Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Fora promessas! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 July 2013 22:52

'Habemus' corridas no Rio de Janeiro!

 

Após a derrubada do autódromo de Jacarepaguá, para abrigar os Jogos Olímpicos do Rio-2016, teremos Campeonato Carioca de Automobilismo 2013! E com aporte da Prefeitura do Rio de Janeiro, a FAERJ (Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro) terá ao seu dispor R$ 1,1 milhão para investir neste campeonato.

 

Muito bem, a notícia boa foi dada, então agora vamos a realidade. Esse valor será para pagar contas de viagem, estadia e transporte de equipamentos para Santa Luzia, cidade na qual está situado o Mega Space, com o autódromo que receberá a categoria carioca. Primeiro, o cofre público será onerado, em momento de grande movimentação popular contra a corrupção e gastos desnecessários, e este custo é desnecessário. CLARO, totalmente irreal este custo, não era para acontecer ... se as promessas não ficassem nas palavras, mas na ação concreta do Estado em cumprir com seu compromisso.

 

O autódromo em Deodoro é grande interrogação. Fora anunciado sem antes sequer ter uma licença ambiental, ou mesmo projeto de viabilidade!A área, de propriedade do Exército Brasileiro, era um campo de treino com minas terrestres e outros armamentos. Não que haja o medo de um carro a 250 km/h atravessando a reta oposta se transforme num carro-bomba, mas estes pormenores são os maiores, com o perdão do trocadilho inverso, entraves para o avanço do projeto. Sem contar o circuito em "8" ... coisa de “Top Gear”!

 

 

 

Outra notícia boa é o retorno da Stock Car ao RJ! Para 2014 há o planejamento de realizar um corrida de rua na Cidade Maravilhosa! E como se não bastasse este anúncio, esta etapa já possui dois planos, A e B: Circuito do Fundão ou no Aterro do Flamengo!

 

Que bom, nosso quinhão não foi esquecido pelos organizadores da Stock Car, pelo contrário, mostram o desejo de retorno ao palco de grandes disputas em tempos passados. Porém, na minha humilde opinião, pode ter sido uma forma de provocar os ânimos e pressionar os dirigentes políticos locais, uma vez que o autódromo da cidade não tem previsão de sequer sair do papel. Por que penso assim. Simples, as duas propostas são pouco viáveis.

 

 

Ilha do Fundão, sede da Cidade Universitária, fica localizada entre as principais ligações da cidade, a saber: Linha Vermelha, Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói. Também deve-se lembrar que está ao lado do Aeroporto Tom Jobim (Galeão), situado a poucas milhas, na Ilha do Governador. Por estar ao lado de um grande aeroporto, poderia ser um grande ponto positivo, mas não se trata da F1, que tem esta exigência. De qualquer forma, é algo benéfico. Agora o que vem contra a ideia:

 

- Por estar no meio das ligações entre as principais vias da cidade, o trânsito no local é geralmente caótico, mesmo aos finais de semana. Seria situação similar a Indy SP300, no Anhembi, onde a cada final de semana de corrida, vemos os carros voando a mais de 300 km/h e o cidadão a 5 km/h no engarrafamento ao lado, nas pistas da marginal do Tietê. Também deve-se colocar a situação do público, para chegar e sair das instalações do circuito.

 

- Será preciso investir na estruturação do asfalto, ou concreto, pois é corriqueiro o aparecimento de buracos nas vias da Cidade Universitária, incorrendo no investimento na pavimentação, do contrário corremos o risco de vermos como na prova de Detroit 2012 da Indy, a cada carro que passa, mais buraco aparece ...

 

- É bom a confecção de pregadores estilizados, para cada piloto, mecânico, funcionário e público! A Baía de Guanabara continua fétida, sem tratamento decente!

 

 

Aterro do Flamengo, no coração da cidade e com vista fantástica! Neste local há maior possibilidade, pois eventos ocorrem durante todo o ano, inclusive a exibição da Scuderia Ferrari este ano fora lá. Porém é de preciso estudo, pois nunca houve um evento que demandasse de 4 dias de instalações no local, assim como desvio do trânsito. Em dia de semana, o tráfego é intenso, alteração nesta rotina poderá causar transtornos ao carioca, logo o apoio popular poderá estar em xeque com esta situação. Outro ponto a ser observado é a questão da chuva. 9 em cada 10 amantes do automobilismo gostam do piso molhado, proporcionando mais emoção. Mas o local é de frequente formação de bolsões d'água, quando de chuva forte. Queremos corrida de carros ou de lanchas no Aterro???

 

A Fórmula E correrá no Aterro do Flamengo, mas esta tem seu cerne a sustentabilidade e uso inteligente da energia, tendo um planejamento viável para aplicar em grandes centros urbanos, como visto no anúncio das cidades presentes na primeira temporada, assim como a ideologia da categoria. Ainda assim, é de pensar e preparar bem o local.

 

 

Precisamos é de circuito permanente, com qualidade e uso correto do investimento, seja público ou privado. Um autódromo bem planejado, desde a sua fundação quanto a polivalência do seu uso, gerará recursos para a federação carioca seja sustentável, assim como seus campeonatos locais, permitindo também a inclusão de mais categorias no uso deste espaço, como no surgimento de novas, e qualificadas, categorias de base que o automobilismo brasileiro tanto precisa para dar um novo gás.

 

Utilizar as dependências do autódromo para grandes eventos, como festivais de músicas, centros empresariais, shoppings, parques temáticos, entre outros, são atividades além do automobilismo que tornam o espaço rentável e gerando renda para a população local. Projeto decente e com visão ampla para o mundo dos negócios, é disso que precisamos! Junto, nossos pilotos e público do esporte motor só terão a comemorar a edificar em suas vidas e carreiras.

 

Saudações do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa e com autódromo de promessas!

 

Até a próxima, abraços.

 

Fabiano Esteves

 

 

 

 

 

 

Last Updated ( Tuesday, 30 July 2013 22:23 )