Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A lição do Brasileiro de Kart PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 16 August 2013 02:36

Que lição podemos tirar da segunda fase do Brasileiro de Kart?

 

Em uma competição marcada pelo problema na pista, que quase levou a seu cancelamento (Leia matéria no site Carros e Corridas e ouça entrevista com Rubens Gatti, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) - http://www.carrosecorridas.com.br/2013/07/rubens-gatti-presidente-da-cnk-fala-sobre-problemas-na-pista-do-kartodromo-cearense/) a segunda fase do 48º Brasileiro de Kart, disputada na cidade do Eusébio (CE), mostrou que uma das lições a ser assimilada para outras competições é a de que PILOTO TEM QUE SER OUVIDO.

 

Após cancelamento do primeiro dia de treinos devido ao desgaste excessivo da pista, e o consequente cancelamento das atividades na manhã do segundo dia de treinos, pilotos, chefes de equipe e preparadores formaram uma comissão para solicitar informações sobre as providências tomadas com relação aos reparos na pista. Formada pelos pilotos Rubens Carrapatoso, André Nicastro, Sérgio Jimenez, Dennis Dirani, Renato Russo, e José Varella, que é presidente da ASSEPAK – Associação Espírito-santense  de Pais de Pilotos de Kart, a comissão se reuniu com o presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e sugeriram novos reparos, desta vez supervisionados pela comissão, além, da mudança da posição dos pneus nas saídas de curva, e instalação de novos molhes de pneus para aumentar a segurança em alguns pontos.

 

Os pilotos tomaram a frente e mostraram interesse em solucionar os problemas para que o campeonato pudesse continuar.

 

Além disso, a CBA acatou pedido para que a escolha da praça para as próximas competições nacionais sejam decididas com, pelo menos, um ano antes do dia do evento, e que a Confederação fiscalize as obras para evitar qualquer contratempo como o que acontece no Ceará. Rubens Carrapatoso foi um dos que mostrou grande interesse em solucionar o problema para o prosseguimento da prova, e, ao lado de Sérgio Jimenez e Rafa Mattos fizeram questão de acompanhar as obras ao lado dos pilotos cearenses Lutianne Soares e Leonardo Soares, estes dois também comprometidos em solucionar o problema, permaneceram até a madrugada de terça (23/07) para quarta (24/07) ajudando no que era possível.

 

Quem arrisca o pescoço dentro da pista e entende do comportamento do carro, kart, moto, ou seja, lá o que for, tem que ser ouvido sempre. Não se trata apenas de dar atenção como forma de instalar um canal de escuta e ficar só nisso não. O fato é que antes mesmo da competição iniciar alguns pilotos já tinham sugerido reparos e só conseguiram ser ouvidos depois do problema instalado. 

 

                                  Um dos remendos em concreto que permitiu a continuidade do campeonato.

 

A construção de qualquer coisa no universo pode ser resolvida da melhor forma quando se tem várias ideias e estas são avaliadas em conjunto. Não se trata de “meter o bedelho onde não é chamado”, é sim ser inteligente e ouvir as boas sugestões. Não acredito que um piloto sugira algo para piorar um autódromo ou kartódromo, afinal é ele quem vai acelerar.

 

Não quero aqui nesta coluna, espaço nobre do Nobres do Grid, que nos confiou a missão de falar sobre o Automobilismo Nordestino, apenas apontar a falha. Sei da responsabilidade que um jornalista tem ao escrever uma opinião, contudo, não posso levar ao obscurantismo do silêncio o que ocorrera no Ceará, até porque muitas pessoas sérias se envolveram para montar uma boa estrutura, receber bem os 117 pilotos (mais preparadores, mecânicos, chefes de equipe, pais de pilotos, patrocinadores...) que participaram da segunda fase da competição, mas é preciso que (e aí não quero saber quem tem de fazer) seja feito o devido reparo, sem solução mirabolante, para, na Copa Nordeste de kart que está prevista para outubro deste ano, mostrar para todo o país que a pista cearense foi devidamente reparada. Aqui mesmo no Nobres do Grid, em editorial escrito pelo Editor-Chefe, Flávio Pinheiro, já foi dito sobre essa oportunidade de mostrar que o Nordeste pode receber competições nacionais. Clique aqui e leia: http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=974&Itemid=248)

 

Todos merecem uma segunda chance para reparar seus erros, e está sendo dada esta segunda chance à Federação Cearense de Automobilismo, e ao Clube de Kart Cearense, que responde pela administração do Kartódromo Internacional Júlio Ventura. Se o erro foi da de empresa que não atendeu à determinação da CBA, esta última também errou em não fiscalizar..... Assim, para deixarmos de lado esse tema da culpa, principalmente porque o Brasileiro de Kart já revelou seus campeões, fica a cobrança para termos esta pista (que é uma das mais técnicas do país) refeita e pronta para receber qualquer competição nacional.

 

                                   Marcus Vinícius, o Kinho, piloto cearense, campeão da categoria Super F4.

 

Só lembrando... E o primeiro Campeão Brasileiro de Kart do Ceará foi conhecido na segunda fase da competição. Marcus Vinícius Kinho sagrou-se campeão da Super F4. Foi a melhor notícia para o Automobilismo Nordestino. 

 

Vou ficando por aqui e espero poder falar do sucesso que foi a Copa Nordeste de Kart.

 

Até a próxima,

 

Robério Lessa

 

 

Last Updated ( Friday, 16 August 2013 02:56 )