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Os Campeões de Piracicaba PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 08 June 2012 19:11

 

 

Recentemente meu amigo Macks Weiser escreveu um livro intitulado “Corridas e Pilotos de Piracicaba” e para mim principalmente, foi motivo de grande alegria e ótimas recordações por ter nascido e vivido muitos anos em Piracicaba e ter iniciado lá minha carreira no automobilismo nacional.

 

O livro foi feito com recursos próprios e com muito sacrifício, alguns de nós pilotos amigos  fomos os patrocinadores, além da ajuda do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, sendo o foco principal a história das nossas corridas, os pilotos piracicabanos e participação deles no automobilismo de competição na década de 60 e 70.

 

Piracicaba foi o berço de alguns grandes pilotos que conseguiram  marcar seus nomes no  automobilismo brasileiro e acredito que, tudo se deu em função do entusiasmo e grande espírito esportivo desse piloto e apaixonado por corridas, meu amigo Macks.

 

O livro faz um relato do que foi a trajetória dos DKW nas pistas, nas mãos dele e dos pilotos de Piracicaba, e da qual também pude fazer parte num período curto e embora tendo uma vivência longa com a marca Simca, pude posteriormente conhecer de perto os DKW.

 

Tive a oportunidade de encerrar a minha época na marca Simca já fazendo parte da equipe oficial da fábrica, a convite do grande Chico Landi, condição essa conquistada com muita luta sacrifícios e ajudas, especialmente de meu pai, a quem devo tudo que fiz no automobilismo.

 

Fazer parte de uma equipe de fabrica naquela época era difícil, a coisa era muito fechada e extremamente política, não bastava ser apenas um bom piloto. Guardo com orgulho a experiência de ter participado a convite da Simca, do Teste de Resistência que fizemos entre Paracatu e Brasília afim de desenvolver o novo motor V8 Tufão, que em seguida começou a ser produzido em série no Simca Rally. Esse carro revolucionou o mercado, foi o primeiro motor fabricado na América do Sul com combustão hemisférica, dupla carburação, radiador de óleo, avanço do distribuidor manual no painel e 112 HP de potencia tudo isso foi desenvolvido nos 44 dias e 44 noites sem parar percorrendo 120.048 KM a 113,1 Km/h.

 

 

Uma das maiores emoções que vivi nas corridas em Piracicaba foi ter sido cumprimentado por Chico Landi, o grande piloto da F1. 

 

Também pude posteriormente pilotar carros recém desenvolvidos, como o Protótipo  AC, (VW) projetado pelo Anísio Campos e fabricado na Puma, e com um super motor preparado pelo Roger Resny. Pude também ser um dos primeiros do grupo inicial a participar da categoria Formula Vê com um Fitti Vê, tendo o privilégio de ter acompanhado a montagem do meu carro pelas mãos do Emerson Fittipaldi ainda na pequena fabrica dos volantes esportivos Fittipaldi em Santo Amaro onde os carros eram produzidos sob encomenda e também ajustados sob medida de cada piloto.

 

Por questões pessoais e o falecimento do meu pai tive que encerrar minha carreira como piloto e na ocasião sendo um dos sócios proprietários da STV (Sociedade Técnica de Veículos) empresa criada para continuidade da construção dos Brasinca, fui obrigado a cuidar dos negócios da família retornando a Piracicaba. Posteriormente me retirei da STV onde permaneceram o meu tio, Pedro dos Reis Andrade e o Rigoberto Soler, projetista do carro dando continuidade ao negócio por mais algum tempo.

 

 

Nós éramos verdadeiras estrelas nas corridas de rua e não aliviávamos em nada, acelerando tudo que podíamos! 

 

O Uirapurú (Ex-Brasinca 4200 GT), foi o carro me permitiu conquistar o titulo de Campeão Paulista de Automobilismo de 1966 e que com a parceria com o Rigoberto Soler pudemos transformá-lo no mito que é até hoje, um carro avançado no tempo, que podia servir como um carro esportivo de lazer nos fins de semana e um campeão nas pistas.

 

Posteriormente também em dupla com o Macks com DKW participei de algumas provas com ajuda indireta da Vemag e também com o saudoso Frodoaldo Arouca (Volante 13), a convite da Equipe Brasil (Ex-Vemag) participei das Mil Milhas de Interlagos de 1966 guiando a carreteira Mickey Mouse, carro que me surpreendeu muito.

 

 

entre as corridas que disputei pela equipe Simca, algumas foram páginas de jornal como foi o caso das 24 horas de Interlagos. 

 

Foi uma experiência incrível pilotá-la, considero que foi o carro mais difícil de guiar que conheci, era muito leve, uma estabilidade impressionante e uma potência fantástica e creio ter sido um dos carros mais rápidos da Vemag nas pistas na época.

 

 

Quando a Fórmula Vê chegou com força no Brasil, foi preciso se adaptar aos pequenos monopostos em lugar dos carrões. 

 

Pude então sentir a potência desses motores, que tinham um incrível desempenho, uma estabilidade impressionante e nos circuitos de rua eram quase imbatíveis.

 

Os Circuitos de Piracicaba.

 

As corridas de Piracicaba eram esperadas com muita ansiedade pelo publico local e a  torcida  pelos pilotos da terra era enorme coisa nunca vista as pessoas pulavam e gritavam nas calçadas, nos muros, no terraço das casas, enfim era uma torcida que nunca mais eu ví em nenhum lugar nas corridas em que participei.

 

 

  

A cidade “mudava de cara”, todos esperavam os resultados e eu sabia que as apostas entre a minha vitória ou a do Macks eram mesmo verdadeiras, frequentes a cada corrida e até hoje nossos nomes simbolizam essas corridas, onde quer que eu vá na minha cidade, ainda falam das dessas nossas “brigas”.

 

Em Piracicaba obtive 3 vitórias e um segundo lugar, sempre com Simca, e o meu maior adversário foi o meu amigo Macks, éramos da terra e tínhamos que andar na frente, e daí, conseguíamos sempre mostrar essa nossa rivalidade nas pistas para a torcida que vibrava como nunca.

 

 

Acima, o AC, projeto de Anísio Campos. Abaixo, o Brasinca/Uirapuru. Dois carros fantásticos e de muito sucesso nas pistas. 

 

Essa rivalidade acabou se transformando desde aquela época até os dias de hoje em uma grande amizade e a cada encontro nosso as lembranças das nossas corridas é o assunto principal, temos muitas histórias e aventuras juntos, daria para escrever outro livro.

 

Gerações Diferentes.

 

Somos pilotos de gerações diferentes e como costumo dizer sempre, “Viemos na esteira do Macks” que idealizou e iniciou tudo  isso a 50 anos atrás começando no II Circuito de Piracicaba de 1960, onde inclusive meu pai, que também era apaixonado por automobilismo e competições, claro contagiado pelo Macks, acabou participando com uma pequena  perua  DKW de 90cc de seu uso. Eu era ainda bem jovem e ajudei a “preparar” o carrinho que no final obteve um 3º lugar e ele subiu ao pódio. 

 

O Automobilismo de Piracicaba nos dias de hoje

 

Piracicaba conta hoje com o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), iniciativa particular do amigo empresário e grande piloto, Benedito Giannetti.

 

São 330 mil metros de área construída, onde são integrados, um Autódromo, um Kartódromo e uma Pista para Arrancada. Já acolheu competições de Motocross, Jeep Indoor, Enduro Velocidade (Moto) além de servir para test drive de montadoras. O kartódromo possui para lazer, 40 Karts de locação sempre disponíveis para os interessados e contribui muito na formação de novos pilotos.

 

 

O autódromo de Piracicaba é um orgulho para todo cidadão piracicabano. Ali, os jovens da região podem se desenvolver como pilotos. 

 

Dito foi sempre um entusiasta do Kart, participou de inúmeras corridas, e bravamente conseguiu realizar um velho sonho dos pilotos da minha geração, que era podermos ter um autódromo em Piracicaba, coisa que na época a prefeitura na pessoa do Comendador Luciano Guidotti, então prefeito na época iniciou, mas por questões políticas não pode terminar.

 

Creio que sem duvida alguma, a realização do autódromo, trouxe o que faltava para a criação de uma nova geração de pilotos em diversas categorias e todos eles com ótimos resultados.

 

Há algum tempo atrás pude ver pessoalmente na pista de testes da Pirelli, o novo projeto de monoposto, nova categoria criada e desenvolvida em Piracicaba, a Fórmula VEE, que já desperta grande entusiasmo, novos adeptos e esta criando nova geração de pilotos  inclusive com calendário e campeonatos em andamento, com pilotos também de Piracicaba e outras cidades. 

 

Este fato será trazido em outra ocasião, visto que merece destaque especial.

 

Sei que isso, sem dúvida, é fruto da semente plantada por nossos famosos "circuitos" e que fizeram com que Piracicaba e seus pilotos se tornassem, desde os anos 60 até os dias atuais, apesar de cada um ter tomado caminhos diferentes nas pistas, terem sido sempre bem sucedidos.    

 

São esses os Pilotos de Piracicaba:

 

                Walter Hahn (meu Pai), Geneci Totti e Fernando Giannetti (In Memorian)

 

Nelson Torres, Edson Fadigas Jr, Elias Jorge, Gilberto Everaldo, Heribaldo Toledo (Baldinho), Luiz Botene, Jaime Rosenthal, são alguns pilotos de Piracicaba que também, mesmo estreantes, mas que com coragem e despreendimento, alinharam seus carros de rua para dar brilho as nossas primeiras corridas. Hoje os considero verdadeiros heróis, arriscando tudo com pouca experiência, mas entusiasmavam a torcida por serem todos conhecidos na cidade e famosos com a "mania de correr nas ruas". Afinal, éramos muito jovens. 

 

 

 

Benedito Giannetti   Jr. Empresário, idealizador e construtor do único Autódromo oficial de todo o interior de S Paulo, incentivador da categoria Autocross, piloto desde os primórdios com  Kart, vencedor de inúmeras corridas em diversas categorias, fundador do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) sem duvida uma grande alavanca no esporte automobilístico do interior. Dito começou no Kart, é um idealista e alem de piloto campeão, é o maior divulgador do automobilismo de Piracicaba, e está formando uma nova safra de pilotos que tenho certeza irão continuar levando o nome de nossa cidade.

 

 

 

Angi Munhoz Brilhou no inicio dos anos 70, iniciou também como estreante nos Circuitos de Piracicaba Foi também um dos pilotos e sócio criador da Equipe Bino Motoradio, onde disputou e conseguiu ótimos resultados na década de 70 tendo como parceiros, o grande Chico Lameirão, e outros grandes nomes. Também participou de várias corridas com um Porsche 907, adquirido particularmente e incorporado a Equipe Bino, obtendo não só vitórias, mas sempre disputando provas de importância, inclusive onde pilotos europeus e de outros países participaram.

 

Angi, já fazendo parte da Equipe Bino Motoradio, participou de provas de diversas categorias o que sem duvida foi muito importante em sua carreira e pode encerrar sua passagem no automobilismo, com o Porsche 907 onde pode juntar-se a uma gama de pilotos de renome na época, tais como, Luiz Pereira Bueno, Chico Lameirão, Tite Catapani e tantos outros que disputavam nesta categoria.

 

A história resumida da Equipe Bino Motoradio.

No final de 1970, nasceu a Equipe Brasil de Competição e Publicidade Ltda, cujos sócios eram Angi Munhoz, Chico Lameirão, Rene Lefevre e Arthur Mascioli, com o intuito de  adquirir a Equipe Bino. 

 

Conseguiram usando o titulo de campeão da Formula Ford do ano anterior do Chico Lameirão e seu renomado conceito no esporte o patrocínio da Motoradio, (uma empresa fabricante de rádios para automóveis que ficava na Lapa), para o campeonato de Formula Ford de 1971 e em função disto compraram  a Equipe Bino. 

 

 

 

Deste patrocínio surgiu a Equipe Bino Motoradio, inicialmente como equipe de Formula Ford ,tendo como pilotos Chico Lameirão e Angi Munhoz. 

 

A Bino Sandaco que era de uma revenda Ford, localizada na Rua da Consolação em frente ao Cemitério do mesmo nome e que tinha junto também a Equipe Bino, cujo chefe na época era o Greco (Willys) e que preparava o Corcel Bino de rua e fabricava os chassis de  Formulas Ford com motor do Corcel. 

 

Angi Munhoz começou correndo em circuitos de rua em Piracicaba e outras cidades como estreante, com um fusca e depois com um Renault 1093 e com um DKW. Com o encerramento da Vemag, começou a correr com bons resultados com um Puma, equipado com motor Volkswagen, construidos por Jorge Lettry e preparados pelo famoso mecânico Miguel Crispim (oriúndos da Vemag), na Comercial MM, revenda da Volks pertencente a Milton Masterguin. 

 

A Bino Motoradio acabou depois se estendendo para outras categorias com a aquisição de um Porsche 907 por Angi Munhoz e Freddy Giorgi, que passou a fazer parte da equipe. Além do carro alemão, a equipe possuia um Avallone Chrysler, uma Alfa Romeo T33/3 (que era de Marivaldo Fernandes), além de três Corcel Bino de Rally, que tinham como pilotos o fotógrafo Claudio Larangeira, Marcos Sartori e Sergio Bey. 

 

 

 

Rodolfo Pousa  “Tudo começou no fim dos anos 60, eu ainda criança e meu Pai (Walton Pousa) me levando para assistir as corridas de Piracicaba, fiquei apaixonado pelas corridas e elegi como meu ídolo o Simca 88 de Walter Hahn. Não o conheci na época (apenas em 1979 em uma corrida de rua em Sta Barbara d´oeste).

 

Meu Pai comprava os carrinhos de plásticos e pintava os números (o 88 era meu, claro) e os nomes de cada um da minha família e lá ia eu empurrar meus carrinhos e claro, eu ganhava todas”! Ri o piloto.

 

Aqui vão alguns dos melhores resultados de Rodolfo Pousa  , sua carreira inclui uma quantidade enorme de provas disputadas e sempre com ótimos resultados.

 

- 1979 – CAMPEÃO PAULISTA DE KART (categoria novatos) – Copa Lenine Severino

- 1983 – Vice Campeão Regional de Auto Cross

- 1984 – CAMPEÃO PAULISTA DE AUTO CROSS

- 1985 – BI-CAMPEÃO PAULISTA DE AUTO CROSS

- 1986 – TRI-CAMPEÃO PAULISTA DE AUTO CROSS, CAMPEÃO BRASILEIRO DE AUTO CROSS e CAMPEÃO PAULISTANO DE AUTO CROSS

- 1988 – CAMPEÃO PAULISTA DE MARCAS E PILOTOS

- 1992 – BI-CAMPEÃO PAULISTA DE MARCAS E PILOTOS (correndo com VOYAGE)

- 1993 – 8º colocado no Campeonato Brasileiro de Formula Fiat correndo de FIAT UNO

- 1994 – 4º colocado no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos correndo de ESCORT

- 1995 – 3º colocado no Campeonato Paulista da Copa Corsa, correndo de CORSA

- 1996 – Vice-Campeão Brasileiro de Formula Fiat, correndo de FIAT UNO

 

De 1996 até 2005 Rodolfo se afastou  das corridas por questões familiares

 

 

 

- 2005 – Participou  de algumas provas do Campeonato Brasileiro da DTM Pick-up, com uma Ford Courrier

- 2006 – 6º colocado no Campeonato Brasileiro da Copa Renault Clio

- 2007 – 4º colocado no Campeonato Brasileiro da Copa Renault Clio

- 2008 – 3º colocado no Campeonato Brasileiro da Copa Renault Clio

- 2009 – Vice-Campeão Brasileiro da Copa Renault Clio

- 2011 – 2º colocado na inauguração da pista do ECPA (Piracicaba), correndo de STOCK JR.

 

Ainda sem patrocínio para disputar um campeonato, Rodolfo foi convidado a participar de duas provas da nova categoria “MERCEDES BENZ GRAND CHALLENGE”.

- VELOPARK (Porto Alegre) – Largou em 8º lugar, mas  abandonou por quebra mecânica

- INTERLAGOS (São Paulo) – 4º colocado na geral e 1º colocado na Master.

- 2012 – Não está competindo por dificuldades de patrocínio. 

 

Esse grande piloto piracicabano, Iniciou sua carreira em 1979, e pertence a mais recente e nova geração de Campeões de Piracicaba, tem um histórico e carreira brilhante em diversas categorias, conquistou 8 títulos de Campeão e 2 como Vice Campeão. Começou também no Kart.

 

Participou como convidado em 2 provas do Campeonato Mercedes Benz Grand Challenge, sendo a ultima com ótimo resultado em Interlagos.

 

É um piloto muito rápido e com certeza com todas as condições para continuar fazendo uma grande carreira para o orgulho de Piracicaba.  

 

A História dos pilotos de Piracicaba é muito grande e vai dos anos 60 até os dias de hoje, nas mãos desses grandes pilotos acima mencionados.

 

Quero repetir que, a semente foi a coragem e grande persistência do nosso amigo Macks Weiser que organizou os primeiros Circuitos e dos pilotos da mesma época que acreditaram no futuro do automobilismo Piracicabano.

 

Nossas corridas e nossos pilotos jamais serão esquecidos e é com muito orgulho que podemos hoje contar nossas aventuras, corridas e vitórias aos nossos filhos e netos.

 

Parabéns aos amigos e pilotos companheiros de Piracicaba. Valeu Macks!!!

 

Water Hahn Junior  

 

 

Last Updated ( Friday, 08 June 2012 20:49 )