Sob o risco da incoerência! Print
Written by Administrator   
Sunday, 24 January 2016 22:59

Olá leitores!

 

Bem aos poucos, as temporadas do nosso esporte favorito estão começando, e a síndrome de abstinência de motor roncando tende a passar (não, o zumbido da Fórmula E não supre essa necessidade). Esse final de semana tivemos o Rali de Monte Carlo, primeira etapa do WRC, e o frio foi a grande marca do rali. Nesses tempos de aquecimento global tivemos algumas edições com pouca neve e gelo, mas esse ano as condições adversas pegaram muita gente de surpresa. Para não perder o costume, um dos primeiros a sair da prova foi Robert Kubica, que bateu logo no começo da sexta-feira, num acidente que chegou a ser engraçado (pela pouca velocidade envolvida, mas que foi suficiente para detonar o radiador do carro). Para que o polonês não ficasse sozinho, logo outros pilotos se juntariam  a ele nos passeios para fora da pista. O pior caso foi do Jari-Matti Latvala (o famoso “lá na vala”), que ao sair da pista na 11ª especial atropelou um fotógrafo e não o socorreu... evidentemente tinha gente filmando, e por conta disso levou uma multinha de 5 mil euros e uma corrida de suspensão, mas na base do efeito suspensivo – ou seja, a próxima mancada dele, fica uma etapa de gancho sem choro nem vela.

 

Previsivelmente, a vitória ficou com o Sébastien Ogier (VW), tendo o companheiro Andreas Mikkelsen em 2º e o Thierry Neuville (Hyundai) em 3º, indicando que a nova especificação do i20 WRC está no caminho certo. Pena foi o que aconteceu com Kris Meeke: terminou a 5ª feira como líder, estava em 2º na 6ª, mas sábado teve quebra do câmbio do seu Citroën e abandonou a prova. A corrida foi difícil, tanto que os 3 últimos carros que pontuaram eram do WRC2, a “categoria de acesso”, 2 Ford Fiesta e 1 Skoda Fabia (o Fabia é um Polo com a grade dianteira mais conservadora). Próxima etapa do WRC será o Rali da Suécia, então os pilotos que se atrapalharam com a neve esse final de semana terão outra chance para demonstrar que sabem andar nesse terreno...

 

E já que eu citei a Fórmula-E e falei que não me surpreendia com algumas coisas, outra coisa com a qual não me surpreendi: Jacques Villeneuve deixou seu posto na equipe Venturi. Haja vista o desempenho abaixo do esperado em relação ao companheiro de equipe, não sei se ele saiu ou foi saído da equipe, mas enfim, mais uma vez ele começa uma temporada e não termina... o rapaz tem problemas. Quase diria que é o “Adriano Imperador” do automobilismo, talentoso, mas não tem cabeça para se manter onde está.

 

Por falar em falta de cabeça, o pessoal que organiza a corrida de Fórmula 1 de Baku (cidade que se fosse boa não terminava do jeito que termina), no paradisíaco Azerbaijão, teve a pachorra de marcar o treino classificatório da F-1 para o mesmo horário da largada das 24 Horas de Le Mans... acho que a audiência do treino deverá ser das menores da história da categoria, mas tudo bem. Enfim, como o país está sofrendo com a baixa no preço do petróleo, pode ser que a corrida nem aconteça – fato que não me desagradará em absoluto.

 

Notícia preocupante vem da Itália: estão cogitando fazer alterações no traçado de Monza para trazer novamente o GP da Itália de Motociclismo para o autódromo, com a eliminação da primeira chicane e um desvio aproveitando uma das pistas alternativas do traçado original dos anos 20 para contornar pela parte de dentro a Curva Grande. Se – e vamos ressaltar o se – esse desvio for usado apenas para motos, beleza, mas se for adotado também pela F-1 será o equivalente italiano ao assassinato de traçado perpetrado em Hockenheim e Österreichring. Estou preocupado, sério.

 

E após o fiasco dos pneus de chuva intensa nas últimas oportunidades em que tiveram que ser usados, a Pirelli realizará testes com os novos pneus. Ano passado eu e o Flávio Pinheiro, nosso Editor, tivemos a oportunidade de ver de perto os pneus de chuva da atual temporada (o intermediário e o de chuva intensa) e chegamos à conclusão de que não precisa ser engenheiro para ver que aquele desenho e profundidade de sulcos não funcionariam direito. Pela foto do que deve ser o novo pneu de chuva intensa que saiu na internet, teoricamente deve drenar decentemente a água, mas acho melhor esperar os testes para emitir uma opinião mais definitiva.

 

Meus caros, semana que vem não serei eu a redigir a coluna. Semana passada eu estava viajando para local com boa infraestrutura de comunicações, mas nesse final do meu cumprimento da legislação trabalhista irei para um local mais isolado, portanto não poderei enviar a coluna da próxima semana. Tenho certeza, entretanto, que serei substituído à altura, os escribas do Nobres do Grid são todos muito competentes. Voltarei para a coluna das folias momescas.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini