Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Problemas a se resolver na reta final! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 14 July 2013 17:30

Caros amigos leitores do Nobres do Grid!

 

Em um país continental como o Brasil um dos maiores problemas para as competições nacionais é a distância entre as cidades que têm autódromo ou kartódromo. Iniciou a coluna deste mês com esta afirmação para voltar ao tema que me causa inquietação, me refiro às críticas de alguns setores, sobretudo aqueles que moram nas regiões Sul e Sudeste, sobre a realização da segunda fase do Brasileiro de Kart na cidade do Eusébio (CE).

 

Fato inconteste é que as distâncias de sair da porção setentrional para a meridional e vice-versa têm as mesmas dificuldades e os mesmos custos. Assim, para ajudar a incentivar a inscrição de pilotos das diferentes regiões a Confederação Brasileira de Automobilismo poderia seguir a dica do piloto Euvaldo Luz, da Bahia e minimizar os custos de competições nacionais como o Brasileiro de Kart.

 

A ideia de Euvaldo, que vai disputar a segunda fase da competição pela categoria Super Sênior, é a de que a taxa de inscrição seja inversamente proporcional à distância, assim, aquele piloto que já gasta com o transporte do equipamento para competir em outra região, teria o benefício de uma inscrição menor.

 

 

 

Penso semelhante ao piloto da Bahia. Assim as competições atrairiam mais competidores e se fortaleceria, já que um número maior de competidores iria proporcionar maior disputa e elevar o nível da competição que, por consequência, teria de realizar provas eliminatórias se o número de concorrentes for demasiado superior ao que se tem hoje.

 

A primeira fase do 48º Campeonato Brasileiro de Kart,  que se encerrou no sábado (13), realizada no Kartódromo Internacional de Serra, no Espírito Santo bateu o recorde de participantes da primeira fase, com dez pilotos a mais do que em Santa Catarina  quando a competição foi disputada no Kartódromo Beto Carreto World, em Penha, com 203 inscritos. O recorde das fases permanece com Cascavel, com 216 na segunda fase da edição do ano passado. Assim, a primeira fase de 2013 teve 213 inscritos, e a expectativa é que na segunda fase deste ano esse número chegue a 150 pilotos.

 

 

 

E por falar na segunda fase, Enquanto o kartódromo da cidade de Serra, no Espírito Santo fervia com a movimentação na pista, no Kartódromo Júlio Ventura, a pista era reaberta para testes coletivos desde o sábado (06).  Na quinta (11) o kartódromo viu os últimos movimentos dos karts dentro do traçado. A partir desta data  entram em cena os operários que vão arregaçar as mangas para concluírem as obras de infraestrutura e acertarem os detalhes para receber a caravana de pilotos, mecânicos, preparadores, chefes de equipe, fotógrafos, cinegrafistas, repórteres, enfim, todos os profissionais que estarão envolvidos diretamente na competição, além do público que deve comparecer para assistir a competição.

 

Em meio à agitação dos últimos dias um problema no novo asfalto, concluído no dia três de junho, trouxe preocupação aos representantes da Cumprindo as exigências da organização, que, atendendo as exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para a realização da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Kart, realizou o recapeamento total da pista.

 

 

 

Com mais de um mês sem passar um kart por cima da nova cobertura asfáltica, fora constatado que, nas curvas, o asfalto estava saindo, o que provocou um desgaste prematuro.

 

Na noite da segunda (08), o presidente da Federação Cearense de Automobilismo (FCA), Haroldo Scipião, juntamente com o diretor do Clube de Kart Cearense (Cekart), que administra o kartódromo, Stênio Soares Júnior, convocaram o engenheiro da empresa responsável pelo serviço (Insttale), para solucionar o problema.

 

 

 

De acordo com informações passadas pelo diretor do Cekart, a Insttale inicia na sexta (12) a retirada da pavimentação das curvas para a colocação de um novo asfalto que será concluído até o domingo (14).

 

“Não contávamos com esse problema, mas, juntamente com a federação (FCA), exigimos uma pronta solução da empresa responsável. Tudo foi realizado dentro de muito critério, inclusive na escolha da empresa, que atua no ramo há 15 anos. Agora eles terão de refazer todas as curvas, mas isso não vai atrapalhar a competição” disse Stênio. (Acompanhe no final da coluna entrevista com Stênio Soares sobre o problema).

 

Para os treinos até a quinta (11), as imperfeições foram cobertas com uma massa de pavimentação se secagem rápida à frio, o que serviu como solução provisória aprovada pelos pilotos que conseguiram baixar o tempo em relação aos de quarta (10).

 

 

 

Sobre a falta de emborrachamento nas retas, tanto Haroldo, quanto Stênio disseram que esse é uma característica dos asfaltos novos, mas, que com a movimentação de mais de 150 karts (número esperado de competidores) em pista, logo a borracha vai “pegando” no asfalto e dando mais “grip”.

 

“A empresa responsável vai cortar o asfalto nas curvas e fazer um novo, aí se soluciona o problema da curva, quanto à questão da reta, somente com mais atividade é que vai emborrachar”, disse Haroldo Scipião.

 

A partir da sexta (12), com o fechamento da pista, iniciaram a pintura das zebras (novas e antigas); revisão substituição, montagem e pintura das barreiras de pneus; instalação de sensores; e outros reparos. Assim, a pista só voltará a ser aberta no dia 22 de julho, já sob a supervisão da CBA, através da Comissão Nacional de Kart (CNK).

 

 

 

Durante os seis dias de testes passaram pelo Kartódromo Júlio Ventura os seguintes pilotos: Rafael Lopes (PA), Rodrigo Viera (SE), Célio Oliveira (SE), Pedro da Matta (RJ), Fabiano Lalluce (MS), Júnior Pinto (MA), Euvaldo Luz (BA), Victor Luz (BA), Ramon Duarte (DF), Reinaldo Garcia (DF), Nathaniel Bueno (PR), Carlos Eduardo – Carlito (MA), Resende Neto (MA), Bruno Martins (PI), Leonardo Soares (CE) Paulo Holanda Filho (CE), Hybernon Cysne (CE), Lutianne Soares (CE), Marcus Vinícius – Kinho (CE), César Coelho (CE), Dimas Barreira (CE), Paulo José Serpa (CE), José Alves (CE), Breno Almeida (CE), Elias Leite (CE), Marcio Dobel (CE), Rodrigo Dobel (CE), Daniel Paixão (CE), Leandro Soares (CE), Igor Figueiredo (CE), Rodrigo Ventura (CE), e Pedro Porto (CE).

 

Em menos de duas semanas os kartistas vão acelerar pra valer aqui no Eusébio!

 

Até a próxima,

 

Roberio Lessa

 

Last Updated ( Sunday, 14 July 2013 18:28 )