Copa? Que Copa? Print
Written by Administrator   
Sunday, 29 June 2014 23:21

Olá leitores!

 

Mesmo com grande parte das atenções voltadas para o mundo do futebol, o esporte a motor não para.

 

Sábado, como de costume, tivemos a etapa de Assen da MárquezGP, ops, MotoGP. O garoto conseguiu a 8ª vitória seguida. Nem há muito o que comentar, ele é um excelente piloto na melhor moto do grid, e o resultado só pode ser esse. A última vez que um piloto venceu as 8 primeiras corridas foi no longínquo ano de 1971, com a lenda Giacomo Agostini. Nem a chuva que caiu antes da largada conseguiu impedir Marc Márquez de ganhar mais uma corrida. Mesmo largando com moto com pneus de chuva e tendo depois que parar para trocar pela moto com os pneus slicks, mesmo escapando do traçado após a troca de moto, nada disso foi suficiente para evitar mais uma vitória do fenômeno espanhol. Em segundo ficou Dovizioso, que fez uma corridaça com a Ducati e pilotou muito no tradicional traçado holandês. Fechando o pódio tivemos o Pedrosa, que como de costume fez uma corrida correta, nada mais do que isso. Haja vista as circunstâncias (largou dos boxes após uma indecisão se largava com a moto com pneus de chuva ou arriscava com os slicks), até que o 5º lugar do Valentino Rossi não foi um mau resultado, o que não se pode dizer do horroroso 13º lugar do Jorge Lorenzo, que largou em 9º. Sem querer fazer bullying, mas parecia que estava o Pedrosa com a moto do Lorenzo e vice versa, haja vista o desempenho apresentado. Obviamente não dá para ventilar essa hipótese pois são de marcas rivais e o Pedrosa é consideravelmente mais baixo que o Lorenzo, mas dá para dizer que o Lorenzo teve um dia de Pedrosa e vice versa. Na Moto3, o brasileiro Eric Granado até largou bem, mas o motor da moto começou a falhar em alta e não conseguiu passar de um 19º lugar. Acho que deveria procurar outra equipe para o ano que vem, pois os dois companheiros de equipe dele estão melhores que ele no campeonato e obviamente as melhores peças da equipe irão para os outros, não para a moto dele. Por vezes é bom retroceder para poder avançar.

 

Na noite de sábado tivemos mais uma etapa da NASCAR Sprint Cup, no Kentucky, e a vitória ficou com o Brad Keselowski, sua 12ª na categoria principal. E foi uma vitória com autoridade, tendo liderado 199 das 267 voltas – o que também garantiu para ele mais alguns pontos extras. Em 2º chegou o Kyle Busch e em 3º o Ryan Newman. O toque bizarro ficou por conta do Keselowski, que na comemoração da vitória cortou a mão direita quando uma garrafa de champanhe se quebrou, recebendo alguns pontos na mão no ambulatório do autódromo. Levando em conta que tem corridas que eles comemoram a vitória com isotônico ou refrigerante, ambos em embalagens de plástico, credito o acidente à falta de costume com o líquido da comemoração... a liderança do campeonato continua com Jeff Gordon, que terminou a corrida em 6º lugar, seguido pelo Jimmie Johnson e pelo Dale Earnhardt Jr. Temos 3 carros da Hendrick Motorsports nos 3 primeiros lugares do campeonato, impressionante.

 

Na manhã do domingo tivemos mais uma etapa do DTM, no circuito urbano de Norisring, em Nuremberg, corrida que começou com a pista bem molhada – o que nessa pista é um problema, já que o autódromo ocupa uma área de estacionamento de um parque, e contorna um antigo palanque construído nos anos 1930 para comícios de um famigerado estadista austríaco... no seco a aderência do lugar já não é das melhores, com piso molhado aquele monte de faixas pintadas no asfalto não ajudam em nada a aderência dos carros. Se quiserem conferir, procurem no Street View a Zeppelinstrasse, em Nuremberg. A vitória, de ponta a ponta, ficou com o canadense Robert Wickens (Mercedes), que fez uma corrida irrepreensível, dominando a prova seja na parte com piso molhado, seja no final com a pista praticamente seca. O Jamie Green (Audi) terminou quase 24 segundos atrás, o que numa pista tão curta significa uma distância considerável, com o Mattias Ekström (Audi) na 3ª posição. O melhor dos BMW foi o do líder do campeonato, Marco Wittman, com o brasileiro Augusto Farfus terminando apenas em 14º, 1 volta atrás do líder. Ele foi vítima de uma estratégia que dependia da entrada do safety-car, que acabou não acontecendo.

 

Tivemos também rodada dupla da Indy em Houston. Na primeira corrida, no sábado, tivemos o domínio colombiano, com vitória do Carlos Huertas, seguido pelo Juan Pablo Montoya e pelo Carlos Muñoz em 2º e 3º respectivamente. Helinho foi 9º e Tony Kanaan 13º. Na corrida do domingo, vitória do Simon Pagenaud, seguido pelo Mikhail Aleshin e pelo Jack Hawksworth, os 3 com motores Honda. O Tony Kanaan acabou em 10º lugar e o Helinho abandonou por acidente.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini