A volta de Christine? Print
Written by Administrator   
Sunday, 08 March 2015 23:27

Olá leitores!

 

Enquanto estamos todos na expectativa pelo começo da temporada de Fórmula 1 (calma, já é no próximo final de semana...), o mundo da velocidade não para, e especificamente esse fim de semana tivemos duas categorias muito legais – mas que não estão no auge de sua forma – competindo em terras latino-americanas.

 

Na Argentina, com diversas categorias nacionais servindo de apoio para o evento principal, começou a temporada do WTCC no belíssimo circuito de Termas de Rio Hondo, em Santiago del Estero. E tudo indica que novamente a disputa será entre os pilotos da Citroën: na primeira corrida o herói local e atual campeão José Maria “Pechito” López venceu com 3 segundos de vantagem para o companheiro de equipe Yvan Müller e 7 e meio sobre o outro companheiro Sébastien Loeb. Na segunda corrida foi a vez de Loeb vencer com 4 segundos e meio de vantagem para López e 10 segundos de vantagem para Tiago Monteiro, de Honda. Aliás, nas 2 corridas do dia, os 7 primeiros colocados pilotavam ou Citroën ou Honda. Os Chevrolet não estão nem fazendo cócegas nessas duas marcas e os Lada... deixa para lá. Quando lembramos daquelas intensas disputas envolvendo Alfa Romeo, BMW e Seat do passado, dá uma pontinha de tristeza.

 

No México tivemos a terceira etapa do campeonato do WRC, com a terceira vitória seguida de Sébastien Ogier, da VW. O único que ofereceu algum combate foi o Latvala, mas como de costume o finlandês bateu em um acidente de relevo, perdeu uma roda, abandonou, e facilitou a vida do francês para conquistar mais uma vitória. A briga pela liderança foi tão morna que o grande destaque do final de semana foi o piloto Ott Tänak (acho que a grafia é essa), que logo na terceira especial cronometrada perdeu o controle de seu Fiesta, saiu da pista e caiu com o carro em um lago. Ainda bem que piloto e co-piloto sabem nadar, pois o carro afundou em meio minuto. A equipe M-Sport pescou o carro (não perderia a piada por nada no mundo...) e conseguiu colocar o equipamento em condições de prosseguir no dia seguinte, evidentemente sem condições de sonhar com pontuação. Justiça seja feita: o rapaz é da turma do Kubica, andando sempre meio segundo mais rápido do que o carro pode oferecer, aí fica difícil não se acidentar. Comprovando a facilidade da vitória, o segundo colocado (Mads Ostberg, de Citroën DS3) terminou 1 minuto e 18 segundos atrás e o terceiro colocado (Andreas Mikkelsen, de VW Polo) chegou com 1 minuto e 25 segundos de desvantagem. É outra categoria que quando pensamos no passado, com disputas ferrenhas entre Citroën, Peugeot, Subaru, Ford e Mitsubishi, quase entramos em depressão. A próxima etapa também será em território americano, Rali da Argentina de 23 a 26/04.

 

E na NASCAR a maré de azar do Jeff Gordon, em seu ano de despedida da categoria, continua: após fazer a pole position com direito a quebra do recorde da pista de Las Vegas, em um treino livre a dona Nanica Patrick fez o favor de rodar na frente do Jeff, ele não teve como desviar, e danificou o carro o suficiente para necessitar a troca de carro... o que significa que teve que largar na última posição. Mesmo assim, vinha fazendo uma boa corrida de recuperação, e antes da metade da corrida já estava perto dos 10 primeiros colocados. Contudo, na volta 171 essa recuperação acabou: Jimmie Johnson e Jeb Burton tiveram uma agressiva disputa de posições, visitaram o muro, e Gordon não conseguiu desviar, danificando a frente do carro e passando a disputar apenas posições intermediarias. Jimmie Johnson, por sinal, estava em um dia “inspirado”, já que gostou de visitar o muro e repetiu a dose, já que o pneu dianteiro direito sofria com os danos causados pelo acidente com Jeb Burton. Assim sendo, a vitória finalmente caiu nas mãos de quem estava fazendo por merecer desde a primeira corrida: Kevin Harvick, que está em uma fase muito boa desde o final do ano passado (venceu as duas últimas provas de 2014 e foi segundo colocado nas duas primeiras corridas do ano) e fez tudo certo nesse domingo, desde a pilotagem até a estratégia. Vitória mais do que merecida. No próximo domingo teremos a etapa de Phoenix, uma das pistas que acho mais interessantes dentre os ovais curtos.

 

Para terminar, umas pinceladas a respeito do grande caso de mistério da atualidade: o que raios aconteceu com Alonso? Desde o tempo de hospital muito longo para quem (alegadamente) sofreu concussão cerebral até a troca do sistema de recuperação de energia da Honda pelo da própria McLaren, muita fumaça aparece entre as declarações oficiais e o que efetivamente deve ter acontecido. A hipótese do espanhol ter desmaiado vítima de um choque elétrico, de repente, deixa de ser apenas teoria conspiratória/especulativa para parecer uma probabilidade bem razoável. E se for isso, esse carro tem erro grave de projeto. Enfim, já foi anunciado que ele não estará em Melbourne para a abertura da temporada, e Kevin Magnussen estará em seu lugar. Que o carro não eletrocute mais ninguém. Se o fizer, aproveitando o gancho do Vettel, que dá nome aos seus carros, poderemos batizar esse McLaren de 2015 de “Christine”.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini