E aê Galera... agora é comigo!
O final de semana foi de maratona de corridas pra fazer a coluna. Dentro do modo “planejamento zero” do calendário do automobilismo na República Sebastianista de Banânia (agradecimentos ao meu camarada Alexandre Gargamel) que o pizzaiolo do bairro da Glória não faz coisa nenhuma (a interjeição não era bem essa...), tivemos a verdadeira categoria de corridas de caminhões fazendo sua 3ª etapa no mítico e super raiz autódromo de Guaporé e no Paraná, no circuito vina (salsicha para quem não é paranaense) de Londrina, a usurpadora fazia sua 2ª etapa, levando consigo a NASCAR Tapuia e a Copa HB20. Além disso, em Tarumã, tivemos a abertura do Brasileiro de Turismo 1.4, que vou comentar na próxima semana, quando não teremos corridas do calendário nacional. Como ainda teremos as pílulas da F1 e da F. Indy, vou tentar ser objetivo pra minha editora, Chica da Silva a Rainha da Bahia, não rodar a baiana. Copa Truck Atrasaram a largada da corrida por conta da chuva para melhorar as condições de segurança e colocarem “pneus de estrada” no eixo dianteiro no lugar dos lixados e no estúdio estavam Ivan, o Terrível, com o mala sem alças e sem rodinhas do Prosdócimo. A pole position era do Cabra, que tinha a seu lado o Marvado para puxarem os 22 caminhões da classe PRO. Na classe Elite o pole era Smith Jr. com Fetucchini a seu lado puxando 18 caminhões. O amigo do Adoniran (o Ernesto, Diretor de Prova) determinou a largada foi em fila indiana e na reta principal e quando subiu o fumacê o Marvado foi Marvado e ganhou a ponta, deixando o Cabra na P2 e o Coach Cabeleira ficou na P3. O Marvado foi abrindo enquanto o Cabra tinha que dar coices pra segurar o Coach Cabeleira. Na Elite, Smith Jr. sofria pra não ter que engolir o Fetucchini, mas não teve jeito e a Elite tinha um novo líder na 3ª volta. Lá na frente, o Cabra achou a manha e foi pra cima do Marvado, mas com ele vinham o Coach Cabeleira e o Corintiano Fake, todos ainda com vantagem pra Dr. Smith que vinha chegando. O Cabra riscou a pexeira no asfalto da reta oposta e tomou a liderança, mas o Marvado não se rendeu e continuou brigando, mas na volta seguinte foi o Coach Cabeleira que fez a Marvadeza e ganhou a P2. O Fetucchini vinha liderando a classe Elite quando explodiu o fogão (digo, o motor) antes da entrada da reta oposta e com isso obrigou o amigo do Adoniran (o Ernesto) a botar pra fora o Safety Truck. Na relargada o Marvado bateu carenagem com o Corintiano Fake e com isso Dr. Smith se aproveitou para ganhar a P4. Na classe Elite Smith Jr. recuperou a liderança. Não demorou muito e tivemos caminhões se desmanchando na pista e o amigo do Adoniran (o Ernesto) botou pra fora o Safety Truck outra vez. Tivemos a relargada para 2 voltas de tudo ou nada e o Marvado fez Marvadeza pra cima do Coach Cabeleira, recuperando a P2 e foi pro ataque em cima do Cabra, mas seu caminhão abriu o bico na reta e o Coach Cabeleira recuperou a P2 antes da curva do estádio. O Cabra venceu com autoridade a corrida 1, seguido do Coach Cabeleira e do Marvado. Na classe Elite, vitória de Smith Jr. Aí tivemos o balé do bebum desavisado para a inversão dos 8 primeiros nas duas classes. Com isso, na classe PRO o pole da corrida 2 era o Karabicheviski e ao seu lado tinha Campeão Retornado pra puxar o grid dos sobreviventes. Na classe Elite tinha o Raio Gama na pole e a seu lado o Quasímodo. E dessa vez a largada foi “normal”, com os caminhões lado a lado na reta oposta e com tido arrimado subiu o fumacê autorizado pelo amigo do Adoniran (o Ernesto). Karabicheviski manteve a ponta seguido do Campeão Retornado e o Dr. Smith mandou muito bem pra ganhar a P3. Na classe Elite o Tabuada tomou a P2 do Quasímodo, foi pra cima e tomou a liderança do Raio Gama. Lá na frente o Campeão Retornado foi com tudo pra cima do Karabicheviski e tomou a ponta enquanto o Abbatido perdia a P3 pro Dr. Smith. Tentando recuperar, o Karabicheviski errou, perdeu a P2 e fez bobagem na descida da caixa d’água se enroscando com o Coach Cabeleira e com o Azinabrado. Por milagre não teve Safety Truck. Com isso Dr. Smith assumiu a P2 e o Marvado era o P3, mas por pouco tempo, pois ele deu um perdido no espaço da reta oposta e deixou Dr. Smith pra P3. O Marvado vinha babando, esfregou-se depois do estádio, mas foi na subida pra reta principal que o Marvado tomou a liderança enquanto na classe Elite o Tabuada explodiu o motor e abandonou a corrida, deixando a liderança para Jojô Todinho. Dr. Smith passou o Campeão Retornado na volta seguinte enquanto o Cabra teve que ir para os boxes por excesso de fumaça. Dr. Smith tentou um último ataque na última volta, mas não conseguiu tirar a vitória do Marvado. Dr. Smith foi o 2° e o Campeão Retornado o 3° colocado. A vitória da classe Elite ficou com Jojô Todinho. E copiando o que os canais globêsticos (a 2ª vogal não era bem essa...), a bandlixo cortou a transmissão da corrida logo após a chegada para voltar pro “xou” de horrores com Arrelia Jr. e Vassoura Piaçava (que substituiu a Chapolim Colorada pela morte de seu pai. Meus sinceros pêsames à família). Fórmula Truck A verdadeira categoria das corridas de caminhões foi para o autódromo super raiz de Guaporé para sua 3ª etapa. A cidade foi invadida pela nação caminhoneira e os morros em volta do autódromo estavam tomados. Zé Trovão berrava no microfone e o Cascabulho ajudava a confundir os expectadores pela internet, que teve a participação do decano jornalista de São Paulo, Bizantina da Praça, uma vez que a Rede TV optou pela transmissão da NASCAR Tapuia e da Copa Quasímodo. A categoria com os caminhões das categorias Injeção Eletrônica e Bomba Injetora reuniram 49 caminhões. A primeira corrida foi a da categoria Bomba Injetora, com Duda Conci na pole position e a seu lado estava Daniel Lovato para puxarem os 19 brutos. Após a volta de apresentação o Diretor de Provas deu a largada e subiu o fumacê. Duda Conci manteve a ponta, com Daniel Lovatto sendo atacado por Thiago Manica, que ganhou a P2. Duda Conci aproveitou e abriu um pouco. Abrindo a 2ª volta Diego Collet colocou de lado e a briga dos dois Sérgio Shulik passou os dois e foi pra P3 e na volta seguinte bateu roda na curva 1 e antes da chegada na curva do túnel emparelhou com Thiago Manica, mas levou o troco de Diego Collet, recuperando na curva do S e vindo pra cima de Thiago Manica na reta dos boxes. Com isso Duda Conci sumiu na frente. Quem chegou na briga foi Marcio Rampon, na P5. Sérgio Shulik queimou o radar e Daniel Lovato também queimou e com isso teriam que pagar um ‘Drive-Thru’ sem direito a polenta frita. Com as punições Duda Conci liderava Thiago Manica era o 2° e Diego Collet o 3°, mas na saída do radiador Diego Collet ganhou a P2. Marcio Rampon foi pra cima de Thiago Manica, que não conseguiu segurar a P3. Duda Conci tinha 18s de vantagem para Diego Collet em 6 voltas. E tudo que o líder não queria aconteceu na 9ª volta quando o diretor de prova botou pra fora o Safety Truck por um parachoque caído na pista. Serviço rápido e na relargada Duda Conci foi esperto e abriu pra evitar ataques. Diego Collet acompanhou e Marcio Rampon teve que brigar muito com Thiago Bellaver e Thiago Manica pra manter a P3. Duda Conci foi sendo seguido de perto por Diago Collet enquanto Marcio Rampon abriu da briga e buscava se recuperar. Sergio Shulik escapou, bateu, desmanchou parte da barreira de pneus e obrigou o diretor de prova a botar pra fora o Safety Truck novamente. O serviço foi rápido e na relargada os 3 primeiros abriram vantagem, mas estavam juntos na briga pela vitória quando Thiago Bellaver bateu forte na curva 3 e mandou pneu de barreira pra todo lado! Safety Truck novamente na pista e bandeira vermelha, encerrando a corrida. Vitória de Duda Conci, com Diego Collet em 2° e Marcio Rampon em 3°. Em seguida vieram pra pista os caminhões da classe Injeção Eletrônica. Rafael Fleck largava na pole position e tinha Jorginho Feio a seu lado para puxarem o grid com 30 brutos. Após a volta de apresentação eles vieram pra reta e mesmo um pouco desarrumados o Diretor de Prova deu a largada e subiu o fumacê. Rafael Fleck manteve a ponta, seguido de Jorginho Feio e Alex Peixeiro manteve a P3 enquanto Douglas Collet e Pedro Muffato tentaram contrariar as leis da física e o inoxidável piloto de Cascavel acabou levando a pior, ficando na brita da curva 1. O diretor de prova botou pra fora o Safety Truck e no final da volta deu a bandeira vermelha. A corrida do octogenário piloto acabaria ali, mas a bandeira antes de completada a primeira volta anulou a largada e com isso Pedro Muffato retomou sua P6 na nova largada. Nova volta de apresentação e nova relargada, que teve como adicional ao desafio o início da chuva. Subiu o Fumacê autorizado pelo Diretor de Prova. Rafael Fleck manteve a ponta, mas sem folga por parte de Jorginho Feio. Ramiris Fontanella tomou a P3 de Alex Peixeiro, que quase perdeu também a P4 pra Douglas Collet. Jorginho Feio vinha colado em Rafael Fleck e na segunda volta a chuva apertou. Alex Peixeiro recuperou a P3 sobre Ramiris Fontanella e Pedro Muffato tomou a P5 de Douglas Collet. O caminhão de Ramiris Fontanella abriu o bico e ele abandonou a corrida. Alex Peixeiro estava andando bem no molhado e ganhou a P2 de Jorginho Feio. Everton Fontanella também vinha bem e já era o P4 na volta 5. Alex Peixeiro colou em Rafael Fleck e na volta 9 Everton Fontanella tomou a P3 de Jorginho Feio e trouxe Pedro Muffato junto com ele. Jorginho Feio foi perdendo rendimento e posições. Tulio Bendo, o líder do campeonato vinha se recuperando e na volta 10 era o 7° colocado. A chuva parou e Rafael Fleck voltou a andar mais rápido que Alex Peixeiro, aliviando a pressão. Os líderes começaram a chegar nos retardatários na metade da prova. Tulio Bendo continuava subindo e assumiu a P5 de Douglas Collet. Leandro Reis e Douglas Torres foram trocando pancadas nas curvas 1, 2 e 3 por duas voltas até que o goiano pegou pesado pegando Torres de lado na saída da curva 2. Lá na frente, Rafael Fleck foi abrindo vantagem na liderança. Álvaro Bendo parou em posição perigosa e ainda tomou bandeira preta por duas chamadas de excesso de fumaça. Faltando duas voltas para o final Pedro Muffato tomou a P3 de Everton Fontanella numa disputa que abriu investigação dos ‘comissacos’. Rafael Fleck venceu de ponta a ponta, deixando Alex peixeiro em 2° e, na pista, Pedro Muffato em 3°. O péssimo site da categoria não tem notícias sobre eventuais punições pós-corrida. No final do evento tivemos a corrida com os pilotos que ficaram fora do pódio nas duas corridas e disputaram a Copa Speedmax, que terminou sob bandeira vermelha. O vencedor foi Jorginho Feio, com Ramiris Fontanella em segundo e Ricardo Ançay em terceiro. O Ogro tá na Pista A NASCAR Tapuia fez sua etapa com corrida noturna (na verdade, no fim de tarde) no circuito vina (salsicha para quem não é paranaense) de Londrina. Foi uma corrida animada, com muitas disputas e algumas bem pesadas. Thiago Camilo, da equipe Full Time) conquistou a ponta logo na primeira volta e liderou a corrida inteira, abrindo uma vantagem tranquila após as primeiras voltas nos 3.145 metros de pista, Camilo fechou a prova em 27m28s731. Gabriel Casagrande, da equipe MX Vogel) fechou em segundo, e Galid Osman, da equipe Team RC), ficou em em terceiro, completaram o top-3. O vencedor na classe Challenge foi o novato Alfredinho Ibiapina.  Na corrida do domingo foi de arrepiar. Para quem acompanhou até a 13ª volta, dando como certa a vitória para Thiago Camilo, da equipe Full Time, que liderou desde o início até então, talvez nunca pensasse que nas duas últimas voltas à liderança da corrida mudasse de mãos por mais duas vezes. Thiago Camilo, após ser tocado no meio da 13ª volta e sair da pista, abandonando a prova, deu lugar para a disputa pelo primeiro lugar entre Léo Torres, da MX Vogel e o Decano Barrichello, da Full Time), que revezaram a ponta. Na volta final, Torres usou o NASCAR Boost e levou a bandeirada quadriculada, deixando veterano em 2°. Victor Andrade foi o 3°. Alfredinho Ibiapina voltou a vencer na classe Challenge, repetindo o feito do sábado. Sessão Rivotril. Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana. - Começo o receituário da semana agradecendo aos colaboradores Bob Esponja, Darth Vader e Madame Min pelos comentários dos treinos da sexta-feira. - A Cadeiruda não foi para o Bahrain e nem o Reporter Matador. A bandlixo (isso ainda é por conta da demissão do Sinestro) mandou o Fanhoso da Stock para o meio do deserto para se sentir um peixe na areia. - O Goleiro de Pebolim estava fora de si (e ia piorar...). Primeiro confundiu o episódio do dia que o Neguim (em seu primeiro ano na Mercedes) na primeira corrida ia parando no pit da McLaren. Ele disse que foi num treino! Depois ele disse não ter entendido o teor da discussão do Albon com o Engenheiro... mesmo com legenda na tela. - Com Matuzaleme ainda em processo de degelo, Prosdócimo quis puxar o saco do Kimi gernérico falando dos pilotos que ficaram nos 6 primeiros nas 3 primeiras corridas no campeonato e “esqueceu” que Emerson Fittipaldi foi 4° colocado em sua 2ª corrida na F1, GP da Alemanha em 1970 e do 5° lugar de Felipe Nasr na sua estreia na Austrália. - No TL3 Mr. Burns deu uma aula sobre as bobagens (o advérbio não era bem esse...) faladas pelo Prosdócimo no treino da sexta-feira, mostrando que os carros da Haas estavam com setups diferentes. - Mas para “manter o nível” o narrador fake não parava de falar bobagens (o advérbio não era bem esse...) ao pondo do Goleiro de Pebolim e do Mr. Burns começaram a sacaneá-lo para tentar cala-lo e aliviar a irritação dos telespectadores. Mas isso não impediu o narrador fake de continuar falando em cima dos rádios e o pior é ninguém da direção da bandlixo ver isso. - Mas ele não ia parar e o narrador fake falou que o Principe Bira se destacava no pódio por sua altura por ser mais velho que os outros pilotos tendo 28 anos... a pessoas crescem até que idade mesmo? O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) foi ouvido em todo Tocantins. - No início do treino de classificação minha filha perguntou porque o goleiro de Pebolim estava de pé enquanto Matuzaleme estava sentado atrás da bancada no estúdio. Serpa que ele usou uns volumes de enciclopédia ou umas listas telefônicas velhas pra ficar mais alto? - Mas o narrador fake deu continuidade ao seu festival de bobagens (o advérbio não era bem esse...) dizendo que o Filé de Borboleta “fez uma escalada” nos treinos livres indo de P11 no TL1, pra P13 no TL2 e P18 no TL3, sendo o primeiro a escalar algo escada abaixo. - Depois de Ressuscitar Michele Alboreto, Matuzaleme foi buscar Nick Heidfield para por no grid... mesmo com uma resma de cola sobre a bancada. Não deu nem tempo da gente respirar ele fala que o Kimi Genérico não vinha numa volta boa... e o italiano faz a P4! - Mas o narrador fake ia se superar e “promoveu” o narrador Chicão a organizador do GP Brasil... que nem é mais o GP Brasil, é o GP São Paulo. - Na parte da tarde o Mr. Burns, que salvou o final de semana até aquele momento, teve que fazer dupla com o Narrador que Perdeu a Guerra na transmissão da Fórmula Black&Decker. Afinal, o cara é narrador de MMA no sábado a noite e não sabe a diferença de “por dentro” e “por fora” (informação passada pelo Bob Esponja) - E o domingo começou com o Cabrinha Rafael Câmara vencendo mais uma na F3. Ali acabava a alegria, quando abriram a transmissão às 11:30 Matuzaleme e sua resma de cola deu “boa tarde” à audiência enquanto o narrador fake cumprimentou os “rapazes” com um bom dia. - O Fanhoso estava se esforçando para ser útil, mas sendo um total desconhecido, ninguém lhe dava atenção no grid, exceto o Filho do Dragão. Reconheçamos: a Cadeiruda tem as portas abertas onde chega. - Matuzaleme aproveitou para desejar que o Príncipe das Lamúrias se aposente e eu aproveito para abrir uma enquete: Quem se aposenta primeiro. Matuzaleme ou o Príncipe das Lamúrias? - A corrida mal havia começado e quando o Hulk foi para os boxes, ele disse que devia ser por algum problema, ignorando o fato dele ter largado com pneus macios e estes se degradarem rapidamente. - O Goleiro de Pebolim não sabe que usar Bravo para se referir ao “plano B” e Delta para o “plano D”. Quando o Principezinho falou sobre os planos o comentarista falou que o piloto perguntava sobre a diferença para os outros carros. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) foi ouvido em todo Tocantins. - Pra não ficar para trás, Matuzaleme comentou a “fala do Fugitivo da FEBEM”... que foi do Principezinho. Depois ele confundiu o Cara de Lua com o Piaba, que relargou bem depois do Safety Car. - Mais uma vez o narrador fake, tentando calcular os pontos da corrida aos já marcados disse que “não era bom de matemática”... mas não é só isso. Ele não é bom de matemática, português, história, geografia, ciências, inglês... e nem em narrar corridas! - O Goleiro de Pebolim estava mesmo fora de si. O engenheiro falou para o Piaba se hidratar e o piloto respondeu que faria isso se o sistema estivesse funcionando... e ele traduziu como “me hidrataria se ele estivesse trabalhando”! O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) foi ouvido em toda região Centro Oeste. - Aí apareceram os três vencedores de “piloto do dia” das corridas anteriores e o narrador fake “traduziu” como sendo os votados para a corrida do Bahrain! O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) foi ouvido em todo Tocantins. - Terminada a F1 e antes da corrida da Usurpadora, fomos obrigados a ter meia hora do xou de horrores com Arrelia Jr. e a Vassoura Piaçava. - Num esforço sem tamanho Madame Min foi ver nos canais globêsticos (a 2ª vogal não era bem essa...) - Mensagem de Madame Min, assistindo os canais globêsticos (a 2ª vogal não era bem essa...). Eles mostraram a reprise da corrida de Campo Grande e o Nhonho Peitolas falou que a usurpadora tem planos para fazer as corridas das classes PRO e Elite separadas... imitando o que a Fórmula Truck já faz desde o ano passado. - Arranjaram um protozoário pra narrar a corrida... quem sabe ele infecta o Nhonho Peitolas que faz o papel de comentarista enquanto o Michaelis (que nunca sentou num caminhão), “fala” sobre como é estar na boleia de um. - Na bandlixo, sem o Sinestro, colocaram o Terrível pra narrar a corrida... e ele “deu a largada na reta errada”, chamou caminhão de carro algumas vezes e caprichou ao chamar um caminhão com uma enorme estrela de 3 pontas de “Volkswagen”. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) foi ouvido em todo Centro Oeste. - Repetindo a pior prática dos canais globêsticos (a 2ª vogal não era bem essa...), a bandlixo cortou a transmissão da corrida logo após a chegada para voltar ao xou de horrores do Arrelia Jr. e a Vassoura Piaçava. - Para quem não sabe porque eu fiquei longe do site, tive negado meu projeto onde escrevi uma série (em 6 episódios), sobre a verdadeira história do maior piloto de todos os tempos. Criei um Blog para isso e quem quiser ler a saga do maior astro das pistas é só clicar aqui. Felicidades e velocidade, Paulo Alencar Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
|