Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Os nomes mais comentados PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 04 October 2012 07:42

 

 

Amigos, cinco nomes estão em evidência nesta semana do GP do Japão. São eles: Felipe Massa, Nico Hulkenberg, Paul di Resta, Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Vamos entender cada caso.

 

Massa continua sem seu contrato renovado, apesar de ter melhorado (pouco, sejamos sinceros...) a sua performance com a F 2012. Felipe está mais tranquilo, mas parece que tudo tem relação com um melhor preparo psicológico por parte do brasileiro. Adpto do “deixa pra lá”, Massa passou a falar menos de seu futuro, e se preocupar com o seu presente. É por isso que a Ferrari lhe deu um voto de confiança. Mas será que Felipe Massa ainda é piloto para ser testado, para se tirar a dúvida? A equipe de Maranello acha que sim.

 

Então aparecem Hulkenberg e Di Resta em nossa equação ferrarista. Apesar de parte da mídia europeia dizer que Massa continuará na Ferrari para 2013, ninguém põe a mão no fogo por isso. Um jornal da Suíça publicou nesta segunda-feira que Massa já teria tudo acertado com a Ferrari, contrato assinado, só restando o anúncio. Já por parte de Maranello fontes indicam que Hulkenberg e Di Resta são cotados para substitutos de Massa.

 

É claro que as declarações de Stefano Domenicali de que Felipe melhorou mas a Ferrari ainda quer ver como ele se sai nas próximas provas, não ajuda a acabar com as especulações. Não consigo entender como a direção ferrarista enxerga o caso, já que esse vai ou fica deveria estar decidido faz tempo. Agora Domenicali fala em revelar o companheiro de Alonso par 2013 após o GP da Coreia, no dia 14 de outubro. Só que Di Resta e Hulkenberg não são bobos.

 

A dupla da Force India sabe aquilo que todos conhecem, e que mesmo Button já sabia, de que o próximo companheiro de Alonso terá que aceitar um contrato de um ano. Isso porque o presidente da Ferrari Luca di Montezemolo sonha dia e noite, acordado e dormindo, com Sebastian Vettel ao lado de Alonso em 2014.

 

Essa é a idéia, mas no meu entender só Felipe Massa, pela questão dos momentos vividos nos últimos três anos na Ferrari, é que poderá preencher essa vaga “tampão” em 2013. E tenham certeza de que é o que ele quer.

 

Schumacher

 

Quanto a Schumacher nada deve ser dito em tom de crítica para o alemão. Essa é a minha opinião. Muitas “pancadas” levou Schumy após o acidente de Singapura com Vergne, quando a Mercedes subiu em cima da Toro Rosso. Mas são coisas que acontecem, principalmente nessa fase complexa da carreira de Schumacher. Fase final, diga-se de passagem.

 

Mas ele merece crédito pela coragem de botar a cara a tapa na volta à F1. A coragem de pagar uma dívida de gratidão com a Mercedes que tanto o auxiliou em seu começo de carreira. Tudo bem, eu sei que ele ganha milhões, mas faz parte do jogo. Garanto que Schumy não ficou mais pobre ou mais rico devido a esses anos de Mercedes. Merece respeito a atitude do alemão, que tantas bobagens fez no passado, mas também acerta, moral e eticamente falando, de vez em quando.

 

Hamilton

 

Outro que acho que merece crédito é Lewis Hamilton. Sua saída para a Mercedes em 2013 pode até ser criticada como pura maneira de ganhar dinheiro. É claro que é mais provável que a McLaren faça um carro vencedor em definitivo na próxima temporada do que a Mercedes. Mas será mesmo? Que Hamilton vai para a equipe da estrela de três pontas ganhando um caminhão de dinheiro ninguém duvida. Era isso que ele queria mesmo, inclusive com a participação em acordos publicitários, muitos deles vetados pela McLaren. Mas também existe o desafio.

 

São 6 temporadas de McLaren para o inglês campeão de 2008. Parece que foi ontem que acompanhávamos pela TV Hamilton na GP 2 brigando com Nick Heidfeld e cia, em uma carreira promissora que quase bateu o recorde do título da F1 logo no primeiro ano. O desafio é claro e certo na Mercedes com Ross Brawn. Após deixar a tutela do pai em sua carreira, chegou a hora da Hamilton mostrar sua garra em outra equipe.

 

Tudo “regado” a muito dinheiro, mas o desafio permanece.

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos