Domingo de emoções... positivas e negativas! Print
Written by Administrator   
Sunday, 02 August 2015 23:00

Olá leitores!

 

Final de semana com diversas emoções, algumas positivas, outras negativas, mas o importante é que não ficamos sem nosso esporte favorito, o automobilismo.

 

Começando pelo DTM, que teve duas corridas com cenários diametralmente opostos no Red Bull Ring. Na ensolarada prova do sábado, vitória do italiano Edoardo Mortara, que apresentou um desempenho surpreendente com seu Audi nas subidas e descidas do circuito austríaco. Atrás dele vieram os Mercedes de Wehrlein (2º) e Di Resta (3º). Farfus (BMW) terminou em 6º, bom resultado em relação à média que vem conseguindo esse ano. Já no domingo, caiu uma chuva considerável na pista, o que inclusive motivou o adiamento da largada e a largada com safety car devido à pista encharcada. Mattias Ekström (Audi) dominou de ponta a ponta, sabendo quando poupar o carro e quando acelerar para não dar chances de ultrapassagem ao 2º colocado, o inglês (portanto, bastante acostumado à pista molhada) Gary Paffett (Mercedes). Em 3º chegou o Mortara, coroando um ótimo final de semana. Como destaques da prova eu colocaria o desempenho dos carros da BMW no molhado: não sei se algum piloto da marca bávara chegou a não sair da pista na Gösser Kurve (a curva 3, aquela na parte alta da pista perto do chalé)... cada vez que mostravam algum piloto saindo naquela curva, a grande maioria era de BMWs, inclusive o Farfus (que não andou bem na chuva e terminou apenas em 18º na final... se levarmos em conta que o melhor BMW foi o português Félix da Costa, em 10º lugar, veremos que não foi só ele que não se encontrou na pista molhada. Destaque negativo para o “Dick Vigarista” Timo Scheider, que ao ser ultrapassado por 2 carros na última volta chegou na freada da mesma Gösser e... deixou o carro “escorregar” para cima do Wehrlein, que com a batida por trás na freada acabou atingindo o Wickens e acabaram ambos na caixa de brita. Scheider terminou em 6º, mas após analisar as imagens e a telemetria os fiscais excluíram ele do resultado da prova. Merecidamente, diga-se de passagem.

 

Terminou esse domingo o tradicional Rali da Finlândia (antigamente conhecido como Rali dos 1000 Lagos), com vitória... de um finlandês, claro. Jari-Matti Latvala (VW) dessa vez não foi parar com o carro lá na vala (sim, trocadilho infame...) e venceu com pequena vantagem (13 segundos) o atual bicampeão da categoria, bem encaminhado para o tricampeonato, Sébastien Ogier (VW). Pódio foi completo com o norueguês Mads Ostberg (Citroën), que herdou ainda no sábado a posição do Kris Meeke, que deu uma senhora duma panca que serviu – mais uma vez – para mostrar o quão fortes são as gaiolas de proteção da categoria. Por falar em acidente, sim, ele também se acidentou. Kubica não deixaria de passar uma oportunidade dessas...

 

Por falar em acidente, pancada plasticamente assustadora na primeira prova da Stock Car em Curitiba. Talvez, apenas talvez, fosse hora de rever a regra que impede o piloto que não chegar com o carro nos boxes pelos seus próprios meios de largar na segunda corrida do dia... enfim, felizmente (ou infelizmente) não sou eu que escrevo os regulamentos. Se fosse, teriam menos erros de português (baixem um qualquer do site e confiram). Não tenho certeza se Laurens Vanthoor, o piloto belga convidado para substituir Cacá Bueno (Red Bull), suspenso por criticar as altas autoridades do esporte, voltará para a Europa com uma boa impressão do que viu... Até criança invadindo a pista teve. Na primeira corrida, definida pela soma dos tempos feitos antes da bandeira vermelha por causa da monstruosa panca com os tempos obtidos após o recomeço da prova, vitória com autoridade do Marcos Gomes (Voxx), que garantiu a liderança com uma bela ultrapassagem sobre Allam Khodair (Full Time). Completando o pódio tivemos Daniel Serra (Red Bull). Na segunda corrida, vitória de ponta a ponta de Sergio Jimenez, a primeira da equipe C2, muito comemorada pelos integrantes da mesma. Sem 2º chegou Júlio Campos (Mico’s) e em 3º veio Diego Nunes (Vogel). Felizmente, Thiago Camilo e Felipe Fraga, os mais afetados pelo grave acidente da primeira corrida, não sofreram fraturas, mas ainda assim passarão a noite de domingo para 2ª em observação no hospital.

 

Na prova de Mid-Ohio da Fórmula Indy, a estreia de uma ótima novidade: um painel luminoso na lateral do carro mostrando qual a posição do carro na pista e se ele está usando o Push-to-Pass ou não. Numa prova em circuito misto, admito que a utilidade é meio relativa, mas nos ovais será fundamental para o público. E assim como o papai Bobby, que sempre tinha bons resultados nessa pista, a vitória ficou com Graham Rahal, beneficiado por uma bandeira amarela provocada pelo Sage Karam, da equipe “júnior” da Ganassi. Equipe essa que não teve um bom dia, já que o outro piloto dela, Charlie Kimball, foi alvejado pelo Will Power na primeira bandeira amarela da prova e tomou gosto pela coisa, causando outras duas amarelas... Depois do Graham chegaram Justin Wilson em 2º e Simon Pagenaud em 3º. Tony Kanaan foi 5º, Helinho 15º, e o líder do campeonato Montoya (que se deu muito mal com a bandeira do Karam) foi 11º.

 

E tivemos também NASCAR, em uma de minhas pistas favoritas, o tri-oval de Pocono, onde Kyle Busch teve toda a chance do mundo de emendar 4 vitórias em seguida, mas ele e a equipe preferiram apostar em uma estratégia de economia de combustível, e ele ficou sem gasolina na última volta... juro, se eu fosse piloto e a equipe viesse com essa conversa fiada pelo rádio, eu receberia uma senhora de uma multa, pois iriam ouvir poucas e boas pelo rádio e eu certamente seria multado pelo volume de palavrões utilizado. Sorte do Matt Kenseth, que garantiu para a Joe Gibbs Racing a 4ª vitória em sequência. Em 2º chegou Keselovski (que em um dos pit-stops freou muito tarde e atropelou 2 de seus mecânicos, além de jogar longe um dos pneus que utilizaria, e que gerou posteriormente uma bandeira amarela para “resgate” do pneu), em 3º Jeff Gordon em sua temporada de despedida, em 4º Dale Jr, e fechando o Top-5 veio Greg Biffle. Buschinho, que largou na pole, terminou apenas em 21º lugar... se vencesse, já entraria nas 30 primeiras posições e estaria em condições de entrar para o Chase. Vai ter que aguardar a próxima corrida, se bem que ainda faltam 4 corridas para a definição de quem vai ou não para os playoffs da categoria.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini