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O Fator Mercedes PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 18 April 2012 14:21

 

 

Amigos, a Mercedes mostrou força em Xangai para vencer o GP da China com Nico Rosberg. Michael Schumacher poderia ter andado forte na frente, mas teve o problema da roda fixada sem a trava após o pit, e abandonou. Mas, reparem, que em 3 corridas tivemos 3 vencedores de 3 equipes diferente. Não podia prometer mais o campeonato de F1 de 2012. 

 

Tudo bem que os brasileiros Senna e Massa são apenas coadjuvantes. Massa inclusive com um problema sério na Ferrari, que com certeza o levará a deixar Maranello ao final do ano. Senna até que está se esforçando, andando na frente do companheiro Maldonado, e já marcou 14 pontos contra 4 do venezuelano. Fica claro que sem brasileiros na briga pelo título, a torcida tupiniquim se afasta um pouco da F1, ou pelo menos crítica com mais força a categoria. Um direito de quem gosta de corridas e torce pelo Brasil, mas que também pode admitir que a temporada começou esportivamente com o pé direito. 

 

Sebastian Vettel, o dominador de 2011 está em apuros com a sua RBR. Não é culpa do alemão, mas das dificuldades de um projeto que deixou de usar o escapamento soprado, modificando em muito a aerodinâmica do carro. Webber até está andando à frente de Vettel, já que o bicampeão não consegue gerenciar bem, na maioria das vezes, uma corrida nas posições intermediárias. Além disso, a RBR está "comendo" os pneus como se fosse uma lima nova...Basta ver que Vettel chegou a andar em 3º na China, e depois despencou, com todos os protagonistas o ultrapassando na fase final da prova. 

 

A McLaren pode muito mais do que está mostrando. Ainda existe potencial para o desenvolvimento desse carro da equipe inglesa. Não é possível entender mais uma vez o erro na parada de Button, que com a ausência de Schumacher na aprova de Xangai, seria o nome para encostar em Rosberg, que estava sozinho e sem escudeiro. Sinceramente, sem diminuir a vitória de Nico, o erro da McLaren facilitou e muito a vida do alemão da Mercedes. Hamilton fez uma ótima corrida, mas em questão de tática, pois percebeu que seria difícil chegar em Rosberg, e optou pelo pódio certo e seguro. 

 

Aí é que entra o fator Mercedes. Com a derrocada da Ferrari neste começo de temporada (e acho que vai pelo ano inteiro...),e a RBR andando mais atrás, a equipe da estrela de três pontas (que aliás representa os motores para Terra, Mar e Ar) é a única no momento que pode dar um "tempero" ao campeonato. Isso porque sem a Mercedes, a McLaren estaria começando a andar sozinha na ponta. 

 

Muito se falou da aerodinâmica da traseira, dos gases do escapamento para o difusor, direcionamento de fluxo, entre outras coisas. Só que a anulação da asa dianteira pelo duto duplo da Mercedes tem sido a vedete do campeonato em termos técnicos. Mas que fique claro, em Xangai só se podia usar a asa durante a corrida na reta principal. Tudo bem, é uma reta longa, mas o carro da Mercedes, o W 03 é bom, tem chassi equilibrado, e hoje um motor melhor que o Renault da RBR, por exemplo.  

 

Mas a McLaren também tem motor Mercedes, e isso desde 1994. É briga boa, é briga de gente grande. Mas para Norbert Haug, chefe da fábrica da Mercedes na F1, não tem briga nenhuma. Todo mundo que está na frente está usando os seus motores... 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

Toni Vasconcelos

 

 

Last Updated ( Wednesday, 18 April 2012 14:25 )