Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A grama do vizinho é mais verde PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 24 July 2013 00:53

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Neste final de semana, assistindo as corridas que passaram na televisão antes de irmos em família para a Fonte Nova, ver mais um Vitória x Bahia, pude ver – em dois países diferentes, em duas corridas de categorias diferentes e pela mesma rede te televisão (uma em sinal aberto, outra por assinatura) – duas cenas bem parecidas.

 

O Band Sports, às 11:00 horas, transmitiu ao vivo a etapa da Áustria, no agora chamado “Red Bull Ring”, naquilo que foi a ‘modernização’ – leia-se destruição – do circuito de Zeltweg, a prova da Fórmula Renault 2.0, que foi disputada depois da prova da World Series 3.5.

 

Sem essa coisa que a televisão brasileira tem, de só mostrar a arquibancada se esta estiver cheia e o narrador da prova berrar no microfone “o autódromo está completamente tomado”, extrapolando os números como e costumeiro vermos em alguns eventos populares, a transmissão internacional mostrou as arquibancadas na frente dos boxes (muito simples, diga-se de passagem, sem cobertura, sem cadeiras alcochoadas, sem HCs luxuosos) praticamente vazias.

 

Seria talvez natural, uma vez que a prova principal já havia sido disputada e aqueles que ficaram são os super apaixonados por corridas como eu e você, amigo leitor. A corrida foi ótima, extremamente disputada, com os carros andando juntos o tempo todo, como deve ser numa categoria de base, com regulamento bem restrito e onde o talento do piloto é que deve prevalecer.

 

Acontece que, depois da transmissão da corrida ao vivo da Renault 2.0, o canal transmitiu a prova disputada antes, a da World Series, e a situação da arquibancada era praticamente a mesma. Tinha um pouco mais de gente, mas estava praticamente vazia. Eu diria que, se muito, havia 12 a 15% de ocupação... e a transmissão não fez a menor questão de esconder isso.

 

A corrida também foi muito disputada, com os carros andando juntos e, em alguns momentos, foi possível ver os 7 primeiros colocados lutando pela vitória... mas a cada volta que passava, o que perturbava a minha mente era o porque daquela arquibancada estar vazia se ali estava correndo uma das duas categorias que são a porta de acesso para a Fórmula 1?

 

Teve uma hora que o futuro piloto da Sauber, o russo Sergey Sirotkin, fez uma bela ultrapassagem e até marido, que nem presta muita atenção, perguntou: “não é esse aí o menino do dinheiro que você falou semana passada?” Era ele mesmo, e ali também podíamos ver vários dos pilotos que estiveram em Silverstone nos testes para novatos da Fórmula 1.

 

Assim que acabou a corrida, troquei de canal para ver a prova do Brasileiro de Marcas, na Bandeirantes. E aí, já viu, né? Transmissão local e um cuidado arretado pra não mostrar as arquibancadas! Só aparecia ali, aquela parte da curva do café que não tem jeito de esconder mesmo.

 

Acontece que nós – a montadora onde trabalho – participamos do campeonato e eu liguei para um colega que estava lá no autódromo pra saber como estava a arquibancada que a televisão insistia em não mostrar. “Vixe, Maria. Tem mais gente no HC do que do outro lado da pista!” Eu perguntei se era sério e ele disse que, tirando o exagero, tinha umas três mil... talvez cinco mil pessoas no autódromo todo.

 

A gente vive falando, reclamando, que nossos autódromos ficam vazios nas corridas nacionais, tirando a Stock Car e a Fórmula Truck. E o que dizer dessa corrida da World Series na Áustria, disputada pra ninguém? Tá certo que tem corrida que enche a arquibancada. Corrida do DTM tá sempre lotada, mas mesmo nos Estados Unidos, tem corrida que não é da categoria principal da NASCAR que tem mais lugar vazio do que cheio.

 

Parece que a grama do vizinho é sempre mais verde, né mesmo?

 

Por falar em grama verde, ontem, já com a coluna fechada, li que o tal do Red Bull Ring vai receber a Fórmula 1 em 2014. Só quero ver as exigências do tal de Bernie Ecclestone para construírem uma arquibancada mais alta que as pirâmides do Egito e outras coisas mais como ele está exigindo aqui em Interlagos. Tomara que alguém importante tenha visto o desenho do Fernando na coluna dele de sexta-feira.

 

Até semana que vem e muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça