Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Sol, praia, caranguejo e muita velocidade PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 12 March 2013 21:17

 

Olá, amigos do site dos Nobres do Grid.

 

O estado do Ceará vai ser sede da segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputada no Kartódromo Internacional Júlio Ventura, localizado na Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, entre os dias 22 a 27 de julho.

 

A simples notícia de que a mais importante competição do kartismo nacional teria uma etapa por essas plagas foi suficiente para agitar a vida de pilotos, preparadores, mecânicos e dirigentes das terras alencarinas. Por outro lado, alguns pilotos que moram nas regiões Sul e Sudeste torceram o nariz e passaram a criticar a escolha da cidade nordestina.

 

O que muita gente esquece é que esse país tem distâncias continentais e a Seletiva de Kart Petrobras já se deu conta disso a ponto de promover corridas nas terras nordestinas. Problemas podem ser encontrados em todos os lugares, mas não se pode excluir o Nordeste das competições nacionais.

 

Uma vista (google) do kartódromo da cidade de Eusébio - CE. Palco da disputa do próximo Campeonato Brasileiro de Kart.

 

A direção do Clube de Kart Cearense (Cekart), entidade promotora do Campeonato Cearense de Kart, decidiu eleger o traçado número um (dos 25 possíveis) da pista para as quatro primeiras etapas do certame regional, cujas corridas antecedem à realização do Brasileiro.

 

Mas o ponto mais criticado pelos pilotos, sobretudo os do eixo Sul/Sudeste é o asfalto desgastado e abrasivo que tem ação devastadora nos pneus. As críticas dos pilotos “de fora” acabaram sendo reforçada pelos pilotos cearenses. E, como forma de atenuar as críticas e por fim a essa discussão, a segunda ação da direção do Cekart foi a de anunciar a completa retirada do atual asfalto e o recapeamento da pista.

 

Rubens Gatti, Presidente da Federação de Automobilismo do Parana e da Comissão Nacional de Kart.  

 

Com essa solução, além das obras de limpeza do terreno para receber os motorhomes, a pintura dos boxes e das áreas contíguas são mais fáceis de serem providenciadas.

 

A pista do Júlio Ventura é das mais técnicas que se têm no país. Em sua defesa vários pilotos com experiência nacional trataram de publicar nas redes sociais uma análise do quão técnico é o traçado que tem como grande admirador o preparador Edson Bico que tem larga experiência em outras praças.

 

“Quem anda bem aqui no Ceará anda bem em qualquer pista do Brasil. Essa pista se compara, pela sua qualidade técnica, a de kartódromos como o de Interlagos, por exemplo”, disse Bico que já preparou kart para Bia Figueiredo, Rubens Barrichello, Felipe Nasr, dentre outros.

 

Etapa do campeonato cearense de kart em 2011. Grid cheio e disputas boas. A pista está bem melhor do que na foto acima.

 

Saindo da pista o Eusébio se vale da infraestrutura hoteleira das duas cidades vizinhas (Fortaleza e Aquiraz) para abrigar aos que devem desembarcar em solo cearense. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Ceará, são 40 mil leitos de hotéis em Fortaleza e Região Metropolitana, sendo 26,3 mil em Fortaleza e 4.555 em Aquiraz.

 

O Eusébio entre os dois municípios separados pela CE 040 distante 18 km de Fortaleza e 10 km de Aquiraz. Na chamada Costa do Sol nascente, que vai de Fortaleza para leste, em direção ao Rio Grande do Norte, são mais de 200 km de praia onde não faltam atrativos para trazer a família no mês de férias. Uma das praias mais conhecidas entre Fortaleza e Aquiraz é a do Porto das Dunas, onde fica localizado o parque aquático Beach Park, mas para quem não gosta de badalação, a Praia do Japão oferece uma boa vista para o mar com o serviço de barracas de praia onde o grande atrativo é o Caranguejo no molho de côco e a água de côco bem gelada.

 

Praia do Japão, em Aquiraz, pertinho do autódromo. Um excelente local pra relaxar depois de treinos e corridas.

 

O que tem de ser dito é que nem o Nordeste, nem o Ceará são o fim do mundo.

 

Até o mês que vem,

 

Robério Lessa

 

 

 

Last Updated ( Friday, 15 March 2013 01:02 )