Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Outra vez a especulação de Kubica na Ferrari... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 01 February 2012 10:06

 

 

Amigos, mais uma vez a semana começou com especulações sobre Robert Kubica na Ferrari. Esse assunto, eu já disse por aqui, é de encher a paciência do cidadão mais tranquilo do mundo. Agora é a revista italiana Omni Corse que está relatando que segundo fontes (sempre as "fontes"), Kubica vai realizar um teste com a Ferrari em junho ou julho (muito vago), já com o protótipo do motor Ferrari V6 Turbo 1.6 para 2014, e um chassi de 2010. 

 

Meus amigos, caso levemos desde já em consideração que a informação procede, então devemos dar crédito também as informações sobre a recuperação do piloto polonês. Informações também com fontes confiáveis, dão conta de que Kubica ainda sequer pode mexer o braço esquerdo, e a mão ainda necessita de mais tempo para recuperar os movimentos. O polonês já está guiando um carro de rua automático, e a previsão dos médicos é que ele possa testar no simulador dentro de 90 dias. Kubica treina cinco horas por dia e faz exercícios de fisioterapia, em especial para retomar os movimentos de torção da mão direita, a mais afetada no acidente. Os médicos também esperam que ele possa voltar ao esporte em 2013. Esperam, mas não tem certeza. 

 

Será mesmo que esse piloto, espetacular por sinal, mas que tem tantos problemas físicos, será sombra para qualquer um na Ferrari, para Massa atualmente, ou se a Ferrari dispensar Felipe, para outro que se apresente no mercado de pilotos? Penso que não. 

 

Ainda é muito cedo para dizer se Kubica pode ou não voltar a pilotar em alto nível. Nem o polonês, nem niguém ligado a ele, declara mais detalhadamente o andamento da situação do piloto acidentado há mais de um ano. Seu empresário, Danile Morelli, não confirma ou desmente nada atualmente, e Kubica segue sendo uma incógnita, o que por si só já estimula a imaginação dos mais afoitos. 

 

Vamos aguardar. Pode ser que Kubica faça mesmo um pré-contrato com a Ferrari e teste em julho. Isso não quer dizer que ele será piloto da escuderia, mas pode deixar claro que o piloto tem condições de pilotar novamente. Volto a fazer a comparação que fiz há algum tempo aqui, de que é como se um time de futebol que está precisando de um jogador em uma posição, ficasse olhando o mercado da bola passar, e esperasse por um atleta que não jogasse há mais de 1 ano e meio, e ainda se recupera de contusão grave. Pode até ser que isso aconteça no futebol, mas na Fórmula 1 é um tanto duvidoso. 

 

Só mais um detalhe: mesmo se Massa ficar ou não na Ferrari para 2013, vamos deixá-lo trabalhar em paz, pelo menos no começo da temporada. A imprensa da terra da Ferrari poderia colaborar um pouco com isso... 

 

RUBENS NA INDY 

 

Amigos, no circuito de Sebring iluminado pelo sol brilhante da Flórida, Rubens Barrichello testou pela primeira vez com um Fórmula Indy na segunda-feira dia 30 de janeiro. Foi a convite de seu amigo Tony Kannan, da equipe KV Racing. 

 

Mesmo assim Barrichello fez a sua parte, mostrando que, mesmo que diga que não foi um teste para correr de fato nos EUA, existe lá no fundo um desejo de pilotar novamente em nível de alta performance, e se não for na F1 só poderá ser na F Indy. 

 

Pode até ser que quando você estiver lendo esta coluna, Barrichello já tenha decidido o que vai fazer em 2012, mas isso é assunto para a semana que vem. 

 

Um abraço a todos, e oremos sempre. 

 

Toni Vasconcelos

 

 

Last Updated ( Wednesday, 01 February 2012 10:10 )