Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O "óbvio ululante": Massa renova com a Ferrari PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 17 October 2012 13:49

 

Amigos, como já dizia o jornalista e escritor Nelson Rodrigues, “O óbvio ululante” aconteceu. Felipe Massa renovou com a Ferrari para 2013 (comunicado oficial acima, na galeria deste post). O “mandato” será tampão, pois a Rossa não faria um contrato de apenas um ano com quem já conhece faz tempo.

O anúncio foi feito oficialmente na terça-feira, 16 de outubro, pela Ferrari. Durante o final de semana do GP da Coreia, o presidente ferrarista Luca di Montezemolo deu declarações para a RAI (Rádio e TV italianas) bastante interessantes sobre o caso Massa e a possível contratação de Vettel por Maranello. Disse Montezemolo que : “Hoje o problema não é com os pilotos. 2013 ainda é futuro, mas eu não quero ter dois galos no mesmo galinheiro, quero dois pilotos que corram para a Ferrari, e não para eles mesmos.” Essa referência foi uma alusão a possível dupla Alonso/Vettel.

“Eu não quero problemas e nem rivalidades, o que nós não tivemos entre Schumacher e Irvine, Schumacher e Barrichello, Alonso e Massa ou Massa e Schumy, ou mesmo Raikkonen.“

“Não existe dúvida de que a confirmação de Massa na equipe era impensável no meio da temporada, mas ele agora está nos dando o que esperamos dele. Eu penso que ele já deu muito para a Ferrari, e ele tem uma boa relação com Alonso. Eu conto com ele para tirar pontos de nossos rivais”, encerrou o presidente Montezemolo.

Não é preciso dizer muita coisa. Para Luca, o alemão Vettel é carta fora do baralho com Alonso na equipe (os dois galos no mesmo galinheiro...). Mas ainda é cedo para afirmar se não se trata de um blefe. A Ferrari, mantendo Massa em 2013, deve ter um plano B para o companheiro de Alonso em 2014. Caso Felipe detone e seja protagonista da temporada do ano que vem, aí a história será outra, mas disso eu duvido.

É preciso que a Ferrari saiba quando o espanhol decidirá parar de correr. Disse Fernando no ano passado que se aposenta ao final da temporada de 2016. Até lá algum piloto terá que estar no cockpit da Rossa para continuar o trabalho. Os jovens estão aí, inclusive Nico Hulkenberg, que vai para a Sauber no lugar de Sergio Pérez.

Pode ser uma estratégia da Ferrari para provar Hulk em uma equipe apoiada por Maranello, que usa o motor Ferrari. Também deve ser visto com carinho o jovem Jules Bianchi, piloto de testes da Academia de pilotos da Ferrari.

Já perderam Sergio Pérez, e não podem perder mais ninguém no “bonde” dos contratos. Mas tudo isso só terá valor se Vettel não vier. Pode até ser em 2016, quando o alemão terá no começo da temporada apenas 28 anos de idade, a mesma com que Senna conquistou seu primeiro título. E sabe-se lá quantos títulos Vettel terá em 2016...

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos