Nordeste Brasileiro: uma terra de oportunidades! Print
Written by Administrator   
Monday, 09 March 2015 00:05

 

Olá amigos leitores do Nobres do Grid!

 

Após um hiato de alguns meses estou de volta às atividades aqui neste espaço ofertado pelos amigos que fazem o Nobres do Grid, em especial o Flávio Pinheiro e o Fernando Paiva.

 

Hoje vou começar falando da alegria que tive de ver que o Nordeste continua nos planos da mais popular categoria do Automobilismo Brasileiro, a Fórmula Truck. Apesar de não colocar os pés, ou melhor, os pneus, no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no Ceará, desde 2011 (a última corrida no Eusébio ocorreu em 2010), a organização da Truck permanece em solo nordestino e abriu a sua 20ª temporada na cidade pernambucana de Caruaru.

 

O jornalista Celso Miranda, narrador da categoria que é transmitida pela Band TV,  comentou sobre sua surpresa ao ver o público que fora prestigiar o evento no agreste pernambucano. “Com apenas dois autódromos o Nordeste brasileiro fica praticamente fora do cenário das grandes competições. Neste fim de semana acompanhei a estreia da temporada 2015 da Fórmula Truck no circuito de Caruaru, e pude perceber o quanto o esporte a motor perde por não ter mais autódromos na região. O povo adora corridas, quer estar perto e participa apaixonado da festa. Todos sabemos que foi a região Nordeste a que mais evoluiu em termos econômicos nos últimos 10 anos e, claro, seria importante estar por ali pra fazer o marketing com novos e futuros clientes.
É necessário trabalhar novas ideias, alternativas ao que aprendemos até aqui ser o caminho certo, e mais pistas no Nordeste pode ser um desses novos caminhos”, comentou Miranda.

 

A constatação do renomado jornalista ratifica o que já escrevi aqui neste espaço. É preciso alargar as fronteiras, buscar novos caminhos e novos mercados. A Stock Car encontrou na Bahia, onde as ruas do Centro Administrativo da Bahia, sede do governo, se transformam em pista para que os potentes motores v8 da categoria.

 

 

Acima, o Autódromo Virgilio Táviora, no CE. Abaixo, o Autódromo Ayrton Senna, em PE. Se reformados, ótimas opções.

 

Enquanto o Ceará, leia-se Governo do estado e Federação Cearense de Automobilismo, não conseguem atrair categoria alguma, e o Maranhão não transforma o projeto de um Autódromo em realidade, Bahia e Pernambuco colhem os frutos deixados pelas duas maiores categorias brasileiras.

 

Fora da esfera governamental, algumas empresas começam a enxergar futuro na Região Nordeste, como é o caso da JB Kart Parts, fornecedora oficial e exclusiva no Brasil dos motores Ital System. Capitaneada pelo piloto Sérgio Jimenez, a JB é fornecedora de motores para o Campeonato Cearense de Kart e para o Norte brasileiro de Kart.

 

O cuidado que a empresa tem com sua imagem é tamanho, que não aproveitou um parafuso sequer dos motores usados na competição cearense em 2014, e levou para o Kartódromo Internacional Júlio Ventura, na cidade do Eusébio, 15 motores zero quilômetro para o certame deste ano na categoria Graduados.

 

Com tecnologia italiana, os motores da Ital System, sediada em Montesilvano, foi colocado à prova no Ceará.

 

Acreditar no Nordeste não é ação benemérita, é sim alargar um mercado.

 

Ficando no Kart, hoje, na disputa cearense, somente os chassis Techspeed (10 karts) e Birel-Art (dois karts) alinharam no grid da categoria Graduados (motores dois tempos). Na categoria Fórmula Quatro, ainda se vê um Birel-Sudan e três Mini, o restante são Techspeed. O que percebemos é que a Techspeed, sem nenhuma ação de marketing mais direta para a região que lhe deu dois títulos brasileiros com o piloto cearense Marcus Vinícius Kinho em 2013 e 2014, domina as vendas, no entanto a falta de um trabalho voltado para o mercado cearense e nordestino poderia alavancar os negócios de outras marcas.

 

Quem sabe o campeonato Norte brasileiro não seja o “V zero” para uma correção no rumo mercadológico. As provas da competição regional terão peso de uma competição chancelada pela CBA, a exemplo do Sul brasileiro de Kart e podem servir de boa preparação para o Brasileiro de Kart que chega à sua 50ª edição este ano.

 

Diego Felício, piloto da marca Techspeed, conquistando a vitória em uma das baterias do Norte Brasileiro de kart.

 

O Nordeste, como diria a carta de Pero Vaz de Caminha em sua carta ao Rei Dom Manuel, escrita quando aportou na Ilha de Vera Cruz em maio de 1500, “Esta terra, senhor, em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar dar-se-há nela tudo”, que nos dia de hoje poderia ser “em se investindo tudo tem retorno”.

 

Jimenez enxergou, Neuza Navarro manteve o que apontara Aurélio Batista Félix, e a Stock deu sequência ao que implantara Carlos Alberto Col.

 

Talvez o que essa região precise, em se tratando de automobilismo, é de um choque de gestão.

 

Daqui a pouco começam a falar na eleição da CBA, dirigida hoje pelo pernambucano Cleyton Pinteiro, que recebe inúmeras críticas, por não ter conseguido dar impulso ao Automobilismo Nordestino e ficar à reboque da organização da Fórmula Truck e Stock Car, que bancam muito da infraestrutura que é necessária à realização das corridas em Caruaru e Salvador.

 

Se os empresários ligados ao automobilismo abrirem os olhos, podem ganhar muito investindo no nordeste.

 

Talvez chegue a hora dos nordestinos se unirem e formalizarem uma pauta factível e coerente com o tamanho da região.

 

Nesses tempos bicudos de Dólar valendo três Reais e muitas incertezas no cenário econômico, o automobilismo precisa ser minimamente atrativo para as empresas, daí a necessidade de ser tocado com maior profissionalismo.

 

Não há mais tempo para achismos, é tempo de ações planejadas.

Neste lado de cá do Brasil ainda há muito que crescer.

 

Vou ficando por aqui.

Obrigado pela leitura e até a próxima.

 

Robério Lessa

 

 

 

 

Last Updated ( Monday, 09 March 2015 00:52 )