Habemus Campeão! Print
Written by Administrator   
Sunday, 04 October 2015 22:51

Olá leitores!

 

Final de semana sem F-1 é triste? Nada disso! O entusiasta pelo esporte a motor encontrou bons motivos para se alegrar esse final de semana. Começando pelo tradicional Rali da Córsega (agora chamado de Rali da França... OK, a Córsega pertence à França, mas custava manter o nome tradicional? Nada contra batizar a prova de Rali da França, mas que ela ocorra no continente, não na ilha. Coisa chata...), que foi castigado por uma torrencial chuva (vingança dos céus contra a mudança de nome...), causadora inclusive do cancelamento de uma especial cronometrada por conta da enchente em um trecho do percurso. Com o campeão antecipado Ogier sofrendo muito no primeiro dia com o dilúvio, a porta para seu companheiro de equipe Latvala vencer estavam abertas, e ele aproveitou a oportunidade. Verdade que teve mais trabalho que o esperado, com o bom desempenho do galês Elfyn Evans (com aquela chuva, sendo ele do País de Gales, estava se sentindo em casa) com o Ford da equipe M-Sport, mas no final acabou dando a lógica e o finlandês ganhou, com o galês em segundo e o norueguês Mikkelsen (também de VW) em 3º lugar. O Kubica não bateu, mas teve que abandonar após 2 furos seguidos de pneu no segundo dia. Conhecendo um pouquinho o estilo Kubica de pilotar, dá para imaginar o que ele andou fazendo para esses pneus furarem... outro que andou bem foi o especialista de asfalto Stephane Sarrazin, que chegou em nono com um Ford privado. Ogier foi apenas 15º, mas já é campeão, e agora é só cumprir tabela até o fim da temporada.

 

Em Misano (aquela bela pista que recebe a etapa de San Marino do Mundial de MotoGP) tivemos corrida da Sprint Series (provas curtas, 1 hora de duração) do Mundial de GT, e foi uma bela apresentação na manhã desse domingo. Além do som dos motores ser muuuuuuito mais interessante que os da F-1, a disputa entre os pilotos foi de alto nível. Embora a dupla vencedora Seefried/Aiedler (Ferrari) tenha sido ameaçada apenas na largada, dali para trás a coisa foi bem animada. Em 2º chegou o enorme Bentley (eu não gostaria de estar em um dos outros competidores dividindo freada com aquele grandalhão...) da dupla Buhk/Abril, em 3º o Lamborghini Huracan de Kujala/Bortolotti, e em 4º o BMW dos brasileiros Átila Abreu e Valdeno Brito. Valdeno, por sinal, segurou com bastante habilidade e garra os avanços do Nissan GT-R do Craig Dolby (que faz dupla com o Sean Walkinshaw), um carro mais rápido de reta que seu BMW Z4. Corridaça da equipe brasileira, talvez uma das melhores apresentações deles.

E por falar em brasileiros lá fora, habemus campeão! Sim, pelo segundo ano consecutivo a dupla Christian Fittipaldi e João Barbosa foi campeã na United SportsCar. Venceram na categoria Protótipos a etapa em Road Atlanta denominada Petit Le Mans e levantaram o caneco de novo. A título de curiosidade, eles venceram na categoria mas chegaram em 3º na Geral. Motivo? Bom, uma combinação de chuva forte e muitas bandeiras amarelas fizeram os GTs virem para frente, e lá estavam quando a direção de prova mostrou a quadriculada. Na Geral deu um Porsche 911 em 1º, um BMW Z4 em 2º, e só então o carro da dupla Brasil-Portugal (sim, e João Barbosa pilota melhor que o conterrâneo mais famoso Tiago Vagaroso Monteiro...). Enfim, o importante é o título, parabéns ao Christian Fittipaldi, que se encontrou nas provas de longa duração e hoje vive feliz nos EUA.

 

Também tivemos etapa da Fórmula Truck lá em Guaporé. Com a ausência de David Mufatto, que teve um sério acidente no sábado (felizmente apenas danos materiais, ele saiu andando do meio das árvores onde o caminhão foi parar) o pole Djalma Fogaça (Ford) largou mal e perdeu a posição para Wellington Cirino (Mercedes), que lá permaneceu até a bandeirada. Durante a corrida, na 4ª volta, mais um acidente, dessa vez entre Beto Monteiro e Felipe Giaffone. Beto não teve a mesma sorte do David e saiu do caminhão consciente, mas imobilizado na maca, por conta das pancadas que recebeu no braço e na perna. Em resumo, a corrida teve muita pressão, muita perseguição, mas não necessariamente muitas ultrapassagens. Dessa maneira, atrás do vencedor Cirino vieram André Marques (MAN) em 2º, Leandro Totti (VW) em 3º, Fogaça em 4º e Roberval Andrade (Scania) em 5º, fechando o pódio. Próxima prova da Truck em 8 de Novembro, em Cascavel.

 

Para encerrar, tivemos a etapa da “Milha Monstro” da NASCAR, o oval de concreto de Dover, no Delaware, uma pista que pessoalmente não gosto, mas os americanos adoram aquela coisa. Enfim, a categoria é deles, eles correm onde quiserem... para uma parte considerável da torcida foi um domingo de comemoração, afinal não vai ser dessa vez que Jimmie Johnson conseguirá seu 7º título: ele teve problemas de suspensão, ficou diversas voltas parado na garagem tentando consertar o problema, voltou à corrida mas chegou muito atrás para conseguir passar para a próxima fase do Chase. Quem conseguiu de maneira surpreendente se manter na briga foi o vencedor Kevin Harvick, que se recuperou de dois resultados muito ruins para uma vitória que o recolocou de volta no páreo. Por sinal, primeira vitória desde o mês de março – o que na NASCAR quer dizer um monte de corridas de jejum... Logo atrás dele chegaram Kyle Busch em 2º, Dale Earnhardt Jr. em 3º, Jamie McMurray em 4º e Eric Almirola em 5º – aliás, a curva ascendente do desempenho do Almirola vem me surpreendendo. O garoto está em uma fase muito boa. O destaque do dia, além do vencedor, claro, foi o “Mr. Yellow Flag” Jeb Burton, que foi visitar o muro 2 vezes e causou portanto 2 bandeiras amarelas. Esse resolveu dar prejuízo para o dono da equipe... Semana que vem, claro, tem mais Chase.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini