Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Massa e o fiel da balança PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 21 November 2012 13:23

 

Amigos, a Ferrari tomou mais uma vez uma decisão polêmica. Quebrou o lacre da caixa de câmbio de Felipe Massa momentos antes do GP dos EUA, e o brasileiro perdeu 5 posições no grid. Tudo para beneficiar Fernando Alonso.

 

Alonso ganhou duas posições já que Romain Grosjean da Lotus também perdeu 5 posições pelo mesmo motivo da troca da caixa de câmbio. O espanhol foi então para 7º, largando do lado limpo da pista. Na largada Alonso pulou para 4º, terminando em 3º com a quebra de Mark Webber.

 

Ora meus amigos, a questão não é nova. Tudo que podemos dizer é que a Ferrari não foi condenada pelos comissários e nem pelas equipes. Nenhum time se manifestou contra a decisão da Ferrari, apesar de que foi um uso do regulamento de forma não esportiva, pelo menos ao meu ver.

 

Christian Horner, diretor da RBR, brincou em entrevista antes da largada dizendo que através das punições Alonso mais um pouco sairia na pole. Ironias a parte a crítica dos torcedores brasileiros foi grande, tanto contra a Ferrari quanto contra Massa, já que o brasileiro aceitou o caso passivamente.

 

Bom, chega de perder tempo com isso. A Ferrari faz isso mesmo, Massa, assim como Rubinho é segundo piloto, e não é atitude de hoje essa da equipe de Maranello. Como ferrarista sinceramente, doa a quem doer, não dou a mínima para o que a Ferrari faz com Massa, já que quero é título, e está difícil. E não digo isso por causa de Alonso não. Quem é ferrarista sabe que até se o “macaco Tião” (famoso símio de décadas passadas do zoológico do Rio de Janeiro) pilotasse pela Ferrari e liderasse o campeonato, levaria toda a força dos tifosi.

 

Vale lembrar que Patrese, italiano de Pádua, bateu na última volta do GP de San Marino, Itália, em 1982 com a Brabham e a torcida italiana vibrou. Isso porque quem vinha em segundo era um francês coma Ferrari, Patrick Tambay, que venceu a corrida para a “Rossa”.

 

Pouco interessa para o verdadeiro tifoso da Ferrari quem está atrás do volante, o que importa é a “vermelhinha” passar em primeiro a linha de chegada. Por isso é que não falo em plano para detonar Massa. Isso não existe. Felipe é que aceitou as condições da Ferrari e renovou seu contrato.

 

O Fiel da Balança

 

Continuando a questão do campeonato mundial, o “fiel da balança” em 2012 foi Kimi Raikkonen. Isso, é claro, se Alonso perder o título. A corrida de Abu Dhabi, muito mais do que a espetacular vitória de Hamilton nos EUA, foi emblemática.

 

No momento em que Vettel teve problemas, Alonso não venceu. Raikkonen fez a festa com o espanhol em segundo, e para piorar, Vettel em recuperação em terceiro. Ora, era o momento no circuito de Yas Marina, do espanhol se afirmar.

 

Essa vitória de Raikkonen foi a derrota de Alonso. Nem com Vettel quase a “knock out” Fernando cruzou a linha em primeiro. Esses pontos vão fazer falta, e agora parece que Hamilton está querendo se despedir da McLaren em grande estilo. Fica difícil para Alonso o título em Interlagos. Bom, mas como Vettel ganhou em 2010 e estava 16 pontos atrás na última corrida, tudo é possível.

 

Um abraço e oremos sempre,

 

Toni Vasconcelos