É Campeão! Parabéns Felipe Dugovich Print
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Sunday, 30 September 2018 16:31

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Como diria o Síndico de São Pedro, Tim Maia, é primavera e o amor está no ar com mais um mês de muita emoção e com comemoração para os brasileiros com o título antecipado de Felipe Drugovich na Eurofórmula.

 

O moleque é sinistro mesmo e com duas rodadas duplas de antecedência já é o dono do caneco da categoria. Agora é encarar o desafio (e arranjar grana) para encarar uma GP3 em 2019 e seguir o caminho rumo à Fórmula 1.

 

Mas não foi só de Eurofórmula que nossa molecadas passou. Teve mais brasileiro vencendo e fazendo o hino nacional tocar na Europa. Vamos ao que de memelhor aconteceu neste mês de setembro.

 

O programa Road to Indy terminou a temporada de 2018 no início do mês em Portland, circuito misto que voltou ao calendário este ano.

 

Na rodada dupla da USF 2000, na corrida 1 o treino classificatório teve Igor Fraga em 4°, Lucas Kohl em 5° e Bruna Tomaselli em 15°. A corrida teve Lucas Kohl como o brasileiro melhor colocado, com um 5° lugar. Igor Fraga foi o 9° e Bruna Tomaselli cruzou a linha de chegada em 13°.

 

 Igor Fraga fez uma ótima temporada na USF2000 este ano.

 

Na corrida 2, a qualificação teve Lucas Kohl com o 5° melhor tempo. Igor obteve o 9° posto e Bruna Tomaselli o 13°. Na corrida, Igor Fraga teve uma grande recuperação, chegando em 4° lugar. Lucas Kohl foi o 5° colocado e Bruna Tomaselli fechou no 16° lugar.

 

O campeão foi Kile Kirkwood, com 440 pontos. Rasmus Lindh foi o segundo com 236, Lucas Kohl ficou em terceiro com 215 e Igor Fraga o quarto com 213 pontos. Bruna tomaselli terminou a classificação em 16° lugar, com 87 pontos.

 

 Mas o melhor brasileiro no final da temporada foi Lucas Kohl, terceiro colocado na temporada, 2 pontos à frente de Fraga.

 

A Pro Mazda terminou o ano melancolicamente com 8 carros no grid e sem brasileiros e a Indy Lights também com 8 carros, um outro da Juncos para Heamin Choi teve Victor Franzoni mais uma vez tirando leite de pedra. Na Corrida 1, terminou o treino na 4° posição e a corrida em 3°. Na corrida 2, o brasileiro largou e terminou a corrida na quinta posição.

 

O campeonato encerrou-se com Pato O'Ward campeão com 491 pontos, Colton Herta 447, Santiago Urrutia 395, Ryan Norman 345 e Victor Franzoni com 341.

 

 Victor Franzoni lutou contra as lipitações financeiras da sua equipe na Indy Lights e terminou em 5º na temporada.

 

A F4 americana teve a sua peúltima etapa disputada no New Jersey Motorsport Park, um belo circuito misto. Na classificação da primeira corrida tivemos alguns protestos que acabaram mudando o resultado inicial. Rvisada e reorganiizada depois de protestos, a classificação trouxe Arthur Leist largando em 4°, Kiko Porto 9° e Eduardo Barrichello 12°. Na corrida, Arthur Leist voltou a subir no pódio com um 3° lugar. Kiko Porto, em 10°, pontuou novamente e Eduardo Barrichello foi o 12°.

 

 A Fórmula 4 fez uma grande rodada tripla em New Jersey, penúltima etapa da temporada 2018.

 

Na corrida 2 o grid teve novamente Arthur Leis como o melhor colocado entre os brasileiros, largando em 5°. Kiko Porto ficou com o 11° lugar e Eduardo Barrichello o 12°. Os três brasileiros pontuaram nesta prova, com Leist em 6°, Barrichello em 8° e Kiko Porto em 10°.

 

Encerrando a rodada tripla, mais uma vez Arthur Leist mostrou estar mesmo no top da categoria ao marcar o 4º melhor tempo. Eduardo Barrichello foi o 9° e Kiko Porto enfrentou problemas e ficou apenas em 16°. Na corrida, Arthur Leist foi o 5°, Eduardo Barrichello o 11° e Kiko Porto ficou com a 22° posição.

 

 Arthur Leist voltou a conseguir uma posição no pódio com o 3° lugar na corrida 1 do final de semana.

 

O Campeonato vai para a última rodada com Dakota Dickerson, com uma mão na taça, com 244 pontos. James Haven tem 185, Benjamin Pedersen 156, Christian Rasmussen153 e Joshua Car fechando o Top 5 com 144 pontos. Arthur Leist é o nono colocado, com 73 pontos. Eduardo Barrichello é o 17° com 11 e Kiko Porto o 23° com 4 pontos. O encerramento da temporada será no COTA, como preliminar da F1.

 

 Kiko Porto voltou a pontuar em duas das três corridas em New Jersey.

 

Pela Europa tivemos a GP3 e a F2 em Monza no início do mês. Na depois que mudou-se para a equipe Trident, David Beckmann virou “o cara” da categoria. Foi ele quem saiu vencedor da corrida principal da GP3 no sábado dia 1º do mês em Monza. O alemão largou da pole-position e não teve dificuldades para disparar na liderança. Pedro Piquet fez uma corrida discreta, mas conseguiu no final uma ótima sétima colocação, o que lhe deu um lugar na primeira fila na corrida do domingo.

 

Com o grid invertido a conversa foi outra e Pedro Piquet conquistou sua segunda vitória na temporada 2018 da GP3, superando como foi em Silverstone, o companheiro de equipe Giuliano Alesi depois de uma disputa sensacional.  

 

 Pedro Piquet e Giuliano Alesi fizeram uma grande disputa na segunda corrida de Monza da GP3.

 

Piquet e Alesi foram os protagonistas do complemento da rodada dupla italiana e travaram uma batalha pra matar do coração seus pais, que assistiam tudo dos boxes. Foram algumas trocas de posição entre os dois até o brasileiro conseguir, na penúltima volta para lançar mão de um decisivo ataque. Com uma manobra espetacular, Pedro assumiu a ponta e defendeu todos os ataques seguintes de Giuliano para receber a bandeirada com 0s419 de frente.

 

O campeonato saiu da Itália com Anthonie Hubert na liderança com 184 pontos, 27 a mais que Callum Ilott, o segundo colocado. Nikita Mazepin foi para a corrida de casa em terceiro na tabela, à frente de Pedro Piquet, que somava 106 pontos. O desafio seguinte é em Sochi, na Russia, no final do mês, mas por calandário da editoria, eu já terei fechado a minha coluna. Comento no próximo mês.

 

 Pedro Piquet conquistou sua segunda vitória, mas desta vez os pais (Nelson e Jean) não conseguiram invadir o pódio.

 

A rodada dupla da F2 em Monza foi um show de superação do mineirinho Sergio Sette Câmara, terrivelmente prejudicado depois de conquistar o segundo no treino classificatório, foi obrigado a largar dos boxes por conta de uma punição simplesmente inacreditável: os mecânicos da Carlin ficaram na pista além do tempo permitido por regulamento! Algo amador demais para uma equipe com a sua tradição.

 

Na corrida, depois de fechar a primeira volta em último, Sette Câmara teve um desempenho espetacular e fez um verdadeiro milagre para terminar a prova em sétimo lugar, somando 6 pontos e se colocando para largar na primeira fila na corrida do domingo.

 

 Sérgio Sette Câmara deu um show em Monza na corrida 1 depois da punição por conta dos mecânicos.

 

Largando na primeira fila no domingo, os protagonistas foram George Russell e Artem Markelov. Sérgio Sette Câmara largou mal e acabou caindo para o quinto lugar. O brasileiro não se abalou psicologicamente e na sequência da corrida recuperou as posições perdidas para Alexander Albon e Nicholas Latifi para assegurar o terceiro lugar, próximo de Markelov.

 

O resultado levou George Russell aos 219 pontos, 22 de vantagem sobre Lando Norris e Alexander Albon continuou em terceiro com 176. Sergio Sette Câmara manteve o sexto posto com 144 pontos. O desafio seguinte é em Sochi, na Russia, no final do mês, mas por calendário da editoria, eu já terei fechado a minha coluna. Assim como no caso da GP3, comento no próximo mês.

 

 Na corrida 2, largando na primeira fila, o brasileiro conseguiu um 3° lugar e continua na luta pela superlicença.

 

Com o título já decidido na etapa anterior, a F4 alemã foi para a última etapa do ano com a disputa pelo segundo lugar aberta entre Enzo Fittipaldi e Liam Lawson. Nesta última etapa tivemos a especial participação de Caio Collet, que está com uma mão na taça na F4 francesa, além, claro, de Gianluca Petecof.

 

 Enzo Fittipaldi entrou com vantagem na luta pelo vice campeonato na F4 alemã, mas terminou como terceiro.

 

Na corrida 1 da rodada tripla o neozelandês cravou a pole, com o campeão em segundo e Enzo em terceiro. Gianluca Petecof fez o 7° tempo e Caio Collet o 10°. Na corrida, Na corrida Enzo não conseguiu acompanhar os líderes e terminou apenas na 5ª colocação, com Lian Lawson em 2°. Gianluca Petecof acabou abandonando e Caio Collet também teve problemas e terminou a corrida 1 com 2 voltas para o líder na 14ª posição.

 

A corrida 2 teve Liam Lawson e Enzo Fittipaldi largando lado a lado na primeira fila. Caio Collet mostrou porque é o líder do campeonato francês e marcou o 5° tempo, enquanto Gianluca Petecof enfrentou problemas e foi apenas o 16° no grid. Na corrida Enzo se enroscou na largada com Frederik Vesti e o resultado não poderia ter sido pior. O brasileiro abandonou a prova e deixou caminho livre para Liam Lawson marcar muitos pontos com o terceiro lugar. Caio Collet mostrou a que veio e fio o 5° enquanto Gianluca Petecof, numa grande corrida de recuperação, terminou em 7°. A vitória foi do campeão, Lirim Zendeli.

 

 Gianluca Petecof chegou a liderar na corrida 2 em Hochennheim, mas nesta rodada tripla, não tivemos brasileiros no pódio.

 

Na corrida 3, com os 8 primeiros em grid invertido da corrida 2, Gianluca Petecof largou na primeira fila e Caio Collet na segunda. O abandono na corrida anterior jogou Enzo Fittipaldi para a 14ª posição. Na corrida, Enzo não conseguiu evoluir e terminou na mesma posição de largada. Liam Lawson teve problemas e ficou a duas voltas do líder, mas ainda assim garantiu a segunda colocação no campeonato. Gianluca Petecof terminou em 4° e Caio Collet em 6°.

 

Enzo Fitipaldi fechou a temporada alemã na terceira posição, com 223 pontos, com 1 vitória e outros 8 pódios. Gianluca Petecof terminou em 10° lugar, com um pódio na geral e tendo sido um dos destaques entre os novatos.

 

 Aproveitando a folga no campeonato francês, Caio Collet participou da rodada tripla na Alemanha e conseguiu bons resultados.

 

Na F4 italiana, o show em Valellunga foi do britânico Olli Cadwell, que venceu as três corridas da rodada no circuito espanhol.

 

Na corrida 1 Caldwell foi atacado, sem sucesso, pelo companheiro de equipe Enzo Fittipaldi, enquanto Leonardo Lorandi lutava com Petr Ptacek (ambos Bhai Tech Racing), que rodaram, deixando espaço livre para seu companheiro de equipe. Depois do Safety Car entrar em ação, no reinício, Lorandi atacou Fittipaldi com uma incrível manobra (estilo Ricciardo) e ultrapassa o piloto da Prema. Ainda assim, nas voltas seguintes, um grupo formado por Lorandi, Fittipaldi e Gregoire Saucy (Jenzer Motorsport) entra em contato, parando definitivamente o italiano, enquanto o suíço e o brasileiro caíram para o fim do pelotão.

 

 Na F4 italiana, Enzo Fittipaldi continua na luta pelo títilo contra o italiano Leonardo Lorandi.

 

Enquanto isso, Caldwell manteve a liderança, enquanto Gianluca Petecof e Federico Malvestiti aproveitam as batalhas para conquistar a 2ª e a 3ª posições finais. Petecof foi o primeiro da classificação dos novatos.

 

A corrida 2 também teve uma disputa forte, mas com menos contato carro a carro na segunda corrida em Vallelunga, onde Olli Caldwell (Prema Theodore Racing) da pole manteve a posição até o fim, com um ritmo que Petr Ptacek (Bhai Tech Racing), segundo na grid, conseguiu manter apenas na primeira metade da corrida. Atrás, terceira posição, Enzo Fittipaldi (Prema Theodore Racing) teve que se defender de Leonardo Lorandi (Bhai Tech Racing), que conseguiu superar o brasileiro, ultrapassando também Ptacek nas últimas voltas, que termina em terceiro. O líder da classificação geral não conseguiu ser tão forte como de costume e acabou em terceiro.

 

 Gianluca Petecof é o segundo entre os novatos da temporada de 2018 na Itália.

 

Entre os novatos, o primeiro foi, mais uma vez, Petr Ptacek, com Gianluca Petecof (Prema Theodore Racing) em segundo e em terceiro Alessandro Famularo (Bhai Tech Racing), que parece ter melhorado muito desde que ele é treinado pelo grande campeão Juan Pablo Montoya.

 

Campeonato: Leonardo Lorandi 266 Enzo Fittipaldi 257, Olli Cadwell 228, Petr Ptacek 162, Frederico Malvertiti 159 e Gianluca Petecof 128.

 

O brasileiro Caio Collet deu mais um importante passo na luta por seu primeiro título nos monopostos no final de semana de 7 a 9 de setembro na disputa da quinta etapa da Fórmula 4 Francesa, em Magny-Cours (FRA).

 

 Pela primeira vez correndo em Magny Cours, Caio Collet conquistou duas vitórias e abriu diferença na lidarança do campeonato.

 

Com duas vitórias, duas poles e três voltas mais rápidas na rodada tripla, o piloto ampliou ainda mais sua vantagem na liderança da competição, com 209,5 pontos, 57,5 de vantagem para o vice-líder Théo Pourchaire. Collet já começou a sexta-feira liderando os treinos livres e garantindo a pole position para as corridas 1 e 3 com o F4 #23. No sábado, largou na pole na primeira bateria e venceu de ponta a ponta, registrando a volta mais rápida e com mais de dois segundos de vantagem para o segundo colocado.

 

Sendo a corrida 2 com os 10 primeiros invertidos no grid, o brasileiro largou de décimo e foi pra cima, para chegar em quarto, novamente com a volta mais rápida e bem próximo do pódio: a um segundo apenas do vencedor (Arthur Leclerc).

 

Na corrida 3, neste domingo, mais uma vitória de ponta a ponta e mais uma volta mais rápida. Restando duas etapas para o final da temporada, o foco agora é trabalhar forte para a próxima disputa nos dias 5, 6 e 7 de outubro em Jerez de la Frontera (Esp). Foi a primeira vez que Collet correu no traçado de Magny-Cours, pista que foi sede do GP da França de Fórmula 1 entre 1991 e 2008. E o brasileiro brilhou na pista de 4.411 metros e 17 curvas. Com os resultados, em cinco etapas (15 provas), o paulista já soma cinco vitórias, mais três pódios e cinco pole positions.

 

 Em um dos pódios, o brasileiro comemora a performance que o coloca em condição privilegiada na luta pelo título.

 

O campeonato traz Caio Collet com 209,5 pontos, seguido de Théo Pourchaire com 152, Arthur Leclerc com 148, Adam Eteki com 146 e fechando o Top 5 temos Ugo de Wilde com 132,50. Ainda faltam duas rodadas triplas e a próxima etapa será em Jerez de La Frontera, entre 5 e 7 de outubro.

 

Felipe Drugovich venceu as duas corridas do Euroformula F3 Open no fim de semana em Monza, Itália, conquistando por antecipação o título de 2018. Ele que havia vencido a etapa de sábado da rodada dupla, largou na pole position e venceu de ponta a ponta a do domingo com perfeição. Fez duas ótimas largadas com muita frieza, principalmente a relargada em movimento após a saída do Safety Car, o resto foi administrar a prova até o fim.

 

 Felipe Drugovich conquistou por antecipação o título da Eurofórmula de 2018.

 

A conquista antecipada do campeonato faltando ainda quatro corridas para o fim da temporada deve mudar a estratégia da equipe para o restante do ano. “Sem o compromisso de pontos, campeonato, a partir de agora podemos ousar mais no acerto do carro, testar, arriscar em novas configurações. O que não vai mudar é a motivação, garante Drugovich. Os próximos compromissos de Felipe com o Euroformula F3 Open são na Espanha. Nos dias 6 e 7 de outubro em Jerez e nos dias 20 e 21 de outubro em Barcelona.

 

Os outros brasileiros não repetiram os resultados de corridas anteriores. Na prova do sábado, Matheus Iorio foi o 5° colocado. Christian Hahn o 7° e Guilherme Samaia o 11°. Na corrida do domingo, Matheus Iorio foi o 4°, Guilherme Samaia o 7° e Christian Hahn o 9° colocado.

 

 O brasileiro conquistou as duas vitórias da rodada dupla disputada em Monza.

 

O campeonato tem Felipe Drugovich, já campeão, com 301 pontos, Bent Viscaal com 175, Matheus Iorio com 141, Marcos Siebert com 133 e Cameron Das fechando o Top 5 com 117. Guilherme Samaia é o 8° com 2 pontos e Christian Hahn é o 9° com 25. A próxima rodada dupla será em Jerez de La Frontera, no primeiro final de semana de outubro.

 

É isso aí galera, pé no fundo e muita torcida para podermos comemorar os títulos de Caio Collet na França e Enzo Fittipaldi que está na briga lá na Itália.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos 
Last Updated ( Sunday, 30 September 2018 18:11 )