Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Massa e os 20 milhões de prejuízo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 22 August 2012 16:59

 

 

Amigos, mais uma vez Felipe Massa é a boa da vez. O brasileiro e sua permanência ou não na Ferrari são sempre temas recorrentes na imprensa da Europa.

 

As possibilidades de uma continuidade do trabalho de Massa na "Rossa" são reais, ainda que não ideais por parte da Ferrari. O problema está em duas questões: A Ferrari não tem alternativas no mercado de pilotos que possa superar a renovação de Felipe, e Felipe não tem para onde ir, apesar dos esforços do empresário Nicolas Todt.

 

A relação de desempenho entre Alonso e Massa é das mais díspares da Fórmula 1 nos últimos tempos. Enquanto o espanhol briga pelo título com um carro que nem nasceu tão bom, o brasileiro fica longe, a 139 pontos de distância de Alonso. É aí que entra o maior problema até agora, e tem nome: dinheiro.

 

A diferença de divisão de prêmios entre a primeira posição no campeonato de construtores, hoje com a RBR, e o 4º lugar da Ferrari pode chegar a vinte milhões de euros. É muito dinheiro. Dinheiro que Massa não está ajudando a trazer para a Ferrari. Isso tem sido fundamental para as negociações do brasileiro em Maranello, pois já é claro o prejuízo que a equipe está tendo com Felipe.

 

Vozes na direção ferrarista dão conta de que uma situação atípica poderá ocorrer este ano. É que o companheiro de Alonso, Felipe ou não, deverá ser conhecido apenas ao final de novembro, começo de dezembro. Isso é o que se comenta na Itália. Seria contrário aquilo que sempre se acompanha, que é o anúncio dos pilotos Ferrari em setembro no GP da Itália, ou no máximo em outubro.

 

O diretor de Maranello, Stefano Domenicalli, declarou esta semana a imprensa italiana que "Felipe terá pela frente corridas importantes. Deve otimizar seu desempenho, até porque precisamos de sua capacidade atrás do volante. Temos que ganhar pontos para tentar o primeiro lugar no campeonato de construtores, e também para tirar pontos dos adversários de Alonso pelo título". Acho difícil que Felipe consiga fazer agora o que não fez durante toda a temporada.

 

Para encerrar não vou ficar em cima do muro. A questão já é financeira, e a Ferrari só não anuncia um novo piloto no lugar de Massa porque não encontra disponível no mercado ninguém melhor com condições contratuais razoáveis. Eu penso que a Ferrari vai cometer um erro mantendo Massa na equipe. O prejuízo para Maranello é muito grande, e para Felipe também.

 

Quero o melhor para Massa, e penso que esse melhor passa por uma vida fora da Ferrari. Ficar apenas para não estar a pé no ano que vem é um motivo pequeno para a carreira de Felipe. Perdoem-me aqueles que acham que Massa ainda tem futuro na equipe vermelha. Caso tenha, será apenas uma sobrevida ao que tudo indica. Enquanto o companheiro briga por um título histórico, Massa respira por aparelhos...

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos

 

 

Last Updated ( Wednesday, 22 August 2012 21:34 )