Superturismo Cearense – O Renascimento da Fênix Print
Written by Administrator   
Monday, 14 January 2013 19:47

 

 

Uma ave fabulosa, única da espécie, que, após viver 300 anos, supostamente, deixava-se arder em um braseiro para, em seguida, renascer das próprias cinzas. É esta a história da Fênix a ave da mitologia grega que pode ser empregada para a categoria Superturismo, integrante do Automobilismo Cearense.

 

Pelo menos é essa a ideia de Maurílio Reis, piloto, comissário da Federação Cearense de Automobilismo e dirigente da Associação Cearense de Pilotos de Turismo (APT), que organiza a Superturismo, para a temporada de 2013.

 

Dos corsas para o carro ST projetado especialmente para os pilotos da APT, a Superturismo abriu corrida para a Fórmula Truck e já ocupou 33 lugares no grid de largada do Autódromo Internacional Virgílio Távora.

 

Após um ano perdido em 2011, a temporada de 2012 foi um fracasso para a Superturismo que, nem mesmo a transmissão da corrida em TV aberta (TV Diário 22 UHF Fortaleza) e a união com os Spirit e CTM, não conseguiu juntar mais de 10 carros da categoria.

 

Com os brios mexidos, Maurílio iniciou um movimento silencioso, mas eficaz. Sem alarde, contratou o experiente “Pedro Bala” (na foto com o filho e seu auxiliar) para realizar uma verdadeira renovação nos carros. Desmontada a carenagem, retiradas as peças da suspensão, o motor, câmbio e toda parte elétrica e de alimentação, os chassis serão lixados e receberão nova pintura (tinta naval) e tratamento antiferrugem.

 

 

Com os novos motores GM 1.4 e câmbio do Celta, já há a confirmação de diversos pilotos para a temporada de 2013 e um deles é o campeão Luizinho Gonzaga.

 

Luizinho (na foto à frente do carro), piloto jovem e talentoso, estava na oficina do “Pedro Bala” quando estive no local para ver de perto o trabalho que se iniciara. O interesse em ver seu carro revigorado é um indicativo que a categoria está se movimentando.

 

Pilotos e dirigentes da Associação de Pilotos de Turismo (APT), entidade que organiza a categoria Superturismo, se reuniram ainda em dezembro, no Hotel Meridional, em Fortaleza (CE), para traçarem os planos da ST na temporada de 2013.

 

Durante um bom tempo os carros ficaram parados, sofrendo com as condições de tempo.

 

Atendendo a uma convocação do presidente da entidade, o piloto Raul Fontenele, que passou a palavra pra Maurilio Reis, aclamado presidente da APT para 2013, foi exposta a situação atual da categoria, que, em 2012 teve uma grande baixa no numero de pilotos e chegou a fazer uma corrida com apenas três carros no grid unificado do Campeonato Cearense de Protótipo, reunindo a CTM e Spirit.

 

Para quem já viu grid com 28 carros ST na pista o Autódromo Virgílio Távora (Eusébio – CE) vai poder conferir no próximo ano um grid com, no mínimo 21 pilotos divididos nas categorias “A” e “Light”, correndo separadas das outras duas categorias.

 

Na categoria “A” estão confirmadas as participações de onze pilotos Adriano Rabelo, Ênio Santos, Tuta Sancho, Pedro Virgínio, Paulo Holanda, Beto Pontes, Júlio Mourão, Eduardo Mourão, Edinardo Filho, Raul Fontenele, e Renato Silveira.

 

Com todos os Chassis recuperados e com tratamento especial (pintura naval) para resistir à corrosão, 2013 vem aí.

 

Na “Light” vão correr Maurilio Reis, Vicente Paiva, Duda Brígido, Daniel Busgaib, Fernando Pessoa, Adolfo Oliveira, Franco Mendonça, Leo Santos e Henrique Santos (em dupla), e Felipe Cardoso, 10 pilotos, mas em 9 carros, já que no caso da dupla de irmãos Leo e Henrique Santos, eles vão correr, cada um, uma prova no domingo e somarão pontos para um só carro.

 

Além disso, faltam confirmar se disputam o campeonato de 2013 os irmãos Vitor Frota e Rodrigo Frota (cada um com um carro), Rodrigo Ventura, Mano Rola, Cléber Brasileiro, Geraldinho Rola, Marcos Rola, e Luizinho Gonzaga.

 

A primeira providencia adotada pela APT para tirar os carros da garagem foi um trabalho, capitaneado por Maurílio Reis, de “catequização” e convencimento dos pilotos afastados de retomarem as atividades de uma categoria que se marcou pelas disputas equilibradas dentro da pista e com um baixo custo de manutenção.

 

Luizinho Gonzaga, campeão da temporada 2008, e fora desde 2010, já confirmou presença para 2013.

 

Com o desgaste natural dos carros inativos, todos eles são obrigados, em entendimento com a Federação Cearense de Automobilismo (FCA), atendendo às exigentes normas de segurança nas pistas impostas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a passarem por uma revisão completa da parte estrutural que custa R$2.400,00.

 

Nesta revisão os chassis passam por uma reforma que envolve pintura e revestimento anticorrosivo. A bolha (carenagem) de fibra de vidro é revisada, reforçada e pintada. A revisão se completa ainda com a troca de chicote elétrico, dutos de fluidos (combustível, freio e refrigeração), suspensão, motor e caixa de marcha.

 

A pintura do chassi tem ainda o objetivo de dar maior durabilidade ao equipamento apontando e corrigindo possíveis pontos de desgaste. Uma vez revisado, o chassi é pintado com uma tinta de alta densidade, a mesma usada na indústria naval para o revestimento do casco de embarcações.

 

As disputasno autódromo Virgílio Távora sempre foram duras e em 2013 o equilíbrio promete ser grande.

 

Para dar maior competitividade na disputa pelo campeonato, a pontuação de cada categoria se estende apenas aos cinco primeiros pilotos, com mais um ponto pela pole position e outro pela volta mais rápida. A direção estuda ainda outras medidas para estimular a competição, como dobrar o número de pontos na última etapa do ano.

 

Os carros da Categoria “A” correm com motores 1.4 Econoflex, equalizados para atingirem 125 Cavalos Força.

 

Os da categoria Light usam os antigos motores GM 1.6 equalizados para atingirem 106 Cavalos Força.

 

Até a próxima!

 

Robério Lessa


 

Last Updated ( Tuesday, 22 January 2013 13:40 )