Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Eu já vi este filme... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 20 August 2013 21:40

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Duas semanas atrás eu escrevi sobre um sonho meu: ter um autódromo permanente em Salvador e poder ter aqui não apenas a Stock Car, mas todas as principais categorias do automobilismo brasileiro.

 

Ano após ano, o Centro Administrativo da Bahia – CAB – é tomado por uma multidão digna de final de campeonato baiano na Fonte Nova entre Vitória e Bahia. Uma prova inconteste de que o povo da Bahia ama automobilismo, mas não parece ser esta a visão de certas pessoas nas esferas de comando do estado e do município de Salvador e de suas cidades vizinhas.

 

Começou esta semana a destruição de um dos melhores kartódromos do país – o Kartódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade de Lauro de Freitas.

 

No início de 2011 começou a correr na Bahia a notícia de que a Confederação Brasileira de Judô iria construir um “Centro de Excelência” para treinamento de seus atletas aqui na Bahia. Ótima notícia... até ser divulgado que o local escolhido seria o terreno onde há mais de 20 anos – foi inaugurado em 1991 – existe o kartódromo que já recebeu etapas de campeonatos brasileiros.

 

O estado da Bahia tem mais de mais de 564 mil quilômetros quadrados e tem que fazer o tal do “Centro de Excelência” justamente onde está o kartódromo, é? Salvador tem de área 325 quilômetros quadrados e será que não tem um terreno decente para os judocas treinarem?

 

Nessas horas eu fico pensando: Todo mundo sabe que esse tal de Carlos Nuzman, presidente do COB, acha que corrida não é esporte e que esporte é esporte olímpico. Mas o que não me conformo é com a falta de capacidade de negociação das pessoas.

 

Essa presidente da Federação Baiana de Automobilismo, Selma Morais, em nenhum lugar até hoje eu li que ela foi se reunir com o presidente da Confederação Brasileira de Judô para tentar arrumar uma solução para esse assunto e deixar o kartódromo em seu devido lugar.

E tem mais uma coisa: o tal do “Centro de Excelência” vai ocupar só uma parte do terreno! Cerca de 40%. E os outros 60%, de frente para a praia vai virar o que? E tome especulação imobiliária, né?

 

Enquanto isso, a Dona Selma, o presidente da CBA e o do CNK, ficam sonhando com a nova pista que vai ser construída... sim, a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e a Associação Baiana de Karts (ABK) anunciaram no último dia 15 que as obras do novo Kartódromo da Bahia começarão ainda em 2013. A inauguração da nova pista está prevista para o ano que vem.

 

O anúncio foi feito no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas. O governo do Estado se comprometeu a liberar os recursos e iniciar a construção ainda neste semestre. O terreno tem 50 mil metros quadrados e será escolhido pela ABK. A verba liberada gira em torno dos R$ 3 milhões.

 

O detalhe é que até agora, ninguém mostrou um documento sequer sobre isso e todos nós temos na nossa cara o que foi feito com o Autódromo de Jacarepaguá e as promessas – estas até com documentos assinados – sobre a construção do novo autódromo do Rio de Janeiro.

 

Ah, e o presidente da CBA, o risonho Cleyton Pinteiro, disse que o novo kartódromo, assim que ficar pronto, receberá uma competição nacional! Depois do que aconteceu em Jacarepaguá, quem vai acreditar na sua palavra, na palavra da Dona Selma e nas promessas do governo baiano?

 

Só para lembrar: o kartódromo de Natal fazia parte do “Complexo Esportivo João Carlos Vasconcelos Machado”, conhecido como “Machadão”, que tinha como espaço principal o estádio da cidade. O estádio foi demolido para a construção da “Arena das Dunas”, para a copa do mundo da FIFA. O kartódromo virou estacionamento e na época, foi prometida a construção de um novo kartódromo.

 

Construíram?

 

Tomara que eu esteja errada.

 

Até semana que vem e muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça