Chega de enrolação: agora é velocidade Print
Written by Administrator   
Sunday, 31 March 2019 18:07

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Chega de água de salsicha aqui na nossa coluna Radar. As luzes vermelhas se apagaram e – finalmente – foi dada a largada na temporada 2019 para esse carioca sangue bom vai contar tudo para vocês e fazer aquilo que outros sites não fazem, que é dar notícias sobre os pilotos que estão começando a carreira no exterior.

 

Tivemos a abertura dos campeonatos do “Road to Indy” nos Estados Unidos, onde também tivemos todas as categorias na pista, além da Indy Lights correr no Texas, no COTA. A Fórmula 2 também começou, com a etapa no Bahrein, e lá do outro lado do mundo, a Fórmula Renault da Ásia, que tem o herói brasileiro, Bruno Carneiro, representando nosso país.

 

A categoria de entrada do Road to Indy, a USF2000, teve duas realidades completamente diferentes para nossos jovens, Bruna Tomaselli e Eduardo Barrichello. A piloto catarinense segue para mais uma temporada na categoria depois de não ter sido selecionada para a disputa da W-Series, a categoria feminina que estréia este ano na Europa, e Eduardo Barrichello, filho mais velho de Rubens Barrichello, que trocou a Fórmula 4 pela USF 2000 nesta temporada.

 

 Bruna Tomaselli pronta para mais uma temporada na USF2000.

 

Nos treinos livres, mostrando uma evolução em relação aos seus desempenhos na temporada passada, a catarinense Bruna Tomaselli consegui o oitavo tempo, logo a frente dos dois carros da equipe estreante onde corre Eduardo Barrichello, que ficou com a décima posição, logo atrás de seu companheiro de equipe, Jack Miller, que é filho do dono da equipe.

 

Na hora de buscar tempo para a classificação, Miller deu apenas uma volta e não marcou tempo. Barrichello nem chegou a sair dos boxes e assim nenhum dos dois marcou tempo para a largada da corrida 1. Em situação oposta, Bruna Tomaselli fez um excelente sexto tempo, apenas dois décimos atrás do seu companheiro de equipe, Hunter McEirea.

 

 Eduardo Barrichello mudou de caminho e agora está no Road to Indy.

 

Largando em vigésimo, Eduardo Barrichello fez uma corrida de recuperação, conseguindo escalar uma boa parte do pelotão e chegar em décimo terceiro. Bruna Tomaselli fez uma corrida consistente, mostrando realmente uma evolução em relação a temporada passada e manteve a sexta posição que conquistou na classificação.

 

Os problemas de Eduardo Barrichello foram realmente um complicador também para a qualificação da segunda proba da rodada dupla de São Petersburgo. O brasileiro não conseguiu ir para a pista e só não foi o último carro dos 21 que largaram devido a punição de Nate Aranda. Bruna Tomaselli conquistou o nono tempo para a segunda corrida.

 

 Bruna Tomaselli começou com dois ótimos resultados na rodada dupla de St. Petersburgo.

 

Os problemas de Eduardo Barrichello foram maiores do que qualquer novato merecia e ele nem sequer largou para a segunda etapa. Bruna Tomaselli avançou na corrida, sendo bem combativa e subiu na classificação, conquistando o sétimo lugar. Com isso, a brasileira terminou a primeira rodada na quinta posição, com 29 pontos. O líder é o Rookie Braden Eves, com 62 pontos. A próxima rodada será apenas em maio, em Indianápolis, mas não no mítico oval.

 

Na Indy Lights também tivemos uma rodada dupla em São Petersburgo com a participação de Lucas Kohl, que fez uma ótima temporada na USF2000  no ano passado e decidiu “pular” o degrau intermediário, a Pro-Mazda, e seguir direto para a categoria de acesso da Fórmula Indy. Mais uma vez a categoria tem um grid pequeno. Nesta prova de abertura foram apenas 10 carros largando. 

 

Correndo por uma equipe nova, a Belardi Auto Racing, Lucas tem um longo caminho a percorrer e o fato de ter feito a última posição na classificação na primeira etapa do ano não pode ser motivo para crucificar o gaúcho de Santa Cruz do Sul. Na classificação da segunda corrida ele avançou uma posição, largando em nono.

 

 Na rodada dupla de abertura da Indy Lights Lucas Kohl fez sua estreia na categoria de acesso da Fórmula Indy.

 

Mas como treino é treino e corrida é corrida, na primeira prova da rodada dupla Lucas conseguiu ganhar uma posição e terminou em nono lugar após 35 voltas completadas no circuito de rua de São Petersburgo, na Flórida. Kohl ganhou a posição de Dalton Kellet com uma ultrapassagem na 13ª volta.

 

Na segunda corrida, o progresso em termos de resultado existiu, afinal, Lucas terminou na sétima colocação, mas contou com o abandono de dois pilotos ao longo da corrida, terminando – na pista – à frente, mais uma vez, de Dalton Kellet. A rodada dupla seguinte vai ser no melhor autódromo do país, o COTA, onde corre a F1 há alguns anos.

 

As características da segunda rodada dupla apresentou características completamente diferentes para o jovens pilotos da categoria, sendo um circuito permanente com graduação FIA 1, condição que os pilotos não voltarão a encontrar ao longo do ano, exceção, talvez, a Indianápolis.

 

Se nas ruas de St. Petersburgo a equipe Andretti deu indícios de que estava largando na frente para mais uma temporada, no Circuit of the Americas o domínio da equipe foi ainda mais esmagadora, com duas vitórias de Oliver Askew na rodada dupla.

 

Na classificação da corrida 1 Lucas Kohl marcou o melhor tempo entre os três companheiros da equipe Belardi e conseguiu sua melhor posição no grid até o momento, um 7° lugar. Para a segunda corrida, foi o inverso: o brasileiro foi superado pelos companheiros de equipe que baixaram o tempo de volta de 1m57s, o que Kohl não conseguiu, virando na casa de 1m57s.

 

 A categoria correu pela primeiravez no COTA e Lucas Kohl conseguiu seu melhor resultado até o momento.

 

Mas treino é treino e corrida é corrida. Na primeira corrida da rodada dupla no Texas Lucas Cohl teve uma performance constante e terminou na oitava posição entre os 10 que largaram, mas foi o penúltimo, mais uma vez apenas à frente do canadense Dalton Lellett.

 

Na segunda corrida, onde largou na pior posição, Lucas conseguiu sua melhor posição final em uma prova da categoria até o momento. Um sétimo lugar, com direito a ultrapassagens e desta vez, mais uma piloto ficou atrás do brasileiro além do canadense fundão de pelotão. Houve também um abandono, mas podemos chamar isso de progresso.

 

No campeonato, liderado por Oliver Askew, Lucas é o nono, com 53 pontos. A próxima rodada dupla da categoria vai ser apenas em maio, na corrida de Indianápolis em circuito misto, com o último final de semana do mês tendo a Freedown 100, no mítico oval.

 

E do outro lado do mundo, na China, o piloto mais guerreiro do Brasil, Bruno Carneiro, disputou a rodada dupla da Fórmula Renault Asiática, competição que conta com o suporte da fabricante francesa.

 

 Bruno Carneiro, o piloto mais guerreiro do Brasil está na F. Renault da Ásia.

 

Fechando contrato em cima da hora, esse verdadeiro herói e inspiração para qualquer garoto ou garota que não seja filho de pais ricos conseguiu lugar na equipe Asian Racing Team (ART) pouco antes do início do campeonato e sem ter tido feito treinos para conhecer melhor o carro e os pneus Giti, fabricados na Índia.

 

Na rodada dupla de abertura, no circuito de Zhuhai, debaixo de muita chuva, Bruno conseguiu marcar o quarto tempo na classificação e, na corrida, foi pra cima, ganhou duas posições e conquistou o segundo lugar, à frente de seu companheiro de equipe, Kurt Hill. Na Segunda corrida, quando estava na quarta posição, um problema de câmbio o forçou a deixar a corrida.

 

 Na corrida de abertura, sob chuva, um 2º lugar e muita competência na pista.

 

Apesar deste problema, um percalço de corrida, Bruno já mostrou que tem braço e garra para brigar pelo campeonato, que tem seis rodadas duplas, correndo na China e na Malásia. A próxima rodada dupla será apenas no final de maio, em Ningbo, mas até lá nosso piloto vai estar se preparando para deixar os asiáticos de olhos arregalados como fez em 2016, quando conquistou a F4 Chinesa.

 

No Bahrein a Fórmula 2 iniciou sua temporada com Sergio Sette Câmara representando o Brasil. Agora correndo pela equipe Dams. Depis de dominar os treinos livres, Sergio tinha o segundo tempo quando a equipe recolheu os carros dele e de Nicolas Latifi para os boxes. Um erro seu, na tentativa da volta mais rápida, e outro da equipe DAMS, que o mandou à pista em um mau momento, fizeram com que o mineirinho não conseguisse ir além da oitava posição no grid para a prova deste sábado. Mas as chances de recuperação na pista barenita são grandes.

 

 E começou o campeonato da Fórmula 2, com Sérgio Sette Câmara em nova equipe e mostrando serviço.

 

Se o treino teve um desfecho frustrante, a corrida do sábado começou da pior maneira possível. Sergio largou muito mal e perdeu 5 posições, passando em 13° na primeira volta. Garoto tranquilo e cabeça boa, ele não se abalou e foi passando todo mundo que estava à sua frente, escalando o pelotão para, primeiro, ficar entre os 8 primeiros, e assim poder ganhar o benefício do grid invertido para a segunda corrida, no domingo. Depois, era buscar avançar o mais que pudesse para diminuir o prejuízo.

 

Uma das coisas que era um problema de quase toda corrida no ano passado, quando corria pela Carlin, era a parada nos boxes para troca obrigatória de pneus. Quem teve problemas foi seu companheiro de equipe, Nicolas Latifi, que havia largado em 4° e liderava a corrida e perdeu, momentaneamente, a liderança. Mas o canadense estava “sobrando” e logo voltou a liderar. Enquanto isso, Sette Câmara continuou ganhando posições até chegar ao 3° lugar e conquistar valiosos pontos.

 

 Na corrida do sábado, depois de uma má largada, uma grande recuperação e o 3° lugar foi um grande prêmio.

 

Na corrida do domingo, largando em 6º, exatamente à frente de seu companheiro de equipe, vencedor na corrida do sábado. Novamente Sette Câmara largou mal, mas não tão mal como no sábado. Mesmo assim, ele ficou na briga, segurou Latifi atrás dele e ainda ganhou uma posição no contorno da curva 1. Com a confusão que os três que brigavam pela segunda posição se envolveram, Sérgio pulou para segundo lugar, com Latifi em terceiro.

 

Não demorou muito para eles passarem Mick Schumacher, que corre mais com o nome do que com a habilidade, e assumiu a ponta... mas não por muito tempo. O “cara” do final de semana era Luca Ghiotto. Pole no sábado, largou mal, remou tudo de volta pra terminar em segundo e, no domingo, passou quem tava na frente, tomou a ponta e sumiu!

 

 Na corrida do domingo, várias voltas na liderança, mas não foi possível segurar Luca Ghiotto. O 2º lugar foi excelente.

 

Ghiotto e quase metade do grid partiram para uma tática de duas paradas, que na corrida mais curta não costuma ser a melhor, mas no caso do italiano deu certo e ele recuperou a ponta 4 voltas antes do final. Sérgio Sette Câmara mostrou velocidade e competência para evitar a ultrapassagem de Nicolas Latifi e terminar a corrida em segundo lugar.

 

O campeonato sai do Bahrein com Luca Giotto na liderança com 37 pontos, Nicolas Latifi 35 e Sérgio Sette Câmara com 27. A próxima corrida será em Baku, daqui há quatro semanas. E no mês que vem, teremos mais brasileiros correndo.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos