O peso da tradição Print
Written by Administrator   
Monday, 17 April 2017 00:05

Olá leitores!

 

Mais um final de semana com diversas opções de corridas para assistir, ainda bem. Coelhinho da Páscoa trouxe muita velocidade para os fãs de esporte a motor.

 

Nas areias do Bahrein tivemos a 3ª etapa da temporada 2017 da F-1, e foi uma corrida razoavelmente interessante. A mudança para o horário noturno melhorou muito a prova, que na sua fase diurna era chata de dar azia no bicarbonato de sódio, mas após ir para a noite melhorou sensivelmente. Para todos a mudança foi benéfica: o calor é menor, a umidade do ar é maior, e talvez por coincidência as disputas por posição são mais intensas.

 

Vitória de Vettel, no braço e na estratégia. Logo na largada pulou de 3º para 2º, passou a pressionar o líder Bottas até a 11ª volta, quando parou para trocar os pneus antes da Mercedes, que só o fez quando o safety-car entrou por causa da batida entre Sainz Jr. e Stroll, e a partir desse momento assumiu a liderança, que viria a perder apenas após a troca seguinte de pneus, mas após todos os pilotos fazerem suas trocas ele estava novamente na frente do pelotão. Seu companheiro Räikkönen (4º) fez uma largada horrível, perdeu algumas posições, e depois foi vir remando para a frente até conseguir ficar atrás dos dois Mercedes. Reclamou muito pelo rádio. Sua esposa está gravida novamente, talvez ele queira uma faixa especial para pais para correr... mas levando em conta a largada, o resultado (terminou 2 segundos atrás do Bottas) não foi tão ruim.

 

Em 2º e 3º chegou a dupla da Mercedes, respectivamente Hamilton e Bottas. Lewis não esteve em um de seus dias mais inspirados: perdeu a 2ª posição na largada, teve que ficar se defendendo do Verstappinho que estava pressionando fortemente o tricampeão, e na hora do safety-car ele acabou se enrolando: como viu que o Bottas estava trocando os pneus, resolveu diminuir a velocidade antes para dar tempo dele sair... só que nisso atrapalhou o Ricciardo, que vinha atrás e foi solenemente ignorado pelo Hamilton. Ele ignorou, mas os comissários não: após analisarem a situação, ele ganhou uma punição de 5 segundos. Nem mesmo a colaboração do companheiro de equipe, que deu passagem numa boa cada vez que a equipe solicitou, fez ele alcançar o Vettel até o final da prova. Menos mal que ao final reconheceu o erro. Já Bottas não esteve em um dia inspirado, não se entendeu com os jogos de pneus que usou após o da largada, chiou muito de sobreesterço, e ao final deu para entender a cara de prisão de ventre que ele mostrou no pódio

 

Em 5º chegou Daniel Ricciardo, em mais um bom resultado para seu Red Bull. No começo da prova ele estava bem, conseguia ter os ponteiros em sua “alça de mira”, mas depois começou a ter problemas com os pneus, que demoravam para atingir a temperatura ideal e quando atingiam não davam a aderência esperada. Lutou bastante com o carro, e o resultado foi merecido. Seu companheiro Max Verstappen (18º) abandonou após o que ele disse ser um problema de freios... eu acredito que tenha sido praga de torcedor brasileiro, afinal, segundo o jovem e chiliquento holandês, ele teria sido prejudicado pelo Massa em sua volta rápida no Q3. Após a classificação, reclamou fortemente do Massa e quando perguntado se iria conversar com o Felipe a respeito disse que “ele é brasileiro, então não tem muito o que discutir”. Bom, não me consta exatamente que a Holanda seja um grande celeiro de pilotos famosos, então claro que a notícia veiculada por essas bandas de cá não rendeu muitos elogios ao garoto. Aliás, acho que os nomes de maior destaque do automobilismo holandês estão no Rali Raid, categoria caminhões, embora vivam tomando ralo dos russos da Kamaz. Enfim, vamos ver até onde isso vai.

 

Em 6º chegou Felipe Massa, no melhor resultado que o carro que tem nas mãos poderia propiciar. Foi bom ver novamente um Felipe combativo, disputando posições com carros mais fortes, chegou mesmo a estar em 4º lugar. Para a 4ª força do campeonato, é um desempenho acima da média. Até mesmo largar bem ele largou – e esse não é o “fundamento” no qual o Massa se dá melhor. Pode-se dizer que estava em um bom dia, até dedicou o desempenho ao criador da equipe, Frank Williams, que completou nesse domingo 75 primaveras do hemisfério Norte. Seu companheiro Lance Stroll (17º) abandonou após tocar-se com Sainz Jr. Nem comentarei nada sobre a batida, não merece...

 

Em 7º chegou Sérgio Pérez, que fez uma corridaça largando de 18º lugar. Largou muito bem, ganhando 5 posições na primeira volta, e depois continuou com um ritmo forte até o final da prova. Um dos melhores pilotos da corrida de hoje. Seu companheiro Esteban Ocon (10º) fez a alegria da equipe ao conquistar um solitário pontinho para a equipe – e sabemos que ao final do ano esse pontinho pode fazer uma bela diferença. Largou bem, mas depois se atrapalhou quando o safety-car foi acionado.

 

Em 8º chegou Romain Grosjean, conquistando mais um belo resultado para a Haas, que parece ter feito um carro bem decente esse ano. Vamos ver se mais adiante eles conseguem evoluir o carro para não ficar naquela situação do ano passado, quando no começo da temporada o carro andava bem e depois com a falta de evolução foi paulatinamente piorando. Seu companheiro Kevin Magnussen (19º) classificou muito mal, mas vinha apresentando um bom desempenho até o carro apresentar problema na 9ª volta.

 

Em 9º chegou Nico Hülkemberg, pela primeira vez na temporada na zona de pontuação. Arrancou tudo o que conseguia de desempenho do seu Renault, e pode considerar esses dois pontos que recebeu como uma vitória – já que o carro deixa a desejar. Seu companheiro Jolyon Palmer (13º) foi o último a receber a bandeirada. Previsível.

 

Próxima corrida será em Sochi, pista onde os carros desse novo regulamento devem propiciar um belo espetáculo. A conferir.

 

Mas nem só de F-1 viveu o final de semana. Tivemos em Silverstone a rodada dupla de abertura do campeonato da World Series, com a boa notícia que o Pietro Fittipaldi já consegue domar com segurança um carro de 650 cavalos como o da categoria, vencendo as duas etapas (a do sábado e a do domingo)... o que pesa contra – no meu entender – é que nunca vi uma categoria com tanto piloto desconhecido. Espero que o garoto aproveite bem esse ano para entender o carro, conhecer as pistas europeias, para ano que vem ir para a F-2 enfrentar pilotos de verdade, pois o plantel da World Series é de lascar...

 

E por falar em F-2, começou no Bahrein a temporada de 2017 com apenas um brasileiro participando. Na corrida do sábado (a “prova longa”) o Sergio Sette Câmara fez uma corrida discreta, terminando em 12º lugar. Já no domingo, logo na largada ele se envolveu em um entrevero na “zona do tiroteio” e teve um pneu furado. Até veio acelerando forte depois, mas não conseguiu passar de um fraco 18º lugar. Agora é torcer por melhor sorte na próxima corrida...

 

Também em Silverstone começou a temporada 2017 do WEC, e o argentino José Maria “Pechito” López já se encarregou de mostrar a resistência estrutural do novo carro da Toyota, acertando com força a barreira de pneus da curva Copse. Foi levado ao hospital para exames, mas felizmente nada de errado aconteceu com ele, foi apenas o susto. A vitória das 6 Horas de Silverstone ficou com o Toyota nº 8 do trio Davidson/Nakajima/Buemi, que fez belas disputas durante a corrida com o trio Bamber/Bernhardt/Hartley, no Porsche nº 2 (que terminou em 2º lugar). Mais atrás, em 3º lugar, chegou o Porsche nº 1 pilotado por Jani/Lotterer/Tandy. Na categoria LMP2 tivemos brasileiro no pódio, com o carro do trio Prost/Senna/Canal terminando em 2º lugar na classe. Já o carro em que estava Nelsinho Piquet teve menos sorte, se envolvendo em acidente e terminando a corrida em 9º lugar na LMP2. Na LMGTE-Pro mais um brasileiro no pódio, dessa vez no degrau mais alto, com a vitória do Ford GT pilotado por Andy Priaulx/Pipo Derani/Harry Tincknell. Infelizmente o Aston Martin em que estava Daniel Serra, acompanhado de Darren Turner e Jonathan Adam, sofreu uma batida quando entrava nos boxes para um dos pit-stops e perdeu duas voltas. Acabou apenas em 7º na categoria, mas tinha potencial para resultado muito melhor.

 

Por fim, também começou a F-3 Europeia, etapa disputada em Silverstone, num complicado esquema de 3 corridas por etapa, com as estreias de dois sobrenomes ilustres: Mick Schumacher e Pedro Piquet. Mick foi 7º na primeira corrida, 6º na segunda e não pontuou na 3º. Já o brasileiro foi 9º na primeira, 18º na segunda e 11º na terceira, conquistando pontuação apenas na primeira prova.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini