Brasil Brilhando pelo mundo Print
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Monday, 30 April 2018 13:03

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Abril foi um mês de muita ação para os brasileiros pelo mundo, correndo em busca de um lugar ao sol no olimpo do automobilismo mundial, seja em que tipo de categoria for.

 

A vida de aspirante a estrela não é fácil. É muito moleque bom correndo atrás e disposto a tudo para chegar nas categorias acima. Vale até vender cupom de churrasco, não é, Bruno Carneiro? Esse moleque é meu herói!

 

Estivemos fazendo a nossa varredura de radar pela Europa, América do Norte e Japão e agora vamos fazer um balanço com vocês deste positivo mês, que teve algumas excelentes vitórias e resultados.

 

Começamos pela Europa com o brilho brasileiro na F4. Caio Collet fez 2 pódios em Nogaro. No sábado (30 de março), com pista molhada, o paulista conquistou o quinto melhor tempo no classificatório, marca que definiu sua posição de largada na corrida 1. A segunda melhor volta da tomada valeu para o grid da corrida 3 e o piloto partiu da quinta posição. A corrida 2 teve seu grid definido pela posição de chegada na corrida 1, com os 10 primeiros invertidos.

 

Largando em quinto, Collet fez uma corrida inicial consistente no traçado de 3.653 metros e 14 curvas. O piloto foi pra cima para conquistar o seu primeiro pódio no domingo (31 de março), chegando em terceiro, atrás do vencedor Ugo De Wilde e do segundo colocado Adam Eteki. Na segunda prova, com o grid invertido, o brasileiro largou em oitavo e novamente chegou ao pódio, com uma bela ultrapassagem na volta final, para ficar mais uma vez em terceiro. Arthur Leclerc foi o vencedor, seguido por Théo Pourchaire.

 

 

Caio Collet foi ao pódio e é um dos destaques da Fórmula 4 na França.

 

E, nesta segunda-feira (1º de abril), a rodada foi encerrada com a terceira bateria. Collet partiu da quinta posição e ficou bem próximo de mais um pódio, mas acabou cruzando a linha de chegada em quarto. A prova teve a vitória do francês Adam Eteki.

 

Após a primeira rodada tripla, Collet, que faz parte do grupo de pilotos da All Road Management do empresário Nicolas Todt, aparece em quarto na classificação do campeonato, com 38 pontos. Ugo de Wilde lidera com 46 pontos, seguido de Adam Eteki com 45 e Theo Pourchaire com 40. A próxima rodada tripla acontecerá entre os dias 11 e 13 de maio em Pau Ricard.

 

Na Alemanha e na Itália temos Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof. A estreia de Enzo Fittipaldi na temporada 2018 da Fórmula 4 Alemã foi com pódio neste sábado em Oschersleben. O piloto da Prema Powerteam terminou a segunda corrida do dia na terceira posição, após ter sido o quarto colocado na corrida 1. Com os resultados de hoje, Enzo é o vice-líder no campeonato, restando uma prova para ser realizada neste domingo na etapa.

 

A etapa de abertura da temporada 2018 da F-4 Alemã em Oschersleben foi marcada pelo excelente desempenho de um jovem talento brasileiro: Enzo Fittipaldi. Em uma grande exibição hoje na Alemanha, o piloto saiu da sexta colocação para fazer diversas ultrapassagens, incluindo uma bela manobra na última volta, que o colocou na segunda posição na terceira prova da rodada tripla.

 

Enzo Fittipaldi mostrou que é um dos favoritos na F4 na Alemanha.

 

Gianluca Petecof, que neste sábado fez sua estreia no automobilismo europeu, marcou pontos nas duas corridas do dia em Oschersleben, na abertura da temporada 2018 da Fórmula 4 Alemã. O piloto conseguiu um oitavo e um sétimo lugares e, com a inversão do grid entre os oito primeiros da segunda bateria, vai largar em segundo na corrida deste domingo, marcada para as 10h45 (de Brasília).

 

Petecof foi o melhor estreante na segunda corrida, e terminou a rodada dupla na nona colocação no campeonato, com dez pontos. Gianluca deixa Oschersleben empatado como rookie mais bem classificado na tabela.

 

Na primeira prova, Gianluca caiu para décimo após a largada e recuperou uma posição ao superar Joey Alders, mas tocou no adversário e foi obrigado a devolver a posição, o que o fez perder tempo e cair para 12º.

 

Gianluca Petecof, em seu primeiro ano na categoria, foi destaque entre os novatos.

 

Na segunda corrida, realizada com tempo firme, o brasileiro largou na sexta colocação e manteve a posição na freada para a primeira curva, mas ficou encaixotado e caiu para sétimo na segunda curva.

 

Gianluca manteve um ritmo sólido, próximo da briga pelo top5, e também sem sofrer ameaça direta dos pilotos que vinham atrás, cruzou a linha de chegada marcando pontos mais uma vez. Nesta prova ele foi o primeiro colocado entre os novatos.

 

Depois de pontuar nas duas primeiras corridas da Fórmula 4 Alemã, Gianluca Petecof teve uma prova bastante movimentada neste domingo em Oschersleben e brigou pelo pódio até os minutos finais, terminando a rodada tripla como melhor estreante do campeonato, em nono.

 

Petecof largaria na primeira fila, mas, devido a uma punição a outro piloto, foi promovido a sexto na etapa de sábado e, pela regra do grid invertido entre os oito primeiros, caiu para terceiro no grid da prova de domingo.

 

O brasileiro caiu para quarto após a largada, mas sempre esteve próximo do terceiro colocado Andreas Estner. Gianluca também não permitiu a Enzo Fittipaldi um ataque mais contundente e entrou nos cinco minutos finais da prova brigando pelo pódio.

 

Tanto na Alemanha como na Itália os dois brasileiros foram para o pódio.

 

Quando faltavam quatro minutos para o fim, Gianluca viu uma brecha para passar Estner na freada para a última curva, mas o alemão fechou a porta e os carros se tocaram. O piloto da casa levou a pior e os comissários locais decidiram punir o brasileiro com um drive through. Mas, como não havia tempo para o cumprimento da pena, Petecof teve um acréscimo de tempo aplicado após a bandeirada.

 

Apesar do contato, Petecof permaneceu na pista, em quarto, e tentava passar Charles Weerts, mas foi jogado para fora do traçado na última volta. O brasileiro cruzou a linha de chegada em nono, mas com o acréscimo de tempo, caiu para 15º.

 

A classificação após a rodada tripla em Oschersleben tem Lirim Zendeli com 50 pontos, seguido por Enzo Fittipaldi com 45 e Frederik Vesti com 36. Gianluca Petecof é o 9° com 12 pontos e a próxima etapa será em Hockenheim entre 4 e 6 de maio.

 

Uma semana depois, em Adria, na rodada tripla da abertura do campeonato italiano, o caçula dos Fittipaldi foi soberbo! Com duas vitórias e um terceiro lugar (três pódios) ele larga na frente no campeonato, terminando a primeira das sete etapas do campeonato na liderança, com 65 pontos, quatro a mais que o segundo colocado Leonardo Lorandi.

 

Enzo Fittipaldi elevando a bandeira brasileira ao topo do pódio na abartura da F4 Italiana.

 

A rodada tripla deste final de semana na Itália também foi bem positiva para Gianluca Petecof, que foi quarto colocado na primeira prova, P2 na segunda e sétimo colocado na terceira.

 

Também tivemos a abertura da temporada da Eurofórmula no Estoril, em Portugal. a primeira etapa teve Felipe Drugovich consolidando-se como principal nome da etapa. O piloto brasileiro de 17 anos, que já havia liderado os treinos extraoficiais da quinta-feira (12/04) e as sessões livres da sexta (13/04), foi o mais rápido também no treino classificatório e, largando da pole position, venceu de ponta a ponta a primeira corrida da etapa de Portugal, no Autódromo Fernanda Pires da Silva, em Estoril.

 

A corrida teve dobradinha brasileira, com Matheus Iório chegando em segundo lugar. O outro brasileiro na prova foi Christian Hahn, que chegou em 12º.

 

Felipe Drugovich venceu na abertura da Eurofórmula no Estoril.

 

Na segunda corrida do final de semana, Drugovich foi o segundo colocado, chegando colado no vencedor, Marcos Siebert. Único piloto a alcançar o pódio nas duas provas portuguesas, ele totalizou 44 pontos, seis a mais que o vice-líder, e vai defender a liderança na segunda etapa, a ser disputada na França, no circuito de Paul Ricard, nos dias 5 e 6 de maio. Matheus Iório terminou a segunda prova no sétimo lugar, enquanto Christian Hahn não completou a prova.

 

Os Brazucas também estão presentes no europeu de GT, o Blancpain Series, com Lukas Moraes e Luiz Otávio Floss. Em sua primeira experiência correndo em duplas, no principal campeonato de Gran Turismo da Europa, o paulista de 21 anos ressaltou a evolução a cada atividade da etapa.

 

Competindo pela também estreante equipe francesa 3Y Technology, Lukas e seu companheiro, o inglês Andrew Watson, trabalharam duro na busca pelo melhor acerto da única BMW M6 GT3 do grid – cientes que as características do circuito de Zolder, mais travado, não eram as mais favoráveis ao carro #37.

 

Lukas Moraes em ação no Blancpain Series na Europa. 

 

Na corrida 1, realizada na tarde de sábado, Watson foi o responsável pela classificação e por começar a prova, saindo em 15º. No pit-stop, Lukas assumiu o volante e conseguiu imprimir um bom ritmo melhor, completando as 39 voltas em 17º no geral, sendo o 4º na categoria Silver Cup. Na corrida 2, no domingo – também com duração de 1 hora e igual pontuação da prova anterior -, Moraes saiu do fim do pelotão e conseguiu avançar no grid na primeira metade da prova, e Andrew cruzou a linha de chegada novamente em 17º.

 

O brasileiro Luiz Otávio Floss, com a BMW da 3Y Technology que dividiu com Jamie Vandenbalck, ficou em 29º lugar na primeira etapa e 26º neste domingo e para quem pensa que estes são resultados ruins, eram nada menos do que quarenta e quatro carros largando e se esfregando uns nos outros curva a curva.

 

Fechando com a Fórmula 2, Sergio Sette Câmara mostrou que é sim um candidato ao título. Em quatro corridas fez três pódios (na pista) e um 4º lugar. Se faltou a vitória que a gente tanto queria, não faltou competência por parte do piloto mineiro.

 

Sergio Sette Câmara não tem dado vida fácil para o "queridinho" Lando Norris.

 

Na abertura da temporada da F2 mostrou, de cara, uma “aula de largada” do brasileiro Sérgio Sette Câmara, que na corrida 1 saiu da terceira fila – e largando do lado sujo – na sexta posição e assumindo o segundo lugar na primeira curva, atrás do companheiro – e quase dono – de equipe, Lando Norris.

 

Enquanto o líder abria vantagem volta a volta, Nick De Vries tomava o segundo posto do brasileiro, que continuou na luta e partiu para a tática de cuidar dos pneus, andando 1,5/2,0s do holandês. A tática deu certo. Enquanto De Vries tentava buscar Lando Norris, gastou mais pneu do que devia e o “mineirinho come quieto” recuperou a segunda posição.

 

Depois dos pits obrigatórios, Sette Câmara voltou em terceiro, atrás de George Russell, que parou bem antes depois da horrível largada. Mas com pneus mais novos, não foi problema retomar a segunda posição. O problema viria depois, com Artem Markelov fazendo “a corrida”, voando de 17° e voando na pista. Nas últimas voltas o brasileiro teve que segurar a pressão, com direito a uma manobra sensacional no início da última volta, na freada da reta dos boxes, quando – de asa aberta – Markelov tomou o segundo lugar, mas Sette Câmara fez o russo retardar demais a freada e deu um “X” perfeito, retomando a posição para não mais perder.

 

Foram dois pódios na abertura do campeonato e um promissor início.

 

Muita gente deve ter visto o VT da largada do sábado. No domingo, vários copiaram a manobra do mineirinho, que com o grid invertido largou em sétimo, mas mesmo assim, o piloto brasileiro contornou a primeira curva em 4°. Nick De Vries era o líder, o alemão Max Ghunter era o segundo e o russo voador, Markelov, o terceiro.

 

Sérgio Sette Câmara fez uma corrida dentro do que foi possível. Tentou atacar o alemão Gunther depois que este foi ultrapassado por Markelov, mas não conseguiu. A “vitória” foi manter-se à frente do companheiro de equipe, Lando Norris.

 

O quarto lugar seria a posição “normal”, mas a equipe Prema chamou o líder para trocar os pneus no meio da corrida, tentando repetir a tática do ano anterior, mas como a gente fala aqui no Rio, deu ruim! Eles entregaram o holandês de volta pra pista sem a menor chance dele voltar à ponta.

 

No Azerbaijão, depois de ser o mais veloz nos treinos livres, Sergio levou azar na classificação com uma bandeira vermelha quando estava voando em sua melhor volta. Isso o fez largar em sexto, mas ele cegou a andar em terceiro, para terminar a corrida 1 em quarto lugar. Segundo o piloto, um pitstop complicado e o problema com as temperaturas foram duros para manter o bom rendimento do carro.

 

Em Baku, um azar na classificação e um problema na segunda prova atrapalharam o brasileiro.

 

Para a segunda rodada dupla, em Baku, no Azerbaijão, com o grid invertido e uma largada espetacular, Sergio Sette Câmara fez “a melhor volta da história da F2”, indo de quinto para primeiro. Até a metade da corrida ele parecia ter a prova sob controle, mas o inglês George Russell voava na pista e tomou a ponta do brasileiro para subir ao alto do pódio. Estranhamente, o carro do brasileiro parecia não render como deveria para quem andou tão bem nos treinos.

 

O pior ainda estaria por vir: Sergio Sette Câmara foi desclassificado da corrida 2 no Azerbaijão, pois o carro do piloto não tinha a quantidade mínima de combustível para a inspeção. O brasileiro ainda parou o carro antes de completar a volta de retorno aos boxes, mas não foi o suficiente. Com isso os 12 pontos que o deixava na vice liderança, 3 pontos apenas atrás de seu companheiro de equipe, Lando Norris.

 

O campeonato traz Norris com 55 pontos, Alexander Albon com 41, Sergio Sette Câmara com 40, Artem Markelov com 35 e Nick De Vries com 28. A próxima rodada dupla será em Barcelona, dias 12 e 13 de maio.

 

No continente americano, na América do Norte, tivemos mais uma rodada tripla da F4 mexicana e a equipe brasileira PropCar, de Dárcio dos Santos deu mais um show de velocidade e competência ao marcar as poles e as voltas mais rápidas nas três corridas disputada no autódromo Emerson Fittipaldi em Mérida.

 

No México, Igor Fraga é o mais veloz nas pistas na F4 local.

 

O piloto brasileiro foi o vencedor das corridas 1 e 3, com o mexicano Moises de La Vara, vencendo a corrida número 2. Igor continua tentando compensar os problemas que teve em Puebla e Águas Calientes, quando abandonou enquanto liderava. Vencer as três corridas seria o ideal, mas com duas rodadas triplas a serem disputadas, em San Luis Potosí e no Hermanos Rodrigues, o título ainda é possível.

 

Em Barber, no Alabama, a rodada dupla teve o mesmo vencedor: Parker Thompson. Os brasileiros Carlos Cunha e Rafa Martins. Na primeira corrida, Carlos Cunha largava em 4º, mas perdeu muitas posições e terminou apenas em décimo. Rafa Martins foi o sexto, sua melhor posição como “Rookie”.

 

Carlos Cunha corre pela equipe campeã na Pró-Mazda e fez um pódio na corrida 2 em Barber.

 

Na segunda corrida, que terminou em bandeira amarela, já efeito da chuva, os brasileiros foram mais constantes. Rafa Martins fez mais uma corrida sólida e terminou em 8° enquanto Carlos Cunha mostrou ser um forte concorrente ao título fazendo um terceiro lugar e indo ao pódio. O campeonato fecha abril com Parker Thompson liderando, com 102 pontos. Carlos Cunha é o 5° com 75 pontos e Rafael Martins é o 11° com 45. A próxima rodada dupla será em Indianápolis, duas 11 e 12 de maio.

 

A Indy Lights também teve rodada dupla e o mexicano ‘Pato’ O’Ward vem sendo “o cara” da categoria, passou e segurou o pole e companheiro de time, Colton Herta e venceu pela segunda vez este ano. O uruguaio Santi Urrutia fez uma corrida pra chegar bem e fechou o pódio. Victor Franzoni vem fazendo o que dá com a equipe Juncos e garantiu o terceiro quarto lugar na primeira corrida do final de semana.

 

Com um grid pequeno, a Indy Lights sobrevive e Victor Franzoni vai na batalha pelo título.

 

Na segunda prova, mais uma vitória do “Pato Voador”! E dessa vez ele voou no molhado. Numa condição de pista que o piloto faz mais diferença que o carro, Victor Franzoni foi o único a andar perto do mexicano, terminando em 2°, 6s atrás do vencedor. O Campeonato tem Pato O’Ward com 110 pontos, Santiago Urrutia com 94, Colton Herta com 83 e Victor Franzoni com 82. A próxima é em Indianápolis, dias 12 e 13 de maio.

 

E a corrida da Indy foi confusa... começando no domingo e terminando na segunda. O nosso “Rookie”, Matheus Leist andou o que pode. Não errou na chuva de domingo e brigou no meio do pelotão na pista seca na maior parte do tempo na segunda, terminando em 12° e terminando sua primeira corrida na Temporada. Com o mês de maio em Indianápolis, cresce a expectativa por um desempenho melhor.

 

Barber também recebeu a IMSA Prototype e a Performance Tech Motorsports batalhou muito para vencer este fim-de-semana. A tensão na pista assim como as incidências subiram a temperatura, no entanto, Leo Lamelas e Will Owen se levantaram para conquistar o fim de semana com um par de terceiros lugar em suas respectivas classes. Lamellas e Owen aproveitaram ao máximo o forte esforço de qualificação, que colocou o seu segundo lugar no 7º LMP3 na grelha. Lamellas entregou o carro a Owen em segundo, mas ele não conseguiu segurar a posição.

 

Em mais uma ótima atuação, Leo Lamelas vai ao pódio no IMSA Prototype.

 

O campeonato vai ter uma longa parada, de mais de 70 dias, mas a o brasileiro vem em segundo lugar com 89 pontos, seis atrás do líder Kris Wright. Austin McCusker e Max Hanratty vem em 3º com 79.

 

Quem teve sua abertura no último final de semana do mês foi a F4 USA. Tivemos uma baixa: Kiko Porto não conseguiu alinhar para a rodada tripla, mas tivemos um outro brasileiro, Arthur Leist, inscrito para o campeonato. A corrida de abertura teve Eduardo Barrichello largando em 7° e Arthur Leist em 23°; Na corrida, Eduardo não teve vida fácil, terminando em 13°. Leist evoluiu e foi o 15°.

 

Começou a F4 americana, com 35 carros no grid. Barrichello e Leist lutam por um lugar de destaque.

 

Na segunda corrida os brasileiros saíram lá trás: Barrichello em 22° e Leist em 25°. Na corrida Fora, respectivamente 18° e 24°. Fechando o final de semana os brasileiros largaram em 14° (Leist) e 20° (Barrichello). No final das 16 voltas (30 minutos mais uma volta), Arthur Leist conseguiu o melhor resultado dos brasileiros com um 9° lugar. Barrichello foi o 21°. A próxima rodada será em Road Atlanta, entre 10 e 12 de maio.

 

E lá no distante oriente, no Japão, tivemos a abertura do campeonato japonês de Fórmula 3 e nosso representante, Bruno Carneiro terminou as duas etapas da rodada dupla com dois sextos lugares em um grid com 15 pilotos. Na primeira corrida Sho Tsuboi controlou os ataques de Ritomo Miyata para vencer. Bruno Chegou atrás do seu companheiro de equipe (5°) Yu Kanamaru. Na segunda corrida a disputa pela liderança foi a mesma, com os mesmos P1 e P2. Bruno chegou novamente em 6°, atrás de Kanamaru, mas mais perto. 1.2s atrás. A próxima etapa será no SUGO.

 

Bruno Carneiro estreou na temporada em Suzuka na F3 japonesa.

 

Quem também correu em Suzuka no mesmo final de semana foi Pietro Fittipaldi. O mais velho dos netos de Emerson Fittipaldi alinhou para a abertura da Superformula japonesa. A primeira corrida aconteceu no Circuito de Suzuka, com 51 voltas no percurso internacional de 5.807 metros.

 

Naoki Yamamoto começou na pole e teve um bom começo, o que ajudou a levar a uma vitória. Yuhi Sekiguchi e Tomoki Nojiri completaram o pódio em uma corrida que era obrigatório o uso de dois tipos de pneus foram necessários para uso na corrida por regulamento. Um pneu macio e um composto médio, mais duro.

 

Pietro Fittipaldi em ação na etapa da Superformula japonesa.

 

Pietro Fittipaldi não teve vida fácil e ficou com o último tempo nos treinos classificatórios. Os carros da equipe Uomo Sunoco não andaram bem ao longo de todo o final de semana. O resultado disso se refletiu na corrida, com Pietro terminando em 16°, 3 segundos atrás do seu companheiro de equipe, Kazuya Oshima. A próxima etapa será no final de semana 12-13 de maio, em Autópolis.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos


Last Updated ( Monday, 30 April 2018 13:47 )