Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Expectativas Chinesas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 11 April 2012 13:08

 

 

Amigos, as expectativas para o GP da China são boas para alguns, esperançosas para outros, e nebulosas para muitos. 

 

Para a McLaren, tudo bem. Lewis Hamilton venceu ano passado em uma cochilada de Vettel, que ficou em 2º, e mostrou que conhece bem os mistérios de Xangai. Para mim a McLaren é favorita. Pode ser na luta e nos milésimos (o que eu duvido...), só que a equipe prateada vai com tudo para a terra de Mao. 

 

Na Red Bull o momento é de reflexão. A aerodinâmica traseira não é mais a mesma de 2011, aquela beleza de escapamento soprado, e Horner já está chiando. Vettel também tem reclamado muito, e apenas Webber está na mesma, como piloto "normal" que é. Momento de decisão na China para a equipe do Touro. 

 

Na Ferrari vai tudo bem com Alonso, e tudo mal com a equipe. Explico. É que o espanhol está com mais moral na Itália do que se imagina. Apoiado pela mídia, e aplaudido pelos companheiros de F1 de ontem e de hoje, Alonso está sendo inocentado de tudo de errado que acontece na Ferrari. O próprio campeão de 1972/74, o brasileiro Emerson Fittipaldi, elogiou Alonso na última corrida na Malásia. 

 

Em uma entrevista a uma emissora de rádio espanhola, Fittipaldi declarou que "Neste momento na Fórmula 1 existe um piloto que é mais forte que os outros, e ele se chama Fernando Alonso. Disso eu estou certo. É o mais completo do mundo, e agora é preciso que a Ferrari lhe de um carro a altura". 

 

Caramba! O Emerson rasgou a seda mesmo para o Alonso, e jogou a responsabilidade para a Ferrari. Tanto é que o espanhol colocou em evidência as palavras de Fittipaldi na internet, dando absoluto destaque em seu Blog para a declaração do bicampeão. Massa nem foi citado... 

 

De qualquer maneira meus amigos, não esperem uma Ferrari forte na China. A equipe de Maranello vai levar algumas modificações para Xangai, mas muito poucas. Pat Fry, diretor do time vermelho, já disse que vai ser dureza a corrida chinesa. 

 

Apenas algumas palavras sobre a Mercedes. O tal do "F DUCT" passivo, aquele que é acionado quando o piloto utiliza o DRS, é mesmo um projeto esquisito. Ora, ar canalizado vindo da traseira para a dianteira, e depois "estolando" a asa da frente para diminuir ainda mais o arrasto em retas? É complexo, e difícil de alguém copiar no decorrer da temporada, mas se passar sem problemas no regulamento, todo mundo vai correr atrás. Por isso que a RBR e a Lotus estão protestando contra a Mercedes, e já homologaram ação junto a FIA. Vai dar o que falar ainda na China esse caso. 

 

Quanto ao resto, a Sauber tem motivos para sorrir, e demonstrar mais uma vez que tem uma bela aerodinâmica no seu carro. A Lotus precisa mostrar mais, principalmente o rápido, mas inconsistente, Grosjean. Quanto a Williams, é só tentar manter o nível de desenvolvimento do projeto. O problema é que agora a Williams até fez um carro razoável, ao contrário do ano passado, mas tem dois pilotos com pouca experiência em desenvolver e acertar o carro sem testes. 

 

Vamos aguardar o fim de semana da F1 na China. E depois, quem sabe, vamos ter o GP do Bahrein. Eu acho um absurdo, com os conflitos no país do Oriente Médio, mas na F1 comandada pelo dinheiro tudo pode acontecer... 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

Toni Vasconcelos

 

 

Last Updated ( Wednesday, 11 April 2012 13:14 )