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Análise dos testes: Ferrari, McLaren, RBR, Lotus e Mercedes PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 01 March 2012 16:51

 

 

FERRARI 

A equipe vermelha terá problemas em 2012. Ainda não se sabe se problemas fáceis de resolver, ou mais questões complexas vão aparecer para o time italiano. Nada é simples em Maranello, e o desenvolvimento do carro está muito aquém do previsto. Já foram detectadas melhoras na questão das curvas de baixa, onde a instabilidade era grande. Uma das vantagens do F2012 é que o aquecimento dos pneus está mais fácil, diferente do que acontecia com a F150 em 2011.  Outro destaque é a suspensão dianteira, agora "pull rod". Isso quer dizer que o tirante do amortecedor é colocado na parte inferior, deixando mais espaço para a penetração do ar. Em termos aerodinâmicos é ótimo, mas é um projeto sempre difícil de ser realizado. Poucos foram os carro da Fórmula 1 nos últimos 20 anos que optaram por uma solução "pull rod" na dianteira. Mas nunca se deve descartar a Ferrari de nenhuma briga pelo título, mesmo que a equipe esperasse muito mais logo de cara nos testes de Jerez e Barcelona. 

 

MCLAREN 

Testou muito bem nos dois circuitos espanhóis, e leva uma configuração aerodinâmica única. É clara a tranquilidade com que a equipe mexe no carro e mostra novas soluções junto com os pilotos. Tanto Hamilton quanto Button parecem estar animados com o projeto do MP4/27, mesmo que ainda não tenha se mostrado nenhum fenômeno em termos de velocidade pura. É importante notar que a McLaren está marcando bons tempos com os pneus mais duros da Pirelli. Isso é uma clara vantagem, já que os macios e os supermacios podem ser usados com táticas bem mais amplas relativas aos baixos desgastes.  

 

RED BULL 

Nada mostrou até agora aquela RBR que se viu em 2011. Só que é bom lembrar do "blefe" da equipe nos testes do ano passado, quando nem apareceu na primeira sessão em Jerez. Com Adrian Newey, Christian Horner e Sebastian Vettel, o time continua na lista de favoritos absolutos. Mark Webber está na mesma situação de Massa na Ferrari, precisando mostrar serviço.  As configurações aerodinâmicas do RB8 são prova de que Newey continuará aprontando das suas. Um detalhe em particular é a abertura na parte do "degrau" do bico. É óbvio que não é para refrigerar o cockpit, como andaram falando na Red Bull. Aí tem coisa, e é "pegadinha" do Newey. Os escapamentos estão sendo bem usados também, da mesma maneira das outras equipes. Só que parece que a RBR não leva a vantagem dos projetos de Ferrari e McLaren nesse quesito. Penso que poderá ter mais dificuldades do que ano passado, que foi de um domínio absurdo. Mas mesmo assim ainda é a favorita número 1 no meu entender.  

 

LOTUS 

Kimi Raikkonen é um sujeito calado e sem muitas comemorações (exceção feita as festas...). Só que o finlandês é rápido, concentrado, e quando está a fim de briga, é osso duro de roer. Nada parece que o tira do sério, só que os problemas começaram a aparecer. Após treinos excelentes em Jerez, a Lotus detectou um problema grave em seu chassi. Grosjean testava o chassi número 2 em Barcelona, quando o problema apareceu, e a equipe decidiu ir embora para a fábrica tentar resolver o caso. O abandono da Lotus dos testes em Barcelona mostra que é um defeito de construção do chassi. A situação não foi vista em Jerez, mas em Barcelona o defeito veio à tona. Alguns estão dizendo que é um problema na fixação da suspensão, mas é difícil avaliar agora. Só a equipe sabe os detalhes, e deve levar um carro revisado para os testes finais antes da Austrália, na Catalunha no dia 1º. 

 

MERCEDES 

Mesmo caso da Ferrari. Expectativa de andar na frente logo de cara. Frustração. Não adianta Schumacher dizer que a equipe está no caminho certo, ou Rosberg declarar que está muito feliz com o progresso do W03. É preciso provar. Pode ser blefe? Pode, mas em termos de velocidade pura até um blefe teria que ter melhor desempenho.  A frase falada na Mercedes é "Failure is not an option" (Falhar não é uma opção). É a mesma frase usada pelos engenheiros da NASA quando do resgate dos astronautas da Apollo 13 após a explosão da nave. Os astronautas retornaram salvos, só que foi uma falha séria. A Mercedes deveria reavaliar a possibilidade de ter problemas sérios, até mesmo com a asa dianteira nova, que tem um sistema de canalização de ar para melhorar a pressão aerodinâmica nas curvas. De qualquer forma deve ganhar um voto de confiança, já que é comandada pelo sempre competente Ross Brawn. 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

Toni Vasconcelos

 

 

Last Updated ( Thursday, 01 March 2012 17:05 )