Apenas uma vez por ano... Print
Written by Administrator   
Friday, 14 March 2014 23:29

Olá, Amigos do Nobres do Grid!

 

Neste domingo (16) tem início a 19ª temporada de uma das maiores categorias do Automobilismo Brasileiro e mundial. Criada em 1996 pelo piloto e entusiasta Aurélio Batista Félix, a Fórmula Truck é um exemplo de que é possível fazer automobilismo neste país, para isso uma das regras, e marca registrada de Aurélio, foi imposta desde o princípio: o profissionalismo.

 

A prova de sua força é que hoje chega a marca dos 100 pilotos ao longo dessas 19 temporadas. Ao todo 98 deles atuaram em pelo menos uma corrida entre 1996 a 2013. Já competiram pela categoria nomes como Chico Serra, Gastón Mazzacane, Cristiano da Matta, e Christian Fittipaldi, todos com passagem pela Fórmula Um, além do italiano Alex Caffi, que vai disputar a temporada de 2014. E neste ano Michelle de Jesus estreia na categoria. Ela foi Vice-campeã paulista de Marcas e Pilotos em 2010, teve passagem no Brasileiro de Marcas (Copa Petrobras de Marcas) Mercedes Challenge, Lancer Cup e disputou prova da Euro Nascar em Dijon-Prenois, na França.

 

Do inicial olhar atravessado, e o preconceito de alguns, a Fórmula Truck é hoje um fenômeno de público em todas as suas 10 etapas, começando por Caruaru, em Pernambuco, onde recebe o maior público respeitando a relação pelo número de habitantes da cidade.

 

Pela 17ª vez o Autódromo Internacional Ayrton Senna, cujo traçado mede 3.180 metros, sedia uma etapa da competição.  A primeira das dez etapas inicia uma nova fase com o fim do uso do catalisador, uma medida solicitada pela maioria das equipes com o objetivo de reduzir os riscos de quebra dos motores dos caminhões, o que contribui para o barateamento da categoria, já que sem o uso do equipamento, espera-se uma maior durabilidade dos motores que não custam pouco.

 

 

Ouvir as equipes é aceitar a opinião de quem entende e quem sustenta a competição. Nos últimos anos assistimos uma série de categorias sendo criadas e acabando pela falta de competidores, e esse risco, apesar da ausência de uma equipe oficial da Ford, pelo menos está longe da Truck.

 

E por falar na Ford, que decidiu não manter uma equipe oficial, esta obrigou um dos mais conceituados pilotos brasileiro e chefe de equipe, o Sorocabano Djalma Fogaça, a se movimentar para ter sua equipe nas pistas. Em 2014 o “Caipira Voador”  vai inovar com prêmios para os fãs, sorteios de brindes, viagens, uma experiência exclusiva nos boxes da equipe durante o fim de semana de corridas, câmeras ao vivo transmitindo imagens da oficina, e novas cotas de patrocínio.  A equipe passou a se chamar DF Racing Fans e propõe uma nova forma de relacionamento com os fãs.

 

Fogaça se inspirou no estilo dos norte-americanos que transformam as corridas em espetáculo, e assim espera que sua decisão consiga ajudar a alavancar ainda mais o grande público que a categoria tem. Faz parte da estratégia premiar os fãs com prêmios  que vão desde caixas de ferramentas, passando por baterias automotivas, trocas de óleo, jaquetas, camisetas e bonés da equipe, miniaturas dos caminhões e dos capacetes dos pilotos, macacões antigos realmente usados nas pistas e até viagens para as corridas da F-Truck.  

 

 

Em Pernambuco, terra de Beto Monteiro, o ano inicia para os pesados caminhões e que são esperados com grande expectativa por um público que ama o automobilismo, mas que só pode retribuir esse amor uma vez por ano.

 

Até a próxima,

 

Robério Lessa