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É proibido errar! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 10 July 2013 02:08

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Semana passada eu falei exatamente sobre os nossos dois Felipes correndo no ‘cirquinho do bom velhinho’ (desde de antes de entrar para o site, morro de dar risada com os apelidos que os meninos colocam), tanto o da Fórmula 1 quanto o da GP2... e vou voltar a falar sobre eles nesta semana.

 

O que vimos no domingo em Nurburgring foi o retrato exato do que é a competição em alto nível como é o automobilismo nos dias de hoje: é proibido errar!

 

Na GP2 a equipe errou com a estratégia da prova de sábado, onde Felipe tinha tudo para tirar parte da diferença que o separava do líder do campeonato, Stefano Coletti. Antecipou a parada do brasileiro ainda na quinta volta, confiando na capacidade já demonstrada de Felipe em gerenciar bem os pneus. Acontece que eram muitas voltas – 29 – a serem percorridas, e mesmo com toda a capacidade do mundo,foi ficando difícil manter a vantagem obtida quando foi forçado, de forma diferente do que veio fazendo ao longo do campeonato, a andar num ritmo mais forte com o carro ainda pesado de combustível.

 

O prejuízo foi além da conta: na parte final da prova foram várias posições perdidas, sem a menor chance de defesa e não conseguindo ficar com a oitava posição, o que daria a pole no grid invertido do domingo. Terminou em nono e ainda viu o seu adversário direto pelo título fazer uma grande prova e terminar em terceiro lugar, ampliando a vantagem sobre ele, a sua sorte foi que Sam Bird, que marcou 31 pontos na Inglaterra e estava a apenas nove pontos do brasileiro, não “achou o carro” e passou em branco no sábado.

 

No domingo, correndo “do seu jeito”, mesmo largando em nono lugar e com carros que fizeram uma corrida no dia anterior muito melhor que a sua, Felipe Nasr recuperou parte da perda do dia anterior, mas ainda assim, terminou o final de semana mais longe de Coletti.

 

Já Felipe Massa teve outro destino, mais inglório e cruel que o seu xará no sábado.

 

Depois de mais uma ótima largada, deixando um carro entre ele e o “dono da equipe”, na abertura da quinta volta uma rodada pra lá de esquisita acabou com sua corrida no final da reta dos boxes.

 

Olhe, é difícil pra qualquer um que goste de corridas ouvir os ‘comentários patrióticos’ do senhor Bueno, mas desta vez tudo mostrava que ele tinha razão – marido quase caiu do sofá quando eu falei que tinha sido um problema do carro, concordando com o narrador.

 

A forma como as rodas traseiras bloquearam e o fato do câmbio ter ficado travado na quinta marcha indicam que algum problema de ordem mecânica aconteceu. O mais provável é que tenha sido de câmbio e não de freios, uma vez que ali, além da freada, tem a redução de marcha sequencialmente. O carro da F1, quando roda, tem um sistema eletrônico que leva o câmbio de volta ao ponto neutro, permitindo a volta do piloto à prova caso o carro esteja em condições.

 

Depois de retornar para os boxes sem dar qualquer declaração para a imprensa até entrar no motorhome da Ferrari, praticamente duas horas depois da corrida Felipe Massa, em entrevista coletiva, declarou ter errado e por isso rodado e abandonado a prova.

 

Ao contrário de Rubinho Barrichello que falava o que não devia e quando não podia, Felipe Massa é o exemplo da resiliência. Ele recebe o golpe,amolda-se, encaixa, absorve e retorna a forma anterior como poucas pessoas eu vi fazer na vida.

 

Lembrei-me do que aconteceu com Rubinho na Hungria, quando sua suspensão traseira esquerda saiu voando no final da reta e a equipe tratou de culpá-lo – uma vez que ele jamais diria que havia cometido um erro sem tê-lo feito – afirmando que o brasileiro havia “atacado demais” as zebras do circuito.

 

Independente disso, Felipe Massa tem hoje menos da metade dos pontos de Fernando Alonso no campeonato. Está em 7º na tabela e longe do 6º. A Ferrari está longe da Red Bull, atrás da Mercedes e vê a ‘Nega Genii’ crescer no retrovisor.

 

Os rumores sobre a saída de Felipe Massa da equipe no final do ano só crescem. A imprensa esportiva italiana tem uma posição unanime sobre o brasileiro e contra um fato não há como argumentar: nunca um piloto ficou na Ferrari por tanto tempo sem vencer um GP e manteve o emprego!

 

Os Felipes precisam reagir... e rápido!

 

Até semana que vem e muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça