Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Falta de costume PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 18 August 2013 23:00

Olá!

 

Pois é. Mais uma coluna sem falar muito de Fórmula 1 (pelo menos, da época atual) gera alguns probleminhas com relação a encontrar assuntos para a coluna semanal que tenho aqui neste site. Afinal, como a maioria dos torcedores do Brasil, não fui educado a gostar e a acompanhar todo o tipo de corridas desde criança, como alguns dos meus "pares de paixão" pelo automobilismo. Com tempo, experiência e aprendizado, a gente vai sanando esses problemas. Mas o negócio é ter paciência, pois, já na próxima semana, habemus generi! A categoria-mor voltará e deixará, pelo menos, aquela mania ridícula de querer ser manchete de jornal, pelas maiores futilidades, declarações de pilotos inflamadas e boatos inconsequentes.

 

E realmente não haverá necessidade ou fôlego para isso, vez que a próxima corrida será realizada em um dos maiores templos do automobilismo mundial, Spa-Francorchamps, na região das Ardennes. Lá, durante o GP da Bélgica, veremos quem realmente terá bala para brigar com a Red Bull até o final pelo título mundial, apesar de eu achar que a equipe austríaca já tem os dois campeonatos no bolso. Mas é melhor ser cauteloso e esperar para ver o que acontecerá.

 

Enfim, hoje tivemos corrida na Moto GP: O Grande Prêmio de Indianápolis, válido pela décima etapa do campeonato mundial principal do motociclismo. O piloto espanhol Marc Márquez foi dominante durante todo o final de semana. Dominou todas as sessões de tempos e a tomada de tempos classificatória, e dominou quase inteira a prova no lendário templo. Valentino Rossi saiu apenas na nona posição, em tempos que a Yamaha não estão conseguindo fazer frente às Honda e que ele mesmo não está em sua melhor forma... A título de exemplo.

 

Na largada, foi ultrapassado por Jorge Lorenzo, da Yamaha, e pelo seu companheiro de equipe, Daniel Pedrosa. Mas, no decorrer da prova, conseguiu superar os dois compatriotas e chegar à liderança para não mais a perder e conseguir a terceira vitória consecutiva, fechando de vez a trinca dos Estados Unidos com 100% (ele também venceu no circuito das Américas - Austin - e em Laguna Seca). Uma vez que a Honda se mostrou dominante, Pedrosa também superou Lorenzo nas voltas finais e arrematou a segunda colocação.

 

A corrida foi marcada também por grandes disputas na volta final. Valentino Rossi, apagado durante a prova inteira, conseguiu chegar para disputar com Alvaro Bautista, da Gresini, e Cal Crutchlow, da Tech 3 Yamaha. O multi-campeão italiano escalou o grid pouco a pouco durante a prova e chegou para brigar com os dois. Passou Bautista na reta oposta e foi à caça de Cal. Na última volta, Rossi fez um grande pega com o inglês da equipe satélite e assegurou, assim, a quarta colocação. Cal ficou em quinto e Álvaro, por sua vez, foi o sexto. Além disso, Nicky Hayden e Andrea Dovizioso mais uma vez fizeram briga doméstica com as Ducati. Nisso, Bradley Smith, da Tech 3, passou os dois e chegou ao oitavo posto. Os dois da Ducati, respectivamente, na ordem anterior, chegaram em nono e décimo.

 

Interessante falar um pouco também da corrida do DTM em Nurburgring. A corrida Robert Wickens, que havia comemorado a primeira vitória em Norisring (inutilmente, vez que a federação alemã, ao desclassificar posteriormente Mattias Ekstrom e não deixar que Wickens herdasse a vitória), finalmente pôde comemorar a verdadeira primeira vitória no DTM. E como manda o figurino: No alto do podium. Muito bom.  A corrida foi marcada pela chuva, que caiu durante mais da metade do tempo da prova. Muito bom também foi Augusto Farfus: O brasileiro da BMW fez a pole no sábado e subiu novamente ao podium neste ano. Completando o podium, Christian Vietoris chegou à terceira colocação com a Mercedes.

 

É isso. Semana que vem tem EAU ROUGE, amigos.

 

Abraços,

 

Antônio de Pádua