Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Maldonado, Senna, Williams e outras questões. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 16 May 2012 03:40

 

 

Amigos, o novato escolhido para vencer em primeira mão nesta temporada (Rosberg venceu, mas já é veterano) foi o venezuelano Pastor Maldonado. Escolhido ao acaso, por obra do destino, ou algo assim? Não. Venceu pelo talento, que muitas vezes não apareceu como na Espanha, e o campeão da GP2 chegou a ser chamado de "amigo do muro" por alguns que o achavam o rei dos acidentes... 

 

Mas porque não Sergio Pérez ou Romain Grosjean (que não é tão novato assim...) não foram os primeiros a mostrar a cara no 1º lugar do pódio em 2012, perdendo essa honra para Maldonado? Pérez é talento puro, mas ainda não chegou a um acordo com os pneus na sua Sauber, e diga-se de passagem, está tomando tempo nas últimas corridas do próprio companheiro, Kobayashi. Lembrando sempre que Sergio quase venceu na Malásia. Já Grosjean viveu problemas técnicos com a Lotus, assim como Raikkonen. Só que agora o finlandês está tomando gosto pelo seu retorno à F1, e começa a mostrar a "ponta do iceberg" para Romain. Ficou um pouco mais difícil para o francês. 

 

De qualquer maneira a Williams, mesmo com o bom motor Renault e ainda por cima com modificações aerodinâmicas, não pode ser ainda considerada um carro com a consistência de Lotus e, é óbvio, de McLaren, RBR e mesmo da Ferrari. A tática e a total ausência de erros de Pastor na corrida da Catalunha foram a somatória ideal para a vitória. 

 

É interessante notar que, guardadas as proporções, a situação da Senna na Williams se assemelha a de Massa na Ferrari. No caso específico de Barcelona, ambos fizeram corridas horríveis. Massa em 15º tomando uma volta de Alonso nem merece mais comentários. Já Bruno padeceu de um problema que é de complexa solução: um companheiro de equipe que foi mais rápido e mais eficaz que ele em todas as situações do final de semana espanhol. 

 

Perdoem-me aqueles que acham Bruno um piloto de bom para ótimo. Eu considero Senna um bom testador, mas na corrida, principalmente na classificação e na largada, Bruno demonstra que falta muito ainda para ele chegar a algum lugar na F1. Outra coisa foi o acidente de Senna com Schumacher, onde o alemão da Mercedes bateu na traseira da Williams. Os dois abandonaram, e os comissários puniram Schumy com a perda de 5 posições no grid do GP de Mônaco, dia 27 de maio. No meu entender Senna freou muito cedo, e defendeu a posição de forma agressiva. Correto ele fazer isso. Só que a consequência foi a batida de Schumacher atrás da Williams. Acho que foi 100% acidente de corrida, no mínimo, pois Senna também teve culpa. Eu não puniria ninguém. 

 

Mais uma situação difícil para Senna é a questão da "sombra" do piloto de testes da Williams Valtteri Bottas. O finlandês é empresariado pelo sócio de Frank Williams na equipe, o empresário e ex-piloto austríaco Christian "Toto" Wolff. Toto esteve em Barcelona olhando tudo de perto. Aliás, após a saída de Patrick Head para gerenciar outros negócios da equipe, Wolff está na linha de frente do time inglês. Segundo informações, divulgadas na transmissão da TV finlandesa pelo comentarista e ex-piloto Mika Salo, Bottas vai guiar no lugar de Senna ainda em 2012 na Williams. 

 

Bruno leva para a equipe perto de 30 milhões de reais por ano em patrocínios, inclusive com a OGX, empresa de Eike Batista, e a Embratel, do mexicano Carlos Slim. Temos que levar em consideração que é muito dinheiro, mas nada que não possa ser viabilizado por um acordo com outro piloto, no caso, Bottas, e outros patrocinadores. É importante frisar que a Williams tem ações na bolsa de Frankfurt, e negócios, como o desenvolvimento de um KERS em uma fábrica em Dubai. Portanto não é maldade com Senna a especulação, mas puro "business" de Toto Wolff e seus comandados.  

 

Enfim, é uma nova F1, igualando a temporada de 1983, quando aconteceu pela última vez 5 vencedores, em 5 corridas por 5 equipes diferentes. Alguém pode até não gostar de F1, ou não se interessar pela categoria, por não ter nenhum brasileiro vencendo, mas não se pode dizer, honestamente, que a temporada não é boa. Na verdade até agora ela é ótima. 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

Toni Vasconcelos

 

 

 

Last Updated ( Wednesday, 16 May 2012 03:49 )