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Maldonado: Beltoise ou Brambilla? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 12 June 2012 19:56

 

 

Quando o venezuelano Pastor Maldonado surpreendeu a todos (o “circo” da Fórmula 1, os espectadores e principal-mente – assumam ou não – a “crônica” especializada) fui testemunha ocular e auditiva de coisas que jamais imagi-naria ver e/ou ouvir na vida: elogios rasgados a perfor-mance do “Ás Bolivariano”!

 

Campeão de “entressafra” da GP2, Pastor Maldonado, enquanto teve que enfrentar adversários de maior quilate técnico (Lewis Hamilton, Nelsinho Piquet, Timo Glock, Romain Grosjean, Lucas Di Grassi, entre outros) cansou de protagonizar lambanças memoráveis. Mas, como diz o velho ditado: “quem tem padrinho não morre pagão”, ele teve como padrinho o ditador de seu país, que despejou um petroleiro de libras esterlinas para garantir a presença de seu pupilo no seleto grid da Fórmula 1.

 

Depois de sofrer por um ano com o projeto do FW33, em 2011, o FW34 mostrou-se um carro melhor que do ano anterior. Ia ser difícil (se bem que nada é impossível, vide os sucessivos erros da Ferrari) isso acontecer sob o pulso forte de Frank Williams. Melhor para seus pilotos, incluindo-se Bruno Senna, que começou a temporada melhor que o “compañero”, marcando mais pontos e colocando-se sempre melhor... até o GP da Espanha.

 

Antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer que o venezuelano fez uma corrida exemplar. Viu que não largou tão bem e não “arriscou tudo” na primeira curva, deixando o “dono da casa”, Fernando Alonso, tomar a ponta. Na combinação, estratégias de Box/voltas lançadas, tomou a ponta e, no final, mesmo quando o espanhol ameaçou aproximar-se, Maldonado não deu chances e seguiu para a quadriculada. Ninguém pode dizer que a vitória “caiu em seu colo”. Ele a conquistou brilhantemente.

 

A conquista em Barcelona, unida a pífia performance de Bruno Senna, mudou o foco com o qual se olhava para a equipe e em especial para Maldonado, que chegou em Mônaco como “um dos favoritos à vitória”. Contudo, logo o “Ás Bolvariano” voltava para as “condições normais de temperatura e pressão”, fazendo bobagem nos treinos livres, perdendo posições no grid e – para fechar com chave de ouro – batendo e abandonando no início da prova. No Canadá, as Williams penaram para ficar na frente das nanicas.

 

 

Ao longo de sua carreira na GP2 e na Fórmula 1, Pastor Maldonado acumula mais acidentes - e trapalhadas - que vitórias.

 

Tais circunstâncias me fazem voltar no tempo e ir buscar, nos anos 70, dois personagens que, ao longo de suas carreiras, tiveram apenas uma vitória, mas que seus nomes sempre serão lembrados não apenas por elas, mas por suas carreiras como um todo.

 

O francês Jean Pierre Beltoise não tinha no arrojo excessivo – para não dizer ‘quase sempre desmedido’ – de Pastor Maldonado, mas Beltoise venceu uma das corridas mais difíceis da história nestes quase 63 anos de Fórmula 1: o Grande Prêmio de Mônaco de 1972, disputado sob uma chuva que – dizem as testemunhas – foi pior que a de 1984.

 

Ao longo de mais de duas horas, de ponta a ponta, Jean Pierre Beitoise impôs-se a pilotos do gabarito de Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Clay Regazzoni, Jacky Ickx, entre outros, não dando aos concorrentes a menor possibilidade de uma tentativa de ataque pela posição que ocupava.

 

Piloto da Matra e da BRM, Beltoise era respeitado no grid como um piloto sempre em condições de vencer... a vitória só “não vinha”. E assim, depois de 85 Grandes Prêmios ao longo de 8 temporadas, encerrou a carreira com aquele único triunfo.

 

 

Durante as 80 voltas do GP de Mônaco, Beltoise, que largou em 4º, tomou a ponta e não deu chance aos adversários. 

 

O outro personagem para comparação tem um perfil completamente distinto do técnico Beltoise: o italiano Vittorio Brambilla era “grosso como papel de embrulhar prego”! Espirituoso, arrojado, nada cerebral, Brambilla corria “por instinto”, digamos assim. Para dar um padrão de comparação ao caro leitor, ele era “um Mansell piorado”!

 

Protagonista de acidentes ridículos e cenas dantescas, como o dia em que entrou na perpendicular em um dos guard rails de Monza durante os treinos de sua equipe, Vittorio carregava o ‘singelo’ apelido de: O Gorila de Monza! Nos hipócritos tempos do política e socialmente corretos (lia-se os dias de hoje), um apelido desses seria considerado Bullying.

 

Com toda a ‘sutileza que Deus lhe deu’, até mesmo Vittorio Brambilla teve o seu dia de glória na Fórmula 1, categoria onde não chegou por acaso e nem pelas mãos de nenhum “ditador com a chave do cofre da nação”. Ele fez uma consistente – e acidentada, claro – carreira nas categorias de base europeias até a sua estreia, no GP da África do Sul no ano de 1974.

 

Um ano e meio e 27 corridas depois, em um cinzento e molhado domingo em Zeltweg (antes da mutilação promovida por Hermann Tilke), Vittorio Brambilla superou a todos que se colocavam à sua frente, campeões e futuros campeões como Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter e outros para antes da interrupção da prova pelo diretor da mesma devido às condições na pista, receber a bandeira quadriculada como vencedor, depois de largar em 8º lugar e superar todos os seus adversários na pista.

 

 

A única vitória conquistada por Brambilla teve a sua marca: arrojo, técnica e uma 'lambança' na volta de comemoração. 

 

É claro que, para não deixar de “assinar” o histórico feito com a marca que lhe era peculiar, Brambilla rodou e bateu na volta de comemoração, chegando aos boxes com o carro amassado, para delírio – e risadas – de todos. Afinal, o italiano era ‘buona gente’ e sua vitória trouxe um pouco de alegria a todos.

 

Pastor Maldonado ainda está no início da carreira e, quem sabe, ainda poderá ter a chance de repetir o feito do último GP da Espanha, especialmente diante desta indescritível e ‘lotérica’ temporada de 2012. Contudo, o parâmetro de comparação será sempre o mesmo e, para mim, pelo menos, Ele estará sempre “mais pra Brambilla do que pra Beltiose”.

 

Abraços,

 

Mauricio Paiva

 

Last Updated ( Wednesday, 13 June 2012 19:52 )