Brasileiros fazendo bonito nos EUA Print
Written by Administrator   
Monday, 29 May 2017 20:59

Matheus Leist terá boas lembranças de seu primeiro contato com Indianápolis, após concluir com um pódio a etapa da Indy Lights, conquistado de forma intensa na corrida 2 disputada no circuito misto do mais famoso circuito norte-americano e um dos mais importantes do mundo. O atual campeão da F-3 Inglesa largou na terceira posição, ultrapassou o segundo colocado e chegou a sonhar com a vitória na preliminar da Fórmula Indy. Mas o carro perdeu rendimento nas voltas finais e o gaúcho teve que segurar a terceira colocação com bastante esforço contra os ataques de pilotos mais experientes. Com a bandeirada, Leist conseguiu o melhor resultado entre os estreantes e o melhor de sua equipe, a Carlin Racing.

 

“Não poderia haver melhor lugar para o meu primeiro pódio na Indy Lights do que justamente neste templo do automobilismo que é Indianápolis. Foi um final de semana bastante positivo, que começou com dificuldades nos treinos livres e no primeiro classificatório, mas que conseguimos superar ontem na corrida com um top-5 e a melhor volta da corrida e hoje com este valioso terceiro lugar. Cheguei a pensar na vitória, o carro vinha bem no começo da prova, mas perdeu rendimento depois e a luta pelo pódio passou a ser bem intensa”, diz Leist.

 

Mas o melhor ainda estava por vir. Após o traçado misto, o gaúcho Matheus Leist foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres da Indy Lights no circuito oval de Indianápolis. As duas sessões de 1h30 de duração foram marcaram os primeiros contatos do piloto da Carlin com o circuito oval mais famoso do planeta.

 

Matheus Leist em seu primeiro de muitos pódios que estão por vir nos EUA

 

No treino da tarde, quando foi o mais veloz, Leist cravou o tempo de 45s097. “Estou feliz de ter feito o melhor tempo e acredito que vamos evoluir bastante ao longo da semana para lutar pela vitória na sexta-feira. O carro se comportou muito bem e a sensação é de que estou me adaptando rapidamente com os traçados ovais e isso é muito importante, já que até o início deste ano eu nunca havia andado nesse tipo de circuito”, diz Leist, que no treino da manhã foi o quarto colocado. Só que, no treino classificatório, cravou a pole e surpreendeu os adversários.

 

Na corrida, quando a bandeira verde foi acionada, Matheus Leist saiu muito bem, segurando a ponta e se defendendo bem das investidas iniciais de Zachary Claman De Melo, que fez uma grande largada. Mas a primeira bandeira amarela não demorou muito: duas curvas! Colton Herta foi tocado por Dalton Kellett, perdeu o controle do carro e acertou em cheio Ryan Norman, que largava em sua melhor posição na Lights. Herta e Norman abandonaram.

 

Foram quatro voltas com bandeira amarela até pista ser liberada. Quando a bandeira verde foi novamente acionada, Matheus Leist largou como um veterano de ovais e afastou-se logo dos concorrentes. Neil Alberico largou bem e passou Kellett, mas rapidamente já perdia a posição para o canadense e também para Aaron Telitz.

 

Matheus Leist e equipe na "Victory Lane" nesta sexta-feira depois da sua grande apresentação na Indy Lights.

 

Matheus controlou bem a situação durante toda a corrida, mesmo quando o segundo colocado emparelhou com ele, por fora, em duas curvas. O brasileiro teve tranquilidade para levar seu carro até a bandeirada final, conquistando a corrida de ponta a ponta diante de todos os chefes de equipe da categoria principal. Um grande cartão de visitas.

 

Quem também mostrou que é um piloto para ser acompanhado com muita atenção foi Victor Franzoni. “Eu não estou nem acreditando, vencer minhas duas primeiras corridas da Pro Mazda e minhas duas primeiras corridas em Indianápolis! Essa pista é espetacular, tudo aqui respire corridas, a cidade inteira vive corridas, é claro que vencer aqui é totalmente diferente do que vencer em qualquer outro lugar!” E finalizou: “Não tenho como agradecer suficientemente à minha equipe que acreditou em mim e me deixou fazer um Campeonato sem que eu ainda não tivesse toda a verba e ao meu pai e a minha mãe que fazem de tudo para que eu consiga realizar o meu sonho de chegar à Formula Indy!”. Essas foram as palavras de Victor Franzoni, um dos jovens talentos brasileiros que mais batalha para mostrar seu valor e chegar em breve nas principais categorias de monopostos, no caso de olho na Indy.

 

Victor Franzoni com um dos cheques que recebera em Indianápolis.

 

Desta vez ele liderou desde o sinal verde de largada e controlou tranquilo as 29 voltas da corrida. Atrás dele a boa atuação de TJ Fischer e Carlos Cunha ocupou o resto do pódio, deixando o grande rival de Franzoni, o Americano Anthony Martin em 4o. Com essas colocações o brasileiro assume a liderança isolada do Campeonato após quarto etapas disputadas.  Franzoni é líder no campeonato, com 116 pontos. A seguir, Anthony Martin 110, TJ Fischer 91, Carlos Cunha 71 e Nikita Lastochkin 66.

 

Por falar no filho de Carlos Cunha, o jovem piloto brasileiro de 17 anos conseguiu no  sábado (13) seu primeiro pódio em corrida fora do Brasil, marcando a terceira posição na 4ª etapa do Pro Mazda Championship no circuito misto de Indianápolis. Para o piloto que optou pelo automobilismo norte-americano no começo do ano, o resultado é fruto de muito esforço e trabalho junto com o Team Pelfrey, sua equipe que tem sede em Indianápolis. “Estou muito contente com meu primeiro pódio nos Estados Unidos, o primeiro internacional né (riso). Trabalhamos duro no acerto do carro porque eu não conhecia a pista como os outros e deu certo”, comemorou o terceiro lugar Carlos Cunha Filho.

 

Carlos Cunha na direita, no centro Victor Franzoni. Que venham muitos pódios assim.

 

Na segunda prova, Cunha Filho largou em terceiro e se manteve na posição já com vista para brigar pela segunda posição, mas com todo cuidado com quem vinha logo atrás, Anthony Martin, vencedor das duas provas em São Petersburgo e campeão de 2016 da USF2000, categoria anterior à Pro Mazda. “Nossa batida era muito forte e senti os pneus traseiros desgastados por forçar nas curvas. Tive que mudar o a forma de guiar a cada volta perto do final”, contou Cunha Filho que manteve uma diferença segura para o quarto colocado.

 

No primeiro degrau para a Indy Series, nossos representantes na USF2000 vivenciaram momentos distintos na duas provas realizadas no misto de Indianápolis. Bruna Tomaselli iniciou registrando seu melhor resultado até o momento na categoria, em 14°. Lucas Kohl veio logo atrás, em 16° e na expectativa de melhorar sua marca na corrida 2. Bruna não obteve êxito, porém Lucas largou de 12° para receber a bandeirada em nono, seu primeiro Top10 da temporada.

 

Enquanto isso, na Europa, Matevos Isaakyan venceu a segunda corrida de Fórmula V8 3.5 em Spa-Francorchamps neste sábado (6), se aproveitando de uma boa parada nos boxes e se beneficiando de um azar de Pietro Fittipaldi no pit lane. Fittipaldi começou a corrida da pole position querendo se recuperar do oitavo lugar conquistado na corrida 1. Pietro teve uma largada ruim, caindo de primeiro para terceiro, sendo passado por seu companheiro Rene Binder e Diego Menchaca.

 

No entanto, Fittipaldi imediatamente reconquistou o segundo depois de Menchaca errar a La Source. Em seguida, ele passou Binder por fora na Les Combes para retornar ao primeiro posto. A diferença do brasileiro sobre Binder era de cerca de dois segundos até sua parada. Porém, Fittipaldi foi derrubado pelo mau trabalho nos pits de sua equipe, o que lhe custou cerca de 20 segundos. Ele recuou para oitavo depois de todas as paradas, mas ainda passou Nelson Mason e Egor Orudzhev para terminar sexto.

 


Depois de um início avassalador, Pietro Fittipaldi enfrentou problemas em Spa Francorchamps e Monza.

 

Em Monza foi pior: com problemas no sistema de controle de largada Pietro acumulou dois péssimos resultados e perdeu a liderança do campeonato para seu companheiro de equipe, Rene Binder, que na segunda prova aproveitou o momento da entrada do safety car para trocar seus pneus e com a parada dos adversários assumir a ponta e vencer a corrida. Esta coluna fechou antes da etapa de Jerez de La Frontera.

 

Em sua primeira corrida na Europa, aos 19 anos, Matheus Iorio foi o melhor piloto da Campos Racing e o melhor brasileiro na abertura da Euroformula F3 Open, em Estoril (Portugal), com um ótimo terceiro lugar. O campeão da F3 Brasil de 2016 partiu de décimo, não se envolveu em problemas na primeira curva, e já pulou para sétimo. Na sequência, Iorio ganhou uma posição depois que Thiago Vivacqua abandonou na segunda volta.

 

Depois de intervenção do safety car para a retirada de dois carros acidenteados, Iorio ganhou o quinto lugar de Alex Karkosik com bela ultrapassagem no miolo do circuito, na sexta volta. O quarto lugar veio na abertura da oitava volta após o brasileiro passar Nikita Troitskiy na freada da reta dos boxes. Depois de algumas voltas em quarto, Iorio ultrapassou o russo Yan Leon Shlom para se estabelecer com tranquilidade na terceira posição, com um sólido ritmo de prova. Sem ser ameaçado, Iorio confirmou o pódio logo na estreia com quase sete segundos de vantagem para o quarto colocado.

 

Matheus Iorio na direita, mais pódios de brasileiros em início promissor na Europa.

 

“Foi demais, muito top! Largar em décimo e chegar em terceiro na estreia é impagável. Eu sabia que não tinha feito uma classificação tão boa, mas que em ritmo de corrida o carro era muito bom, e estava bem acertado. Fui bem agressivo nessa corrida, uma das melhores que já fiz na minha vida. Vamos tentar classificar um pouco mais na frente amanhã para buscar uma posição ainda melhor na segunda corrida.”

 

Com 19 carros no grid, a segunda corrida do fim de semana aconteceu com pista molhada e chuva leve nos setores 1 e 3 da pista portuguesa. Largando ao lado do companheiro de equipe, o também brasileiro Matheus Iorio, Vivacqua conseguiu sair bem e achar uma linha entre o pelotão da frente para conquistar a quarta colocação na primeira curva. Na décima volta, na primeira parte da chicane, Thiago atacou o russo Shlom por dentro e conseguiu uma ultrapassagem limpa, mantendo a terceira posição até o final.

 

Com o resultado, Vivacqua foi ao pódio e pontuou pela primeira vez na temporada regular, ocupando a sexta colocação no ranking dos pilotos, com 15 pontos. Thiago subiu ao pódio também na pré-temporada, com um terceiro lugar no circuito francês de Paul Ricard. Na frente de Thiago está Matheus Iorio, em quinto lugar com 17 pontos.

 

Mais um brasileiro no pódio da Euroformula Open. Em breve, estaremos no topo do pódio.

 

“Hoje a minha corrida foi boa. Eu larguei bem, ganhei três posições, mas fiquei muito tempo preso atrás do Yan Leon Shlom e acabei perdendo tempo em relação ao segundo colocado. Depois que eu passei, eu estava andando mais rápido do que o segundo, mas foi um trabalho bem feito. Consegui recuperar alguns pontos importantes para o campeonato”, avaliou o piloto do carro número 2 da Campos Racing. “Agora é trabalhar nas próximas etapas para tentar classificar sempre para sair nas duas primeiras filas, assim o caminho fica mais livre para brigar pelas primeiras posições”, completou.

 

Saudações, agora em São Paulo.

 

Fabiano Esteves