Onde está a coerência? Print
Written by Administrator   
Sunday, 14 September 2014 01:17

Olá, Amigos. 

 

Hoje vou relatar sobre a grande polêmica gerada na categoria Graduados do Campeonato Cearense de Kart em sua quinta etapa, disputada dia 23 de agosto. A prova teve momentos de emoção, polêmica e revolta.

 

A primeira polêmica, e também primeira revolta ficou por conta do choque entre os pilotos Igor Figueiredo e Lutianne Soares na volta de instalação para o grid da primeira bateria. Uma distração de Igor fez com que o piloto do kart 81 enchesse a traseira do kart 99 de Lutianne. O choque causou atraso na largada, já que os outros pilotos abriram mão e permitiram o reparo dos dois concorrentes, mas Igor recebeu uma punição e teve de largar em último, e Luitianne preferiu largar dos boxes.

 

A segunda polêmica e segunda revolta também surgiram no momento em que os pilotos foram realinhados no Grid. Para surpresa de Diego Felício, que era o último antes da punição de Igor, os comissários da Federação Cearense de Automobilismo (FCA) informaram que ele deveria guardar a distância para o lugar de Igor, que estava atrás dele punido que fora.

 

Largada dada, Kinho tenta se manter à frente, mas acaba perdendo posições e aí começaria a terceira polêmica seguida de revolta. Na briga por posições, o kart 77 de Kinho acabou sendo tocado pelo 41 de Paulo Holanda, com isso perdeu o bico e teve de parar para colocar a peça. De volta à prova ainda tentou andar na mesma balada, no entanto abandonou por problemas ocasionados pelo toque.

 

Advertido por conduta antidesportiva, Paulo Holanda continuou na prova e buscou a liderança que naquele momento era de Leonardo Soares.

 

A quarta polêmica, que se transformaria na maior delas e maior revolta do dia e que também envolveu o piloto Paulo Holanda.

 

Kinho e Paulo Holanda são adversários no campeonato cearense, mas formam dupla em outras competições.

 

Na disputa pelo segundo lugar o piloto Rodrigo Ventura buscava superar Paulo Holanda e os dois andavam na mesma balada e próximos a Leonardo Soares. Os três abriam mais uma volta e, na freada da primeira curva, na saída da reta principal e ponto de maior velocidade do circuito, Paulo Holanda freia mais dentro e Rodrigo toca a traseira de seu kart. Reação contínua, o kart 41 de Holanda acaba tocando no kart 10 de Leonardo, e este roda na curva.

 

Nesse momento Rodrigo consegue superar Paulinho e assume a ponta. Na frente ele tratou de abrir caminho conseguindo andar mais rápido e vencendo a primeira bateria, no entanto, aos olhos da direção da prova e dos comissários o causador da rodada do kart 10 fora a colisão do kart 212 em cima do kart 41 e, com isso, o piloto foi punido com 15 segundo a mais em seu tempo final, o que o colocaria para trás na ordem de chegada, causando grande revolta ao piloto, seus familiares e parte da torcida que acompanhava a prova e fica clara nas palavras de Rodrigo.

 

“Isso aqui é uma palhaçada! É uma falta de vergonha!”, dizia Rodrigo que não conseguia acreditar no que estava acontecendo. “Você investe, treina, treina, treina e busca andar correto na pista. Saí atrás, evolui ao longo da bateria, e me deparei com a forte freada do Paulinho, foi um toque sem maldade, Eu não tinha a menor intenção de prejudicar ninguém, e nem recebi advertência! Não posso aceitar isso de maneira nenhuma, se eu tinha de ser punido que o Paulinho também fosse, porque ele tocou no Leo e já tinha se envolvido em outros toques. Não é possível que os caras da FCA não tenham levado isso em consideração. Que corrida eles estão assistindo lá de cima da torre? Eu quero saber por que eu sou punido por um acidente e outro piloto que também se envolveu não foi? Alguém precisa rever esses conceitos. Queria que alguém visse isso de outra forma nem que seja preciso vir gente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para atuar junto aos da FCA. É mais que revoltante, é algo que beira o ridículo”, afirmou Rodrigo que, ainda de cabeça quente, mostrava-se inclinado a não mais disputar as três provas restantes para o encerramento da temporada, e não alinhou seu Kart para a segunda bateria do dia.

 

A disputa pela liderança terminou decidida pelas ações dos comissários desportivos.

 

Menos tensa, a segunda bateria foi amplamente dominada por Paulo Holanda, que vencera a primeira bateria, e com isso conquistou a etapa, somando mais 11 pontos e encostando no líder da competição, o piloto Marcus Vinícius Kinho, que permanece líder com 46 pontos contra 43 de Paulo Holanda.

 

A próxima etapa da competição será disputada dia 28 de setembro, também no Kartódromo Júlio Ventura, mas aí se faz necessária uma pergunta.

 

Haverá autocrítica dos comissários e direção da prova?

 

A resposta será dada dia 28.

 

Até a próxima,

 

Robério Lessa

 

 

 

 

Last Updated ( Sunday, 14 September 2014 01:46 )