Apavorando na América do Norte Print
Written by Administrator   
Saturday, 24 March 2018 12:15

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

A coluna Radar está de volta e eu espero conseguir cair no gosto dos leitores do meu site favorito de automobilismo, que eu acompanho há tantos anos e que agora estou podendo realizar o sonho de escrever nele e fazer parte da equipe mais legal da internet.

 

A proposta da coluna Radar vai ser levada ao pé da letra e vamos, todos os meses, buscar as notícias dos nossos jovens pilotos que buscam chegar nas principais categorias do automobilismo mundial para mostrar o que eles estão fazendo nos campeonatos que disputam. A gente sabe que a concorrência é difícil, os desafios são grandes e os lugares na elite são poucos. Bora acelerar, galera!

 

As coisas na Europa ainda estão meio devagar. Nenhuma das categorias de acesso dos campeonatos europeus começa antes de abril, mas já temos alguns testes acontecendo e na Fórmula 4 Europeia, Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof tem conseguido ótimos resultados. Quem também tem andado bem na GP3 é Pedro Piquet, mas o filho do tricampeão de F1 ainda não assinou contato com nenhuma equipe.

 

A bela São Petersburgo foi um palco bastante movimentado no final de semana entre 10 e 13 de março. Todas as categorias de fórmula estiveram em ação e os brasileiros conseguiram bons resultados.

 

Já na América do Norte, nossas promessas estão acelerando forte. Na USF2000, que começou a temporada em São Petersburgo com uma rodada dupla, tivemos dois dos três brasileiros inscritos terminaram entre os “Top ten” da USF2000 na prova de abertura. A catarinense Bruna Tomaselli cruzou a linha de chegada na 7ª posição enquanto Igor Fraga terminou em 8º. O outro brasileiro, Lucas Kohl, ficou em 13º. O vencedor foi o americano Kyle Kirkwood.

 

Igor Fraga em ação em São Petersburgo. um segundo lugar foi nosso melhor resultado na abertura da USF2000. 

 

Na segunda corrida do final de semana os brasileiros se saíram melhor. Igor Fraga e Lucas Kohl mostraram, nesta corrida, que devem aparecer frequentemente no topo da tabela. Fraga ficou na segunda colocação quase que o tempo inteiro, enquanto Kohl teve boa reação para cruzar a linha final em terceiro. Bruna Tomaselli não repetiu a performance da primeira corrida e terminou em 13º lugar. O vencedor da segunda corrida foi Alex Baron.

 

A primeira etapa com rodada dupla do Pro Mazda Championship em São Petersburgo, Flórida neste final de semana, Carlos Cunha Filho marcou um quarto e um terceiro lugares, subindo ao pódio da segunda prova com a volta mais rápida da corrida, 1mim09s271, a média horária de 149,67 km/h.

 

Com alguns problemas pontuais no final de semana como bandeira vermelha na volta mais rápida da classificação e tirar o pé para não bater em adversário que passou reto na primeira curva, o brasileiro começa a temporada de 2018 como terceiro colocado no campeonato com 42 pontos atrás do canadense Parker Thompson Exclusive Autosport) com 43 e do holandês Rinus Veekay (Juncos Racing) com 62 e vencedor das duas corridas em São Petersburgo.

 

Carlos Cunha Filho fez sua estreia pela equipe campeã, a Juncos, e andou bem em São Petersburgo.

 

Na prova de sábado o brasileiro já teve uma participação expressiva quando teve que recuperar cinco posições para voltar a ser quarto (posição de largada) depois de ter sido atrapalhado pelo inglês Harrison Scoth (RP Motorsport Racing) que passou direto na primeira curva e o forçou a uma freada forte. Chegou em quarto e marcou 19 pontos com a vitória do holandês Rinus Veekay.

 

Na segunda prova, com a primeira largada anulada por erro no procedimento da bandeirada, reconhecido pela própria direção de prova, Cunha Filho, que este ano corre pela Juncos Racing, equipe campeã do ano passado com Victor Franzoni, saiu em quinto e foi buscar a terceira posição depois de um tempo preso pelos adversários. Outro piloto brasileiro que corre na Pro Mazda nessa temporada, Rafael Martins (Team Pelfrey) abandonou a primeira prova e foi nono na segunda.

 

Já na Indy Lights, com um grid bastante esvaziado, com apenas nove carros, o mexicano Patricio O’Ward venceu a corrida de abertura da temporada, com o uruguaio Santiago Urrutia e americano Colton Herta completando o pódio.
Participando de várias categorias entre México e Estados Unidos, “Pato” O’Ward dominou a prova. O brasileiro Victor Franzoni  terminou em 4º, mas quase 30 segundos distante do vencedor.

 

Em seu caminho para a F. Indy, Victor Franzoni conseguiu dois 4º lugares na abertura da temporada.

 

A segunda corrida foi mais complicada. Com duas intervenções do Safety Car (a primeira em razão do problema de Aaron Telitz, que bateu contra o muro depois de um choque com o brasileiro Victor Franzoni, e a segunda após Colton Herta perder o rumo e também acertar o muro), Patrício O’Ward parecia que venceria também a segunda prova sem dificuldades, mas um erro bobo no final da prova derrubou-o para o fim do pelotão e abriu o caminho para a vitória de Santiago Urrutia. Apesar do incidente com Aaron Telitz, Victor Franzoni não teve avarias no carro e terminou em outro quarto lugar.

 

Na Fórmula Indy, Matheus Leist apresentou seu cartão de visitas não só para seu companheiro de equipe, Tony Kanaan, mas também para todo o grid da categoria. Primeiro colocado no final do primeiro dia de treinos, o estreante na categoria e piloto da equipe de AJ Foyt conquistou o terceiro lugar no grid de largada e andou entre os primeiros até o seu carro apresentar problemas e ele perder muito tempo parado. Na volta, tentando fazer mais do que o carro permitia, Leist acabou batendo sozinho em um dos muros e abandonou a prova.

 

Na Fórmula Indy, Matheus Leist mostrou que vai dar trabalho aos medalhões da categoria.

 

Já no final de semana de Sebring, uma certeza e uma surpresa. Pipo Derani fez valer o apelido de “morcego” e mostrou que é um piloto diferenciado nos difíceis trechos noturnos. Envolvido numa disputa contra o “Rookie” da categoria, Felipe Nasr, Derani tomou a ponta nas duas horas finais para não mais perder. O estreante Nasr terminou em terceiro.

 

Mas se Pipo Derani e Felipe Nasr são nomes conhecidos no nosso automobilismo, quantos brasileiros já haviam ouvido falar em Leo Lamelas? Não vale mentir...

 

Naquela que poderia ser chamada de “categoria de acesso” do Weathertech”, o IMSA Challenge, onde correm os protótipos LMP3 e outras categorias de GT teve este brasileiro de apenas 20 anos e que até o ano passado passava mais tempo sentado em karts com marchas do que em qualquer outro tipo de carro de corrida, chegou na categoria e mostrou serviço.

 

Leo Lamelas, que até o ano passado andava de Shifter, venceu na na IMSA Prototype em Sebring.

 

Depois de um 7º lugar na prova de abertura da temporada, disputada no mesmo fim de semana do ROAR Before The Rolex 24, no Daytona International Speedway, ao lado de Charles Wicht, na segunda corrida ele foi parceiro do mexicano Patricio O’Ward. Os dois foram apresentados um ao outro na quinta-feira, mas isso não se mostrou um problema. Largando da 5ª posição, com Lamelas ao volante, no meio da corrida ele entregou o carro ao companheiro em 3º. A partir daí, “pato” O’Ward voou na pista, tomou a ponta e recebeu a quadriculada.

 

A F4 norte americana só vai começar em abril, com o calendário indo até outubro. Enquanto isso, no intervalo entre o final e o início da temporada nos Estados Unidos, os mexicanos realizam o campeonato da categoria por lá, com provas de um ano para o outro. A temporada que começou em 2017 tem o piloto brasileiro Igor Fraga e uma equipe brasileira, a Propcar, de Darcio dos Santos.

 

Igor Fraga, com a Equipe Propcar de Darcio dos Santos, vem vencendo corridas na F4 mexicana.

 

Na última rodada tripla, ele venceu a primeira e a segunda corridas da temporada Fórmula 4 2017/2018, o Gran Premio Aguascalientes da FIA, no Oval Aguascalientes México. Dominante nas voltas mais rápidas, largando em primeiro nas três provas da rodada tripla, Igor mostrou-se muito adaptado ao traçado onde os pilotos correram pela primeira vez. O brasileiro só não venceu as três corridas por um problema na bomba de combustível.

 

Igor, que não disputou a rodada tripla de Toluca no ano passado está em 3º lugar no campeonato, com 170 pontos. O líder é Moises de La Vara, com 288 pontos, mas ainda faltam 3 rodadas triplas. Ariba Igor!

 

Para este mês eu fico por aqui e em abril, teremos os brasileiros na Europa e Bruno Carneiro, o piloto brasileiro na F3 japonesa.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos