Olá amigos do site dos Nobres do Grid! Este não se trata de um artigo sobre os brasileiros curtindo os pontos turísticos e aventuras disponibilizadas no continente mais aquático do planeta. Nada disso. Venho aqui apresentá-los a Toyota Racing Series, campeonato de tiro curto, rolando durante Janeiro nas terras neozelandesas, de onde saíram três grandes nomes da Fórmula 1 (Bruce McLaren, o criador da equipe McLaren; Denny Hulme, campeão mundial em 1967, com uma Brabham; e Chris Amon), além do piloto da Indy, Scott Dixon. Na edição de 2013 temos 2 brasileiros desvendando os autódromos pouco conhecidos deste arquipélago-país. Bruno Bonifácio (Giles Motorsport 1), disputando pelo segundo ano seguido, e Pipo Derani (Giles Motorsport 2), debutando neste temporada. A TRS percorre 5 circuitos (rodada tripla) em cidades bucólicas, porém com movimentação automobilística de causar inveja em muitos autódromos brasileiros, trazendo diversão ao público em competições de monopostos, trucks, arrancadas, stock e turismo. Confira abaixo alguns detalhes destas pistas: - Teretonga Racing Park (Innvercargill) - Extensão: 2,57 Km - Melhor volta Qualifying 2013: Lucas Auer (Giles Motorsport) 54:639
Lucas Auer, vencedor da primeira bateria em Teretonga - Teretonga Racing Park - Timaru International Motor Raceway - Extensão: 2,4 Km - Melhor volta do Qualifying: Lucas Auer (Giles Motorsport) 57:583
Lucas Auer guiando o pelotão - Circuito de Timaru - Taupo Motorsport Park - Extensão: 3,5 Km - Melhor volta do Qualifying: Alex Lynn (M2 Competition) 1:23:372
Alex Lynn, vencedor de 2 baterias em Taupo - Taupo Motorsport Park - Hampton Downs Motorsport - Extensão: 2,8 Km - Melhor volta do Qualifying: Mitch Evans (Giles Motorsport) 1:00:602 Circuito de Hampton Downs - Mitch Evans, pilotando em Hampton (2012) - Manfeild Autocourse - Extensão: 3 Km - Melhor volta (2012): Mitch Evans (Giles Motorsport) 1:03:267 Circuito de Manfeild, com várias homenagens a pilotos neozelandesês
Até o momento, após 3 etapas disputadas, nossos representantes tupiniquins tem se mostrado competitivos. Bruno Bonifácio venceu uma vez e subiu ao pódio em terceiro lugar por duas oportunidades. Atualmente ocupa a 6ª colocação. Pipo Derani triunfou logo na primeira etapa, porém problemas atrapalharam suas corridas em Taupo, e ocupa a 8ª colocação. Nossos brasileiros estão competindo em alto nível, buscando espaço no concorrido mercado automobilístico internacional. Um pequeno país, perdido na Oceania, consegue mobilizar grandes eventos nacionais, assim como público e patrocinadores. O que falta para termos uma versão made in Brasil da TRS ou qualquer campeonato de formação de piloto, ou regionais e nacionais estabilizados e vida longa? Força ao brasileiros! Confira mais no site oficial da competição: http://www.toyotaracing.co.nz/ Abraços do Rio, Fabiano Esteves
|