Thierry Neuville, que se aproximou do franco favorito ao título Sébastien Ogier (que nessa etapa terminou num bom 3º lugar) e mantém a disputa pelo campeonato aberta, estando a 11 pontos do líder. Em 2º lugar chegou o rápido Hayden Paddon, outro que finalmente encontrou um carro que permite a ele mostrar o que sabe ao volante.

 

Na noite de sábado tivemos a prova noturna de Daytona, de 400 milhas, e o vencedor foi o menino Ricky Stenhouse Jr., em sua segunda vitória do ano em corrida com placa restritora (já tinha vencido em Talladega), e mostrando que esse ano ele não apenas tem um carro com condições de vencer, mas está pilotando “o fino” essa temporada. Pode ser que não vá muito longe no Chase, mas definitivamente é a melhor temporada que ele faz desde a sua estreia na categoria principal. Vitória garantida na prorrogação, e que contou com um bocado de sorte: convenhamos que, quando o Kyle Larson tocou no carro do Ricky a 6 voltas do final, poderia ter sido ele e não o Larson a se envolver em um acidente. Felizmente, apesar de plasticamente ter sido impressionante, não aconteceu nada com o Kyle. Antes disso, na volta 72, um acidente tirou da pista Joey Logano, que desde que a sua vitória em Richmond foi punida por irregularidades no carro está com dificuldades para conseguir sua classificação para o Chase, além de Martin Truex Jr. e Austin Dillon. Quem causou o acidente foi o pneu estourado de Kyle Busch, que rodou na saída da curva 2 causando um acidente que envolveu ao todo 10 carros. A última corrida de Dale Jr. em Daytona foi acidentada: primeiro um pneu furou na volta 90 e ele se arrastou pelo muro. Foi para os boxes, perdeu 2 voltas mas retornou à prova, para na volta 106 se envolver em um outro acidente, quando não conseguiu se desviar do carro de Kevin Harvick, cujo pneu também entregou os pontos. Atrás do Stenhouse Jr. chegaram Clint Bowyer em 2º, Paul Menard em 3º (e o Paul deve ter ficado no mínimo chateado de perder a 2ª posição quase em cima da linha de chegada...), Michael McDowell em 4º (seu primeiro Top 5 da carreira de 230 corridas...) e Ryan Newman em 5º.

 

Tivemos uma animada corrida da MotoGP em Sachsenring, onde se por um lado o vencedor foi o mesmo dos últimos 8 anos (Marc Márquez), o 2º colocado e sua equipe comemoraram muito mais do que o vencedor de fato: afinal, foi a melhor colocação de chegada da vida do alemão Jonas Folger na MotoGP, e ele até chegou a liderar, mas o excesso de empolgação fez ele cometer um erro na primeira curva do circuito e perder a posição que ele tinha ganho tão bravamente.

De qualquer forma, uma excelente corrida do alemão, que fez a festa da sua torcida, que o aplaudiu entusiasmada ao final da prova. Em 3º, com uma pilotagem cerebral como de costume, chegou Dani Pedrosa. A grande decepção foi o Petrucci: largou em 2º e terminou em 12º... Viñalez e Rossi chegaram em 4º e 5º, a quase 15 segundos do líder, e perdendo novamente para uma Yamaha de equipe privada... sim, algo de errado aconteceu com as motos da equipe oficial, algum desenvolvimento que piorou a moto ao invés de melhorar.

 

Três vitórias e outros dois pódios nos últimos cinco anos na disputa das 6 Horas de Watkins Glen. Nada mal para o brasileiro Christian Fittipaldi que novamente subiu ao lugar mais alto do pódio neste domingo (dia 2) ao lado dos companheiros portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque a bordo do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express Racing. O brasileiro partiu do terceiro lugar e logo assumiu a segunda posição. Mesmo não sendo o carro mais rápido na pista, a estratégia do time funcionou perfeitamente, mas os minutos finais foram bastante emocionantes. Após uma bandeira amarela, a 30 minutos do final, Barbosa que liderava foi ultrapassado e só retomou a ponta nas últimas voltas para garantir a vitória para o trio. Com o resultado da etapa, a sexta da temporada 2017 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship, a terceira válida pelo Campeonato Norte-americano de Endurance, Fittipaldi e Barbosa (que disputam a temporada regular) diminuíram a diferença para os líderes Jordan e Ricky Taylor, que terminaram a prova em sexto, e estão com 182 pontos na vice-liderança, contra 202 dos rivais. Foi a primeira vitória do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R na temporada, depois de dois segundos lugares e um terceiro nas etapas anteriores.

 

E em Curitiba foi realizada a “Big Corn Race”, ops, Corrida do Milhão da Stock Car, com a maiúscula vitória de Daniel Serra, que apresentou uma pilotagem que lembrou muito a do seu pai Chico Serra e se impôs com autoridade sobre Thiago Camilo, que tentou de todas as formas suplantar o Daniel mas não foi bem sucedido. Isso apenas 2 semanas após ter conseguido a enorme honraria de ser vencedor na sua classe em Le Mans, o que comprova a fase iluminada pela qual ele passa. Logo em seguida a Daniel Serra chegaram Marcos Gomes em 2º lugar e Cacá Bueno em 3º. Devo confessar que seria difícil conseguir um pódio com mais qualidade ao volante do que esse...

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini