Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O poder da comunicação PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 19 June 2013 00:47

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Nesse final de semana eu prestei mais atenção na corrida da Stock Car em Cascavel do que na abertura da Copa das Confederações, apesar de já ter meu ingresso e o do marido para o jogo do Brasil. Dessa vez a criançada vai ficar com a avó!

 

Pode ser só impressão minha, paranoia até, mas fiquei impressionada com certas coisas que ouvi durante a narração e outras que não ouvi: quanto poder será que tem o Galvão Bueno dentro da TV Globo e do Sportv para termos uma transmissão como a que tivemos domingo passado?

 

Em uma corrida com chuva, grid embolado e uma pista com muitas possibilidades de ultrapassagem por suas duas retas longas, além da curva do bacião, disputa não faltou... mas a transmissão insistia em mostrar as brigas onde Cacá Bueno estava.

 

Tudo bem, algumas delas foram sensacionais, mas numa determinada hora a transmissão informou: “Advertência para o piloto Thiago Camilo”.

 

Fiquei pensando: aconteceu alguma coisa que a televisão não mostrou! As como, se ele estava numa disputa de posição há várias voltas com a televisão mostrando tudo entre ele, Allam Khodair e Cacá Bueno?

 

Parece até que eles ouviram o que eu falei de casa! Mostraram um VT de uma sensacional ultrapassagem onde o piloto da RC Ipiranga passou três carros de uma só vez (Cacá, Khodair e Alceu Feldmann). No VT mostrava o Thiago, depois de passar o Cacá, cruzando a frente do carro zero. Nesta hora o Lito Cavalcanti falou: “Está aí o motivo da advertência”! Meu Deus! Motivo aonde?

 

Se fosse assim, o Cacá teria que ter tomado um ‘drive thru’ por ter forçado e acertado a porta do Alceu Feldmann na entrada da reta dos antigos boxes. Contudo, nada foi falado.

 

Mas porque não foi falado? Teria sido a ‘forçada’ do Cacá coisa de corrida na visão dos comissários desportivos? Teria sido Cacá advertido e ninguém na transmissão (Sérgio Maurício, Reginaldo Leme e Lito Cavalcanti) ter informado aos telespectadores? Teriam os comissários desportivos favorecido o Cacá por ele estar na ponta da tabela? Teriam os comissários desportivos ‘feito uma média’ por ser Cacá filho de que é? Será que a equipe do Cacá, patrocinada pela Sky e pela Red Bull tem tanta influência econômica que os comissários relevariam a batida do Cacá?

 

As imagens foram claras. Se Thiago foi advertido por uma manobra considerada perigosa, Cacá teria que ser punido pela batida na porta de Alceu Feldmann! A advertência ficou na advertência e nada aconteceu com o pentacampeão.

 

Mais para o final da prova, Ricardo Maurício, que tinha feito uma grande corrida de recuperação, bateu com força na traseira de David Muffato, na disputa por posição. Líder do campeonato com as posições de pista naquele momento, caso sofresse um ‘drive thru’, o piloto da RC Eurofarma despencaria de posição.

 

Agora vem o conflito: Digamos que punissem o Ricardo Maurício... o que o Meinha, chefe da equipe iria dizer? Ele – e o Brasil todo – viu o ocorrido com o Cacá. Como punir um e não o outro? Se Ricardo Maurício sofreu algum tipo de advertência, a transmissão também não falou.

 

Quando li, na segunda-feira, a coluna do meu colega, Mauricio Paiva, na coluna Pit Wall, pensei: Menino, foi transmissão de pensamento! Será que nossas transmissões, a nível de narradores está mesmo tão ruim assim? Dar umas mancadas é até normal... faz até a gente rir na transmissão.

 

Mas é preocupante a questão sobre o assunto. Assistindo o DTM, onde tem UM brasileiro ou a NASCAR onde tem UM brasileiro, a gente não é bombardeado com o nome dele o tempo todo, parecendo que a corrida tem um piloto e um monte de obstáculos, de coadjuvantes.

 

Pior ainda é a minha desconfiança de que existe tráfico de influência além das câmeras.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça