| Olá leitores!
Como estão? Espero que todos bem. Não tivemos muita coisa esse final de semana (até porquê não vou escrever a respeito daquela categoria que teve meses e meses para ajustar o novo carro e agora tem problemas de confiabilidade no motor e de flambar o mecânico que vai trocar o pneu frontal direito, afinal... quem diria que um escapamento saindo exatamente ao lado da roda poderia dar algum problema, né?), mas o que tivemos foi um prato cheio para o fã de esporte motorizado. Vamos começar com o WRC, que foi para as poeirentas estradas da Sardenha para mais uma etapa. Por um lado, Sébastien Ogier conquistou sua 5ª vitória nesta difícil etapa do Mundial, por outro lado... foi com emoção. Uma inesperada manobra pra contornar uma curva fechada cujos sulcos profundos impediram que ela fosse feita com a tradicional jogada de traseira usando o freio de mão acabou diminuindo a confortável vantagem pela metade, e gerou aquela apreensão que a vitória pudesse escapar como escapou em 2024. Felizmente para ele, dessa vez não foi o que aconteceu. Em 2º chegou Ott Tänak, mais uma vez conseguindo um bom resultado e sobrevivendo a um rali onde um bocado de gente acabou se acidentando, um Hyundai no meio de um enxame de Toyota nas 7 primeiras posições (sim, não leram errado, sete), e o pódio ficou completo com Kalle Rovanperä, mais de 40 segundos atrás de Ott. Foi a 3ª vitória do Ogier em 4 largadas esse ano... o cara não tem tantos títulos gratuitamente. O atual líder do campeonato, Elfyn Evans, conseguiu reduzir seu prejuízo após uma sexta feira complicada para ele e chegou no 4º lugar. Como de costume, a análise completa da etapa vocês encontrarão na coluna dos nossos especialistas em rally, já publicada. Próxima etapa, o tradicionalíssimo Rally Acrópole, na Grécia, onde as pedras no meio do caminho (literalmente e figuradamente) podem fazer a diferença. Quem foi para as pistas para a última etapa antes das férias de verão foi o DTM, que após essa etapa no começo de junho só retorna em julho. A corrida de sábado foi aditivada pela chuva que caiu antes da corrida e fez com que, na hora da largada, a pista ainda estivesse molhada. Claro que quando a pista começou a mostrar um trilho seco consistente o pessoal foi todo ao mesmo tempo para os boxes, e houve um certo caos com aquele monte de carro em um pit lane não dos mais espaçosos da temporada... confesso que foi divertido de ver. Claro que teve gente que apostou em estratégias diferentes, desde os que demoraram mais para trocar os pneus de chuva para os slicks até o pessoal que já apostou em largar de slick (como o experiente Nicki Thiim). No fim, a vitória ficou com o Porsche de Ayhancan Güven (que nome difícil de escrever... desculpa pelas reclamações, Toprak), que estava esfuziante por vencer uma batalha contra seu ídolo de infância Thiim, com o já mencionado Thiim liderando um trio de Lamborghinis em 2º, 3º e 4º. O degrau mais baixo do pódio ficou com Maximilian Paul, pela primeira vez no pódio com o carro da equipe liderada por sua família, a Paul Motorsport. Já no domingo tivemos duas corridas: uma com os dois BMW da Schubert Motorsport disputando entre si, e outra com os outros carros da categoria. A primeira disputa foi vencida pelo pole position René Rast, que conseguiu segurar as investidas de Marco Wittmann e garantiu seu lugar no topo do pódio. O piloto que teve a honra de acompanhar a dupla da Schubert no pódio foi Thomas Preining, que com seu Porsche conseguiu resistir às investidas do Ferrari de Aitken para subir no degrau mais baixo do pódio. Agora vamos ver o que a etapa de Norisring, mês que vem, nos trará de emoção. O Mundial de Motovelocidade foi até Aragão para mais uma etapa onde os pilotos locais dominaram. Na Moto3, 6 espanhóis nas 10 primeiras posições, sendo 4 nas 4 primeiras. Coube a David Muñoz ser o ocupante do degrau mais alto do pódio, após uma corrida absolutamente fantástica. Os 8 primeiros colocados estavam separados por 86 centésimos de segundo, o que acham? Preciso me alongar? Quem não gosta de corrida de Moto3 bom sujeito não é. O estreante Maximo Quiles bem que tentou conquistar sua primeira vitória no mundial, mas ficou em 2º por 5 centésimos de segundo. Outro estreante ficou na 3ª posição, Alvaro Carpe, da poderosa equipe Red Bull KTM Ajo. A expectativa para a corrida da Moto2 era grande, com a pole position do Diogo Moreira, e a corrida entregou o que prometia. Diogo foi grandioso. Cerebral, soube poupar os pneus enquanto o pessoal que largava logo atrás dele se empolgava em querer decidir a corrida logo no começo, em uma pista onde a temperatura do asfalto estava nas alturas. Tanto que, nas últimas voltas, foi pra cima e passou o pessoal que estava à frente dele e já tinha desgastado seus pneus, chegando e passando o líder Deniz Oncu... e até a última curva, parecia que ele conseguiria converter a pole e a estratégia inteligente em vitória. Uma leve balançada na entrada da última curva deu à moto de Oncu, da poderosa equipe Red Bull KTM Ajo, um tiquinho a mais de impulso na saída da curva, e com a linha de bandeirada muito antes da linha de largada (um transtorno mental de criadores de pistas mais recentes que espero um dia entender), o turco conseguiu superar o brasileiro por 3 milésimos de segundo. Sim, isso mesmo, 0,003 segundo. Foi o perfil do pneu mais um pedacinho da roda. E assim Oncu conseguiu sua primeira vitória na Moto2, com Moreira em 2º e Barry Baltus quase 2 segundos atrás, na 3ª posição. Com duas corridas tão boas antes, dificilmente a MotoGP conseguiria entregar algo melhor. E realmente, não conseguiu. Claro que a torcida local amou os irmãos Márquez novamente nas 2 primeiras posições (Marc em 1º, Alex em 2º), e Bagnaia teve um alento ao chegar em 3º após um papelão sem precedentes na corrida sprint do sábado, mas no geral a prova foi menos empolgante que as das categorias menores. Acontece, não dá pra ser genial o tempo todo. Apenas um lembrete, semana que vem tem as 24 Horas de Le Mans, e nos treinos de novatos esse final de semana já teve piloto estampando seu LMP2 no muro... ê, laiá... classificação será no meio da semana, e a largada no sábado. Se programem para acompanhar. E por essa semana é isso. Juízo e se cuidem. Até a próxima! Alexandre Bianchini Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
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