Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Polêmica Vazia PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 06 December 2012 09:10

 

Amigos, muito se falou sobre ultrapassagens de Vettel sob bandeira amarela no GP do Brasil. Achei uma bobagem, pois comissários existem aos montes, e nada passaria em branco. 

 

Assim se foram duas semanas da corrida e do tri de Sebastian, e decidi escrever um breve comentário a respeito. A Ferrari recorreu, e nos bastidores a coisa pegou fogo, a ponto de a FIA declarar oficialmente que nada aconteceu.

 

As denuncias surgiram na rede de TV SKY Sports F1, no Reino Unido. Segundo Martin Brundle e demais comentaristas, Vettel ultrapassou sob bandeira amarela a Toro Rosso de Vergne na reta oposta.

 

Vídeos da ultrapassagem sobre a STR pipocaram na internet. A torcida espanhola de Alonso não deixou barato, e postou em todas as redes sociais o vídeo da reta oposta. Além disso, várias emissoras mostraram as imagens polêmicas.

 

É bom que se explique o seguinte: a bandeira amarela pode ser em todo o circuito ou em trechos. Quem usa e conhece o programa da FIA para Ipad já viu a pista piscando em setores sob bandeira amarela na imagem do mapa da corrida.

 

Existem luzes ao lado da pista que mostram o começo e o final de cada setor. Por exemplo, se o piloto passar ao lado de um painel amarelo, sabe que não pode ultrapassar até passar por um painel verde.

 

O caso é que bandeiras verdes foram acenadas para Vettel antes dos painéis com luz verde. A bandeira não tem prioridade sobre o painel, mas os comissários tem liberdade de adiantar o ponto de bandeira verde. Sendo assim, a ultrapassagem fica liberada quando o piloto observar ou uma luz no painel ou uma bandeira verde. O que for mostrado primeiro na sequência da pista e da volta.

 

Outro detalhe é que as luzes no painel do carro são acesas apenas para orientar o piloto, e também não tem prioridade sobre as bandeiras ou painéis. As luzes amarelas do painel da RBR de Vettel estavam ligadas, mas ele já tinha a autorização dos comissários para a ultrapassagem.

 

Portanto Vettel nada fez para ser punido.

 

Um abraço e oremos sempre,

 

Toni Vasconcelos