Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Enquete F1: Um 3º Carro no Grid PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 31 January 2013 20:23

 

 

Com tantos pilotos ligados à Fórmula 1 no grid do Desafio Internacional das Estrelas, o site dos Nobres do Grid não podia perder a oportunidade de conversar com eles sobre um assunto ligado à categoria. Infelizmente, por ordem da diretoria da Ferrari, Felipe Massa e Fernando Alonso não puderam participar da nossa enquete especial, mas quem podia falou...

 

Nos anos 60/70, era comum as equipes alinharem mais de dois carros no grid dos GPs de Fórmula 1. A Ferrari alinhou três carros até o início dos anos 70. A BRM, ainda nos anos 70, chegou a ter cinco carros no grid. O atual presidente da Ferrari defende abertamente o uso de três carros no grid.

 

Você acha que seria bom ter três carros, ao menos das principais equipes, alinhados para as corridas? E se você estivesse em uma equipe com três carros, com quais pilotos você gostaria de trabalhar no time?

 

Jaime Alguersuari.

 

A ideia não é ruim, mas esbarra na questão financeira. Se com dois carros na equipe os custos da Fórmula 1 já são altos, imagine com três? Seria necessário se buscar mais publicidade, mais apoios para custar todo o programa de desenvolvimento, de construção, mais pessoas trabalhando nas fábricas, mas investimento em tecnologia para ter mais um simulador... é difícil ver isso tornar-se realidade, pelo menos para a maioria das equipes.

 

Caso isso acontecesse e eu estivesse em uma equipe onde fosse ter dois colegas de trabalho eu gostaria de trabalhar com o Felipe Massa e o Lewis Hamilton.

 

O Felipe porque o considero um amigo. Ele tem uma alma boa, uma visão de vida, de família, que é muito positiva. Ele fala com todos no paddock, é uma grande pessoa além de ser um piloto muito experiente e que conhece muito.

 

O Lewis seria o contraponto. Ele é muito competitivo em tudo. Muito individualista e tem um estilo de pilotagem muito agressivo. Ter dois companheiros com características tão diferentes iria me fazer aprender muito.

 

Vitantonio Liuzzi.

 

A melhor coisa que poderia acontecer caso tivéssemos mais carros competitivos no grid seria o aumento das disputas. Se na temporada passada, por exemplo, tivemos seis equipes que chegaram a vitória e oito pilotos, acho, que venceram corridas, com três carros da Ferrari, três da Red Bull, três Mercedes, três Lotus a disputa ficaria ainda maior e todos ganhariam com isso. A corrida, o público, a televisão... seria muito bom.

 

Caso eu pudesse escolher dois colegas para trabalhar comigo numa equipe com três pilotos, gostaria de trabalhar com a dupla da Ferrari: o Fernando Alonso e o Felipe Massa.

 

O Fernando porque ele é, na minha opinião, o melhor piloto da fórmula 1 entre os que lá estão hoje. É aquele piloto que consegue tirar algo a mais do carro, que consegue fazer a diferença na hora que é preciso e certamente iria aprender muito com ele.

 

O Felipe é outro piloto que, como o Fernando, tem mais de 10 anos de Fórmula 1 e que consegue estar em alto nível de competição há muito tempo. É muito experiente, sabe fazer um carro e eu só teria a aprender com ele.

 

Sebastien Buemi.

 

Sem dúvidas que seria uma coisa muito boa, especialmente para os jovens pilotos que depois de três anos na GP2 ou na Renault World Series não conseguem encontrar uma vaga na Fórmula 1. Eles teriam a chance de trabalhar numa equipe forte, com pilotos já campeões e aprender muito.

 

Eu nunca tinha ouvido falar destas coisas da Fórmula 1 do passado, sobre ter três carros. Vai ver que é por isso que o presidente da Ferrari quer ter três carros no grid. Se ele já teve uma vez e deu certo, porque não ter novamente.

 

E se eu pudesse escolher com quem eu correria numa mesma equipe eu gostaria de correr ao lado de Fernando Alonso e de Lewis Hamilton. Acho os dois os pilotos mais competitivos do grid, daqueles que jamais aceitam ser o número 2 e eu ia ter como aprender muito com eles.

 

Nota dos NdG: Sebastien Buemi veio para o Brasil acompanhado de seu irmão gêmeo Laurent. Super simpático e comunicativo, Laurent disse que estava adorando a estada no Brasil, em Santa Catarina, e que, sobre automobilismo, para ele está sendo divertido pela grande semelhança com o irmão. Laurent também é piloto... de carros em miniatura! Sempre que pode acompanha o irmão nos eventos e corridas.

 

Bruno Senna.

 

Seria muito bom se isso acontecesse, pois aumentaria a competitividade. O problema seria conseguir aprovar uma mudança destas no regulamento com o atual modelo de gestão que é o pacto da concórdia. Por ele tem que haver unanimidade para se mudar qualquer coisa e eu não acredito que a Williams, por exemplo, que dificilmente teria condições de colocar um terceiro carro no grid aceitaria uma mudança deste tipo.

 

Além disso, é preciso se ver quanto ia custar para cada equipe para colocar um terceiro carro. Talvez nem todas, mesmo aquelas que concordariam inicialmente com esta proposta teriam a garantia de que conseguiriam retorno neste tipo de nova configuração da equipe.

 

Hipoteticamente falando, eu estando numa equipe com três carros, podendo dividir tudo e com todos com equipamentos iguais, eu gostaria de dividir a equipe com o Fernando Alonso, o Lewis Hamilton ou o Sebastian Vettel. Hoje acho que eles estão no topo da categoria. 

 

Jules Bianchi.

 

Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso. Talvez naquela época fosse mais fácil e mais barato fazer um esquema com mais carros numa mesma equipe. Hoje em dia, com os custos da Fórmula 1 na casa das dezenas de milhões de dólares, acho que seria muito difícil as equipes, mesmo as mais fortes, bancarem um terceiro carro.

 

Caso isto fosse possível, ou seja, as equipes conseguissem bancar esta conta que seria mais alta, caso todas as equipes aceitassem a mudança nas regras, colocando elas ou não um terceiro carro, acho que as corridas iriam ficar mais interessantes e competitivas.

 

No caso de poder escolher com quem correr, eu gostaria de correr com os pilotos que hoje estão na Ferrari. Para mim o Fernando Alonso é o melhor piloto da Fórmula 1 e certamente eu teria muito o que aprender com ele. O Felipe Massa também é um piloto muito rápido e experiente, que tem um estilo diferente de onde eu também tiraria boas lições.

 

Kamui Kobayashi.

 

Eu não conhecia esta passagem sobre a Fórmula 1 do passado, mas para algo como equipes com três carros se tornarem realidade na Fórmula 1 a questão econômica seria maior do que a questão técnica propriamente dita.

 

Nos dias de hoje a Fórmula 1 treina mais em simuladores do que com carros nas pistas. Os treinos são muito limitados e caros. O desenvolvimento dos simuladores também não é barato e eu não sei se alguma equipe além da Ferrari colocaria um terceiro carro no grid.

 

Quanto a correr com uma estrutura com outros dos pilotos, para mim não faria diferença com quem correr. Todos os pilotos que estão na Fórmula 1 são muito bons, muito rápidos e eu não teria nenhuma preferência.

 

Nota dos NdG: Fernando Alonso e Felipe Massa não participaram da enquete por estarem proibidos pela Ferrari de dar declarações sobre qualquer coisa ligada à equipe e à Fórmula 1..