A força do sertão nordestino Print
Written by Administrator   
Friday, 10 February 2017 20:23

Olá, amigos leitores do Nobres do Grid.

 

Foi no dia 10 de dezembro de 2015 que o Ceará deu adeus ao seu único kartódromo homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) com a destruição de uma pista na qual passaram feras como Ruben Carrapatoso, Renato Russo, Danilo Dirani, Sérgio Jimenez, Olin Galli, André Nicastro e o cearense, Marcus Vinícius Kinho, que conquistara em 2013 seu primei dos quatro títulos brasileiros.

 

O que ninguém esperava era que pouco mais de um ano após o fim da pista na cidade do Eusébio, um outro município cearense pudesse reunir kartistas para as primeiras voltas em uma pista recém construída.

 

Distante 163 quilômetros de Fortaleza, a cidade de Morada Nova foi a escolhida pelo empresário Wanderley Nogueira, atual prefeito do município, eleito em 2016, para receber um empreendimento que, segundo ele, terá condições de receber provas internacionais.

 

O primeiro passo foi dado, quando, em janeiro deste ano, foram realizados os primeiros treinos na pista de 1.500 metros com largura de 10 metros e uma reta de 600 metros, com várias possibilidades de traçado. As dimensões da pista foram definidas com o objetivo de garantir a certificação da CBA e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

 

 

Além disso, segundo revelou Wanderley Nogueira, serão construídos 36 boxes (18 de cada lado na extensão da grande reta), arquibancada, sala de imprensa, torre para direção de prova e salas para administração do kartódromo e outras finalidades, restaurante, lanchonete, hospedaria para os karts e hospedagem para pilotos, mecânicos e preparadores. Outra atração do local será uma pista de terra para UTV, quadricíclo e moto.

 

A grande motivação do empresário em construir o kartódromo foi por conta de seu filho Vinícios Nogueira, que iniciara em 2015 o aprendizado no kart e mostrava  habilidade na condução, mas que ficou sem ter onde dar continuidade à sua caminhada dada a destruição da pista no Eusébio.

 

 

Sem revelar o valor investido no empreendimento, Wanderley revela em seu olhar a satisfação em ver que na terra árida da cidade da Região do Jaguaribe surge um oásis para o futuro do kart cearense.

 

“Quando vi a decepção de meu filho ao chegar para treinar e se deparar com aquela pista destruída, aquilo partiu meu coração. Era como se estivessem arrancando um sonho dele. Daí disse para ele que iria construir a pista para ele treinar e seguir seu sonho, e hoje vejo que esse sonho que tenho ajudado a se tornar realidade não é só dele, mas sim de muitas pessoas que amam correr de kart”.

 

 

Segundo o empresário, o kartódromo deve ser inaugurado em agosto com os festejos de aniversário do município, que completa 141 anos de existência em 2017.

 

E este começo de ano tivemos a edição histórica do Rally Piocerá, celebrando 30 anos do evento. A largada aconteceu na Ponte Estaiada, em Teresina, e após 264 quilômetros percorridos, a prova finalizou em Piripiri, PI

 

O primeiro dia de prova - considerado o mais técnico desta edição - aconteceu entre Teresina e Piripiri. Foram mais de sete horas de concentração, com pilotos e navegadores cumprindo as médias de velocidade estabelecidas pela organização e, ao mesmo tempo, enfrentando obstáculos naturais de diversos tipos. As médias de velocidade eram altas e tinha muitas pegadinhas e balaios que testaram a eficiência dos competidores. O roteiro adentrou florestas naturais, região de carnaúbas e matas fechadas.

 

 

No segundo dia da disputa, os competidores cumpriram 263 quilômetros de disputas, entre as cidades de Piripiri (PI) e Viçosa (CE), com os mais variados tipos de trilhas, Os participantes enfrentaram descidas íngremes com pedras, areia, erosões e médias de velocidade alta. Após a largada de Piripiri (PI) às 7h30, o roteiro seguiu para as regiões de Brasileira, Alto Alegre e São João da Fronteira, para aí sim, entrar no Ceará e montar acampamento em Viçosa, na Serra de Ibiapaba. No total, cerca de 1 mil pessoas dão vida ao certame, que leva as emoções do automobilismo off-road para o sertão do Brasil. O grid conta com as categorias bike, carros 4x4, motos, quadriciclos e UTVs. 

 

O terceiro e penúltimo dia do Rally Piocerá passou pela caatinga do Ceará e apresentou uma prova com médias de velocidade justas, porém, sem tantos obstáculos. Característica que só fez aumentar a adrenalina e deixar o pódio ainda mais concorrido. O terceiro dia do certame largou às 8h do município de Viçosa, CE, e foi relativamente curto (quando comparado aos demais), após percorrer os 156 quilômetros de trechos cronometrados, chegaram a cidade de Sobral. Foram pouco mais de seis horas de disputas, que pediram extrema concentração, afinal, qualquer detalhe fez a diferença no saldo final.

 

 

O Rally Piocerá segue neste sábado, 28, sentido as dunas de Cumbuco, na cidade de Caucaia - vizinha a bela Fortaleza. Por lá será comemorada a grande chegada do evento e desta caravana corajosa que aceitou este desafio off-road em meio ao sertão nordestino, completando cerca de mil Km de desafios,

 

A largada do último dia de certame aconteceu às 6h de Sobral, CE, e foram mais de oito horas de navegação para concluir os 304 quilômetros, que passaram por Santo Antonio, Iraçuba, Itapajé e Pentecoste. Com obstáculos variados e a temperatura sempre alta, pilotos e navegadores foram bastante exigidos e, ao cruzarem a linha de chegada, o desgaste físico era perceptível para todos os pilotos nesta edição que contou com um grid de 81 veículos apenas na categoria carros. Eles estiveram distribuídos nas categorias Máster, Graduados, Turismo, Júnior e Expedição. O Rally Piocerá ainda teve as modalidades bikes, motos, quadriciclos e UTVs. 

 

 

Nos carros, os campeões foram Paulo Goes e Jonathan Ardigo (Master), Maycon Gomes Soares e Daniel Rocha Rodrigues (Graduados), André Carvalho e André Carvalho Filho (Junior), Paulo Renato Andrade e Thiago Alves Feitosa (Turismo). Nas motos, Tunico Maciel (Master), Lenilson Viana (Sênior), Luiz Lobão (Executivo), Sandro Hoffamnn (Over 40), José Roberto Cunha (Over 50), Carlos Estevam Rebelo (Junior), Patrick Carneiro (Novatos) e Bruno Pereira Neves (Moto Rally). Nos UTVs, a dupla Lucas Barros/Breno Rezende faturou o título da graduados e Márcio Assunção de Sousa/Davi Cavalcante, da Novatos. Nos quadriciclos, Artur de Carvalho Junior foi o vencedor da graduados e Diego Domingos Pontes, da Novatos.

 

Muito além de um rally.

 

 

Além das disputas, o Piocerá foi marcado pelas ações sociais. O Projeto Rallyteca distribuiu 10.000 livros ao longo do caminho. Outra ação de sucesso em benefício dos mais necessitados foi o ‘De Olho na Trilha’, que realizou atendimentos oftalmológicos e irá distribuir óculos para quem tem necessidade.

 

Abraços,

 

Robério Lessa